Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20529
Tipo do documento: Dissertação
Título: Das primeiras ideias ao MVP: um modelo sistematizado de procedimento para criação de novos produtos e serviços digitais
Título(s) alternativo(s): From first ideas to MVP: a systematized procedure model to create new digital products and services
Autor: Junqueira, Pedro de Souza 
Primeiro orientador: Oliveira, André Ribeiro de
Primeiro membro da banca: Silva Júnior, Dércio Santiago da
Segundo membro da banca: Almeida, Victor Teixeira de
Resumo: O desenvolvimento de novos produtos e serviços é uma atividade chave para qualquer empresa se manter competitiva, visto que leva à construção de soluções inovadoras e relevantes ao consumidor final. Para tal, é imprescindível que as companhias tenham processos bem estruturados, nos quais novas ideias surjam e evoluam até que se tornem produtos e serviços realmente aderentes ao mercado. Contudo, apesar dos métodos de geração de ideias terem se desenvolvido nos últimos anos - tanto em sua relevância acadêmica quanto em sua prática mercadológica -ainda há uma lacuna de processos e ferramentas referentes ao momento de refino e avaliação de ideias. Como resultado, projetos de novos produtos e serviços muitas vezes se encerram prematuramente ou enfrentam severos percalços, muitas vezes levando-os até soluções pouco inovadoras. Ciente do cenário abordado, a presente dissertação se debruçou sobre a pesquisa do tema, combinando visões acadêmicas e de mercado. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura onde foi possível, com seus insumos, propor um framework e uma ferramenta de avaliação que oriente o refinamento de ideias. Em seguida, foram realizadas duas verificações - através de entrevistas com profissionais do mercado e análise de estudos de caso - com o propósito de averiguar a aderência e a relevância do material gerado. Os insumos obtidos, além de reforçarem a importância do tema da avaliação de ideias e a carência de soluções existentes para tal, permitiram o refino do framework e a ferramenta, apresentados como resultados desta dissertação.
Abstract: The development of new products and services is a key activity for any company to remain competitive once it leads to the construction of innovative and relevant solutions to the target public. To achieve this, it is essential that companies have well structured processes where new ideas emerge and evolve until they become products and services that are truly adherent to the market. However, despite the development of idea generation methods in recent years - both in their academic relevance and in their market practice - there is still a gap in the knowledge of processes and tools related to refining and evaluating ideas. As a result, new product and service projects often end prematurely or face severe issues, leading them to less innovative solutions. Aware of the exposed scenario, this dissertation focused on the research of the subject, combining academic and market point of views. Through the inputs obtained from a systematic review of the literature, it was proposed a framework and an evaluation tool that guides the refinement of ideas. Then, two validations were conducted regarding the adherence and relevance of the material generated: interviews with business professionals and analysis of case studies. The input obtained reinforced the importance of the topic of evaluating ideas and the lack of existing solutions for this and allowed the refinement of the framework and the tool, presented as results of this dissertation.
Palavras-chave: New product development
New service development
Tecnologic innovation
Idea generation
Idea evaluation
Knowledge management
Desenvolvimento de novos produtos
Desenvolvimento de novos serviços
Inovação tecnológica
Geração de ideias
Avaliação de ideias
Gestão do conhecimento
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: JUNQUEIRA, Pedro de Souza. Das primeiras ideias ao MVP: um modelo sistematizado de procedimento para criação de novos produtos e serviços digitais. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20529
Data de defesa: 24-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Pedro de Souza Junqueira - 2023 - Completa..pdf1,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.