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Tipo do documento: Dissertação
Título: A aula como uma batalha de textos: a teoria e o ensino de História através do jogo Tempos & histórias
Título(s) alternativo(s): The class as a text battle: the theory and teaching of history through the game Times & stories
Autor: Moreira Júnior, Diogenes Antônio 
Primeiro orientador: Gonçalves, Márcia de Almeida
Primeiro coorientador: Araújo, Helena Maria Marques
Primeiro membro da banca: Silva, Daniel Pinha
Segundo membro da banca: Ravallec, Carmen Teresa Gabriel Le
Resumo: O jogo Tempos & histórias foi desenvolvido como um material pedagógico que integra conceitos, conteúdos e metodologias para colaborar com o aprendizado escolar nas áreas do conhecimento que envolvem a História, assim como possibilitar o desenvolvimento de habilidades através da ludicidade, na busca de fortalecer o compromisso no ensino de História na direção de uma cidadania voltada para os valores democráticos e de reconhecimento da diversidade no processo educacional. Como material didático para as aulas em História, o jogo Tempos & histórias entrelaça as diretrizes curriculares da Base Nacional Comum Curricular, sobretudo para as turmas de 6º ano do ensino fundamental anos finais, com referências do campo da Teoria da História, integração crítica entre a produção acadêmica e a prática docente na educação básica. Na busca da consecução desse objetivo, tematizamos especialmente as relações entre tempo e história, o debate acerca das habilidades na Base Nacional Comum Curricular e, por fim, detalhamos as implicações referentes a jogabilidade de Tempos & histórias.
Abstract: The game Times & Stories was developed as a pedagogical material that integrates concepts, content and methodologies to collaborate with school learning in the areas of knowledge that involve History, as well as enabling the development of skills through playfulness, in the quest to strengthen commitment in the teaching of History towards a citizenship focused on democratic values and recognition of diversity in the educational process. As a didactic material for History classes, the game Times & Stories intertwines the curricular guidelines of the National Common Base Curriculum, especially for the 6th year classes of elementary school, final years, with references from the field of Theory of History, critical integration between the academic production and teaching practice in basic education. In the pursuit of achieving this goal, we have especially focused on the relationship between time and history, the debate about the skills in the National Common Base Curriculum and, finally, we detail the implications regarding the gameplay of Times & stories.
Palavras-chave: History teaching
Theory of History
BNCC
Playfulness
Game
Temporalities
Ensino de História
Teoria da História
BNCC
Ludicidade
Jogo
Temporalidades
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: MOREIRA JUNIOR, Diogenes Antônio. A aula como uma batalha de textos: a teoria e o ensino de História através do jogo Tempos & histórias. 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20506
Data de defesa: 22-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

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