Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20459
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação financeira escolar: desafios e potencialidades nos anos iniciais |
Título(s) alternativo(s): | School financial education: challenge and potential in the early years |
Autor: | Silva, Bárbara Conceição da |
Primeiro orientador: | Brião, Gabriela Félix |
Primeiro membro da banca: | Machado, Aline de Lima Guedes |
Segundo membro da banca: | Vieira, Edite Resende |
Resumo: | Este trabalho tem como proposta de estudo dialogar com a Educação Financeira no campo da Matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Educação Básica. Tendo como base a vivência da autora como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tanto no PEJA (SME/Rio, desde 2004) quanto no ciclo de alfabetização de crianças (SME/Duque de Caxias, desde o ano de 2007), vislumbra-se a importância da Educação Financeira no cotidiano dos alunos do terceiro ano do ciclo de alfabetização, o que tem o potencial de estimular esses estudantes a contribuírem nas decisões financeiras da família. Com ampla pesquisa realizada no Portal de Periódicos do CAPES chegou-se no final a apenas 5 artigos selecionadosmanualmente através da leitura de seus títulos e resumos. Como resultado dessa pesquisa, verificou-se pouca literatura voltada para a formação nos anos iniciais sobre o tema. Nesse ínterim articula-se com a questão norteadora: de que forma a Educação Financeira pode ser trabalhada nos anos iniciais, contribuindo no fator socioeconômico dos estudantes, para o cenário acadêmico e escolar? Tem-se o objetivo de colaborar para o cenário acadêmico e escolar com a realização de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, sobre Educação Financeira, em particular, a Educação Financeira Escolar e suas contribuições para a vida socioeconômica dos estudantes dos anos iniciais. A pesquisa resultou em dois Produtos Educacionais (duas cartilhas, uma para o aluno e outra para o professor) atendendo à exigência para a finalização de um mestrado profissional, intitulados: Cartilha de Educação Financeira Escolar: histórias para crianças e Cartilha de Apoio Ao Docente. Tais produtos, apesar de ainda não aplicados em sala de aula, tem o potencial de desafiar pensamentos limitantes que cerceiam a vida de crianças desde a mais tenra idade acerca de temas socioeconômico-financeiros. Espera-se, como etapa posterior desta pesquisa, aplicar os produtos e a divulgação subsequente de resultados. |
Abstract: | This work proposes a study to dialogue with Financial Education in the field of Mathematics, in the early years of Elementary School I in Basic Education. Based on the author's xperience as a teacher in the early years of elementary school, both at PEJA (SME/Rio, since 2004) and in the children's literacy cycle (SME/Duque de Caxias, since 2007), if the importance of Financial Education in the daily lives of children in the third year of the literacy cycle, which has the potential to encourage these students to contribute to the family's financial decisions. The aim is to contribute to the academic and school scenario by carrying out a bibliographical research on Financial Education, in particular, Financial Education at School. As a result of this research, there was little literature focused on training in the early years on the subject. In the meantime, it articulates with guiding questions such as, how can Financial Education be worked on in the early years and contribute to the socioeconomic factor of students? Through bibliographical, qualitative research, with authors who bring in their theses, dissertations, articles, books, etc., themes of Economic-Financial Education for children including Mathematics, the basis for two Educational Products is built (two booklets, one for the student and another for the teacher) that are required for completing a professional master's degree. Such products, although not yet applied in the classroom, have the potential to challenge limiting thoughts that restrict the lives of children from an early age on socioeconomic and financial issues. It is expected, as a later stage of this research, to apply the products and the subsequent dissemination of results. |
Palavras-chave: | Mathematics education Financial education Elementary school Critical mathematics education Educação matemática Educação financeira Ensino fundamental Matemática |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | SILVA, Bárbara Conceição da. Educação financeira escolar: desafios e potencialidades nos anos iniciais. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20459 |
Data de defesa: | 31-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Bárbara Conceição da Silva - 2023 - Completa.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.