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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20541
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Escola sem partido como um dos projetos do capital: desdobramentos em Duque de Caxias
Autor: Campos, Leaúdes Patrick Francisco de 
Primeiro orientador: Barão, Gilcilene de Oliveira Damasceno
Primeiro membro da banca: Bezerra, Nielson Rosa
Segundo membro da banca: Rocha, André Santos da
Terceiro membro da banca: Coutinho, Luciana Cristina Salvatti
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Educação, Escola e seus Sujeitos Sociais, em seu âmago está o Programa Escola sem Partido. Essa pesquisa tem como problema central identificar e analisar que pressupostos o Escola sem Partido apresenta como um dos agentes dos interesses do capital na educação pública em geral e especificamente em Duque de Caxias. Para isso, parte dos seguintes objetivos: analisar as permanências e rupturas dos princípios educacionais da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) com o Escola sem Partido; entender o contexto de seu surgimento, ascensão e como vem sendo um representante dos interesses do capital na educação; suas influências no campo da educação através de projetos de leis, políticas públicas e cerceamento do professor; e como ele se materializou em Duque de Caxias (RJ). Para tal, as fontes de pesquisa incluíram levantamentos bibliográficos em livros e artigos, publicações de jornais e revistas, o site do Programa Escola sem Partido e redes sociais próprias ou de seus apoiadores, como: Facebook e Twitter e projetos de lei nas três esferas de poder do país. Nesse sentido, utiliza-se o método de abordagem marxista, analisando o objeto através de sua aparência, discurso em defesa da família e de uma educação apartidária, por exemplo, e de sua essência, uma contraofensiva do capital, por exemplo, o desmonte do plano de carreira dos profissionais da educação de Duque de Caxias.
Abstract: The present dissertation was developed inside of the line of research Educação, Escola e seus Sujeitos sociais, in their core there is the Programa Escola sem Partido. This research has as the main problem to identify and analyze which presupposition the Escola sem Partido presents as one of the agents of interest of the capital in public education overall and specifically in Duque de Caxias. Therefore, the goals are: analyze the permanencies and the ruptures of the educational principles of the military dictatorship (1964-1985) regarding Escola sem Partido; recognize the context of its arising, increase and how it has been being a representative of the interest in the capital of education; its influences in the educational field through bill, public policy and restriction of the teacher; how it has materialized in Duque de Caxias (RJ). For that, the research sources included books and articles’ bibliographic data, newspapers and magazines’ publications, Escola sem Partido’s website and its own or its supporters social medial, such as Facebook and Twitter and bill in the three authority fields of the country. For that matter, a marxist approach is used, analyzing the object through its appearance, a speech about family protection and a nonpartisan education, for instance, and its essence, a capital’s counteroffensive, for example, the annihilation of the education professionals’ career’s plan in Duque de Caxias.
Palavras-chave: Undemocratic education
Conservatism
Appearance and essence
Antidemocracia na educação
Conservadorismo
Aparência e essência
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: CAMPOS, Leaúdes Patrick Francisco de. O Escola sem partido como um dos projetos do capital: desdobramentos em Duque de Caxias. 2023.166 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2023 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20541
Data de defesa: 29-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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