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Tipo do documento: Dissertação
Título: Lúcia Maria de Souza, mulheres militantes e Ditadura Militar: narrativas vivenciais no ensino de história
Título(s) alternativo(s): Lúcia Maria de Souza, militant women and the Military Dictatorship: experiential narratives in History Teaching
Autor: Santos, Andréa Luysa dos Reis 
Primeiro orientador: Gaio, Géssica Góes Guimarães
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Márcia de Almeida
Segundo membro da banca: Soares, Larissa Costard
Terceiro membro da banca: Carvalho, Alessandra
Resumo: O trabalho aqui apresentado referente à dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História – ProfHistória trabalha com memórias e narrativas vivenciais de mulheres militantes na Ditadura Militar brasileira (1964-1985), com objetivo de valorizar essas mulheres, ressaltando suas histórias e atuações políticas no período, procurando refletir acerca das invisibilidades, dos silêncios e esquecimentos aos quais essas mulheres foram submetidas e valorizar as subjetividades e ações dessas militantes como essenciais na construção de uma narrativa histórica que seja capaz de abranger múltiplos sujeitos. Abordam-se as epistemologias feministas com foco nas discussões sobre a categoria de gênero, feminismos e a participação das mulheres na história e na historiografia, usando como referências: Joan Scott, Joana Pedro, Grada Kilomba, Audre Lorde. Realiza-se também debate acerca da participação ativa das mulheres militantes na Ditadura Militar brasileira e, através de oficinas pedagógicas, estudantes da Educação Básica construíram uma breve biografia da militante Lúcia Maria de Souza e diversas pesquisas com fontes histórica acerca de mulheres selecionadas, a fim de destacar tais papéis e compreender tal recorte da História através das atuações femininas.
Abstract: The work presented here referring to the dissertation developed in the Graduate Program in Teaching History - ProfHistória works with memories and experiential narratives of militant women in the Brazilian Military Dictatorship (1964-1985), with the objective of valuing these women, highlighting their stories and political actions in the period, seeking to reflect on the invisibilities, silences and forgetfulness to which these women were subjected and to value the subjectivities and actions of these militants as essential in the construction of a historical narrative that is capable of encompassing multiple subjects. Feminist epistemologies are approached with a focus on discussions about the category of gender, feminisms and the participation of women in history and historiography, using as references: Joan Scott, Joana Pedro, Grada Kilomba, Audre Lorde. There is also a debate about the active participation of militant women in the Brazilian Military Dictatorship and, through pedagogical workshops, Basic Education students constructed a brief biography of the militant Lúcia Maria de Souza and several research with historical sources about selected women, in order to highlight such roles and understand such a clipping of History through female performances.
Palavras-chave: Experiential narratives
Feminisms
Gender
Brazilian Military Dictatorship
History Teaching
Narrativas vivenciais
Feminismos
Gênero
Ditadura Militar brasileira
Ensino de História
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: SANTOS, Andréa Luysa dos Reis Santos. Lúcia Maria de Souza, mulheres militantes e Ditadura Militar: Narrativas vivenciais no Ensino de História. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20468
Data de defesa: 11-Jul-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

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