Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20505
Tipo do documento: Dissertação
Título: Grafites e xarpis: a produção da paisagem na Zona Portuária do Rio de Janeiro (2011-2022)
Título(s) alternativo(s): Graffiti and xarpis: the production of the landscape in the Port Zone of Rio de Janeiro (2011-2022)
Autor: Nunes, Dennys Henrique Miranda. 
Primeiro orientador: Fernandes, Ulisses da Silva
Primeiro membro da banca: Pimentel, Ivan Ignácio
Segundo membro da banca: Miranda, Elis de Araújo
Resumo: A presente dissertação é fruto de trabalho de pesquisa realizado na Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro e tem como objetivo estudar a paisagem e o espaço urbano por meio da análise dos geossímbolos, que estão relacionados ao Movimento Hip Hop: grafites e xarpis. Partimos do entendimento de que diferentes paisagens são produzidas nesse espaço, em particular na Pequena África, no Boulevard Olímpico e na Avenida Rodrigues Alves. Por meio de trabalho de campo e da utilização de fotografias como metodologia, além da pesquisa teórica, esta investigação buscou apresentar tais grafismos como um fenômeno urbano da atual fase da globalização. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos alguns autores e seus construtos teóricos e metodológicos, com o intuito de analisarmos a paisagem urbana, a arte e a produção desigual do espaço. São eles: Milton Santos, Ulisses Fernandes, Henri Lefebvre, Angelo Serpa, Anne Cauquelin, Denilson Araújo de Oliveira, Leandro Tartaglia, Denis Cosgrove, Armando Silva, Paulo Cesar da Costa Gomes e Raquel Rolnik, que nos ajudaram nessa elaboração crítica. Temos o entendimento de que os grafites e os xarpis, como objeto de estudo, nos ajudam a entender as mudanças na paisagem e no espaço ao longo dos anos 2011-2022, sendo esse o período de reformulação da Zona Portuária a partir do Projeto Porto Maravilha. Diante disso, essa investigação parte do entendimento de que a cidade e o urbano, são fenômenos que estão em constante transformação.
Abstract: The following research is the result of the work carried out in the Port Zone of the city of Rio de Janeiro. The work aimed to study the landscape and urban space through the analysis of geosymbols, which are related to the Hip Hop Movement: graffitis and xarpis. We start from the understanding that different landscapes are produced in this space, particularly in Little Africa, the Olympic Boulevard and Rodrigues Alves Avenue. Through fieldwork and the use of photographs as a methodology, in addition to theoretical research, this research sought to present these graphics as an urban phenomenon of the current phase of globalization. For the development of the research, we used some authors and their theoretical and methodological constructs, in order to analyze the urban landscape, art and uneven production of space. They are: Milton Santos, Ulisses da Silva Fernandes, Henri Lefebvre, Angelo Serpa, Anne Cauquelin, Denilson Araújo de Oliveira, Leandro Tartaglia, Denis Cosgrove, Armando Silva, Paulo Cesar da Costa Gomes and Raquel Rolnik helped us in this critical elaboration. We have the understanding that graffiti and xarpis, as an object of study, help us understand the changes in landscape and space throughout the years 2011-2022, this being the period of reformulation of the Port Zone from the Porto Maravilha Project. Therefore, this investigation is based on the understanding that the city and the urban are phenomena that are constantly changing.
La siguiente investigación es el resultado del trabajo realizado en la Zona Portuaria de la ciudad de Río de Janeiro. El trabajo tuvo como objetivo estudiar el paisaje y el espacio urbano a través del análisis de geosímbolos, que están relacionados con el Movimiento Hip Hop: graffitis y xarpis. Partimos de la comprensión de que en este espacio se producen diferentes paisajes, particularmente en Pequeña Africa, el Olympic Boulevard y la avenida Rodrigues Alves. A través del trabajo de campo y del uso de fotografías como metodología, además de la investigación teórica, esta investigación buscó presentar aquellos gráficos como un fenómeno urbano de la fase actual de globalización. Para el desarrollo de la investigación, se utilizaron algunos autores y sus constructos teóricos y metodológicos, con el fin de analizar el paisaje urbano, el arte y la producción desigual del espacio. Ellos son: Milton Santos, Ulisses da Silva Fernandes, Henri Lefebvre, Angelo Serpa, Anne Cauquelin, Denilson Araújo de Oliveira, Leandro Tartaglia, Denis Cosgrove, Armando Silva, Paulo Cesar da Costa Gomes y Raquel Rolnik que nos ayudaron en esta elaboración crítica. Tenemos el entendimiento de que el graffiti y los xarpis, como objeto de estudio, nos ayudan a comprender los cambios en el paisaje y el espacio a lo largo de los años 2011-2022, siendo este el período de reformulación de la Zona Portuaria a partir del Proyecto Porto Maravilha. Por lo tanto, esta investigación es basada en la comprensión de que la ciudad y lo urbano son fenómenos que cambian constantemente.
Palavras-chave: Grafites
Xarpis
Paisagem
Espaço
Zona portuária
Rio de Janeiro
Graffiti
Landscape
Space
Port zone
Paisaje
Espacio
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: NUNES, Dennys Henrique Miranda. Grafites e xarpis: a produção da paisagem na Zona Portuária do Rio de Janeiro (2011-2022). 2023.114 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20505
Data de defesa: 14-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Dennys Henrique Miranda Nunes - 2023 - Completa.pdf3,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.