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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20477
Tipo do documento: Dissertação
Título: O global e o local no subúrbio carioca: o caso do Engenho de Dentro
Título(s) alternativo(s): The global and the local in carioca suburbs: the case of Engenho de Dentro
Autor: Coelho, Ana Elise 
Primeiro orientador: Jesus, Gilmar Mascarenhas de
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Miguel Ângelo Campos
Segundo membro da banca: Godinho, Floriano
Terceiro membro da banca: Oliveira, Leandro Dias de
Resumo: Esta pesquisa se propõe a analisar um bairro carioca, o Engenho de Dentro, como uma área que vem recebendo sucessivas intervenções urbanas, integradas o amplo contexto de um plano estratégico desenvolvido para a cidade do Rio de Janeiro desde a década de 1990, seguindo um paradigma mundial de administração e estruturação urbana, cuja estratégia principal é a preparação de um megaevento esportivo (Copa do Mundo de 2014). Visando entender o contexto de formação do subúrbio carioca e, mais precisamente, do bairro e de suas territorialidades, investigamos o processo de ocupação da área estudada, o qual tem na inauguração da Estrada de Ferro D. Pedro II em 1858 o seu grande marco. Verificamos a importância da tradição ferroviária para a formação da identidade que tornou o local conhecido como “bairro dos ferroviários”. As intervenções urbanas tais como, a construção da Linha Amarela (1997), do Estádio Olímpico João Havelange (2007) e do Viaduto da Abolição (iniciada em 2011) têm gerado diversos impactos no Engenho de Dentro. Buscamos analisar os objetivos dessas intervenções, bem como a natureza dos impactos gerados por elas, constatando que estas têm levado à formação de novas territorialidades. Na medida em que se destinam ao atendimento de necessidades externas à realidade local, deixam clara a presença do vetor da globalização expresso na figura de um megaevento esportivo. De posse do conhecimento de que interesses locais e globais encontram no bairro um espaço de disputas, e que o Estado em sua estratégia de administração urbana acaba beneficiando os interesses globais em detrimento dos locais, sentimos a necessidade de confirmar a suposição de que os seus moradores têm sido tratados com desprezo pelo poder público, situação que está afetando as territorialidades tradicionais da área. Nosso objetivo geral se constitui efetivamente em verificar as diversas territorialidades em confronto na área pesquisada.
Abstract: This study proposed the analyze of the Rio district, named Engenho de Dentro, as an area that has been receiving successive urban interventions, in a wide context of a strategic plan developed to the city of Rio de Janeiro since the nineties, following a global paradigm of urban administration and organization, which the main strategy is the preparation of a sport mega-event (2014 World Cup). In order to understand the formation context of Rio suburbs and, directly, of the district and its territorialities, it was investigated some aspects of the process of occupation in the studied area, which has on the Estrada de Ferro D. Pedro II inauguration, in 1858, its great mark. It was verified the importance of the railway tradition to the formation of the identity that made the district known as “railroaders’ district”. The urban interventions such as the construction of Linha Amarela (1997), João Havelange Olympic Stadium (2007) and Viaduto da Abolição (initiated in 2011) have been generating many impacts on Engenho de Dentro district. The objectives of these interventions were analyzed, as well as the nature of the impacts caused by them, and it was found they have been causing new territorialities formation as they are destined to attend needs which are local reality, which shows the presence of globalization vector expressed by this sport mega-event. Considering that the local and global interests have been finding a challenging space at the district, and the State with its urban administration strategy has been beneficiating global interests over local ones, it must to confirm the supposition that Engenho de Dentro residents have been being treated with indifference by the government, the situation has affected traditional territorialities of the area. The general objective of this study consists effectively on verifying several territorialities conflicted in the studied area.
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Subúrbio
Intervenções urbanas
Territorialidades
Strategic planning
Suburb
Urban interventions
Territorialities
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: COELHO, Ana Elise. O global e o local no subúrbio carioca: o caso do Engenho de Dentro. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20477
Data de defesa: 29-Fev-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

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