Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20471
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aplicação do ensino-aprendizado em educação a distância (EAD) em biossegurança para os profissionais de saúde
Título(s) alternativo(s): Biosafety teaching application to health professionals, on the distance learning (DL)
Autor: Hamer, Erica Ripoll 
Primeiro orientador: Rodrigues, Nádia Cristina Pinheiro
Primeiro coorientador: Vianna, Eliane Chaves
Primeiro membro da banca: Grisolia, Alexandra Maria Monteiro
Segundo membro da banca: Reis, Inês Nascimento de Carvalho
Resumo: A Educação a Distância, EAD torna-se cada vez mais presente nos currículos disciplinares, visando à qualificação profissional. Este estudo tem como proposta a aplicação da modalidade de EAD, para a disciplina de Biossegurança para a Saúde, no Mestrado Profissional em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense (MPMLTF) e na Especialização em Biologia Molecular Humana (EBMH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Utilizou-se o método de intervenção educacional com aplicação da disciplina online, às turmas do MPMLTF (35 alunos), e EBMH (6 alunos) em 2015 e 2016. A disciplina constituída de 5 módulos interativos, carga horária de 30 horas, vídeoaulas, tarefas, fóruns, webconferências, testes e avaliações presenciais, foi disponibilizada no site do Telessaúde da UERJ para atender aos alunos da pós-graduação. Visando estimar o aproveitamento do aprendizado, comparou-se os resultados obtidos após aplicação de pré e pós-testes, utilizando o teste estatístico pareado de Wilcoxon. Observou-se diferenças estatisticamente significativas entre o pré teste e pós teste (p-valor < 0.0001). As medianas da pontuação do pré-teste e pós teste foram 4.6 (IQR=2) e 8.00 (IQR=1.9), respectivamente. Os itens: (i) conteúdo, (ii) dinâmica das videoaulas, (iii) tempo de disponibilização dos módulos, (iv) acesso às aulas e material didático, (v) qualidade do material de apoio, (vi) webconferências, (vii) aproveitamento da disciplina, (viii) tutoria das tarefas e fóruns, foram avaliados pelos discentes. A disciplina em EAD obteve conceito bom a excelente em relação ensino-aprendizado. Os pontos fortes e fracos foram identificados e utilizados no aperfeiçoamento do curso, na agilização do feedback e aumento do número de webconferências. A partir dos resultados do presente estudo, pretende-se ofertar a disciplina de Biossegurança na Saúde em cursos de extensão, graduação e pós graduação à diversas Instituições de Saúde do país.
Abstract: Distance Learning (DL) has become increasingly present in the disciplinary curricula aimed at training and professional qualification. This study proposes the implementation of Distance Learning in Health Biosafety for the Master Program in Health, Laboratory Medicine and Forensic Technology (MPMLTF), also in Human Molecular Biology Specialization at the State University of Rio de Janeiro (UERJ). MPMLTF, a thity-five-student group and EBMH, a six-student group had their online classes under the Educational Intervention method in 2015 and 2016. A thirty-hour duration course, consisting of 5 interactive modules of classes, tasks, forums, web conferences, tests and also in-class tests were available on UERJ website to assist the graduation course students. The paired Wilcoxon statistical test was used to provide the degree of learning achievement after the application of pre and post-tests. There were statistically significant differences between pre-test and post-test (p-value<0.0001). The median pre-test score was 4.6 (IQR=2) and post-test 8.00 (OQR=1.9). The following was evaluated: (i) the course content, (ii) dynamics of the video classes, (iii) modules availability, (iv) classes and the didactic material access, (v) supporting material quality, (vi) web conferences, (Vii) learning achievement, and (viii) tasks mentoring and forums evaluated by students. The DL program evaluation varied from good to excellent, concerning teaching and learning achievement. The strengths and weaknesses were identified and employed the course improvement, the feedback elaboration and the increase in the number of web conferencing. The purpose of the results of the present study is to offer the discipline of Health Biosafety in undergraduate, extension, and graduation courses to a number of Health Institutions in the country.
Palavras-chave: Distance learning
Biosafety
Health
Improvement
Ensino a distância
Biossegurança
Saúde
Aprimoramento
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Telemedicina e Telessaúde
Citação: HAMER, Erica Ripoll. Aplicação do ensino-aprendizado em educação a distância (EAD) em biossegurança para os profissionais de saúde. 2017. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde) – Hospital Universitário Pedro Ernesto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20471
Data de defesa: 5-Mai-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Erica Ripoll Hamer - 2017 - Completa.pdf1,6 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.