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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um rim especial: o processo de transplante na criança com doença renal crônica
Título(s) alternativo(s): Un riñón especial: el proceso de trasplante en niños con enfermedad renal crónica
Autor: Ramos, Nathalia Teixeira de Freitas 
Primeiro orientador: Darriba, Vinicius Anciães
Primeiro coorientador: Albuquerque, Andrea Barbosa de
Primeiro membro da banca: Brunahri, Marcos Vinícius
Segundo membro da banca: Schechter, Lívia Mariane de Souza
Resumo: A Doença Renal Crônica (DRC) consiste na perda progressiva e irreversível da função dos rins e quando não tratada e diagnosticada precocemente pode levar o sujeito a morte. Dentre os tratamentos disponíveis estão o tratamento conservador, a hemodiálise, a diálise peritoneal e o transplante. Por ser considerada uma patologia que traz muitas limitações para os pacientes, quando a doença ocorre em crianças observa-se a diminuição da qualidade de vida e o convívio familiar. Ao acompanhar crianças encaminhas para o transplante renal, percebi a necessidade de criar uma ferramenta de trabalho lúdica para ser utilizada no preparo desses pacientes para o transplante. No presente estudo foram desenvolvidos 5 capítulos. O primeiro capítulo delimitou o conceito da DRC e os principais tipos de tratamento. O segundo abordou a descrição do serviço de transplante renal pediátrico em uma unidade hospitalar do Rio de Janeiro no pré-transplante, transplante e pós-transplante. No terceiro capítulo foi desenvolvido uma pesquisa sistemática sobre os impactos físicos e psicológicos que a doença causa, desde o diagnóstico até o pós-transplante. O quarto capítulo abordou a importância do brincar para a criança e a necessidade do brincar no hospital. O quinto e último capítulo trouxe a descrição da construção de um livro infantil para ser utilizado como material lúdico e ferramenta de trabalho. Por fim, concluiu-se que este trabalho traçou a descrição da vivência dos pacientes diagnosticados com DRC diante do transplante e levantou novas possibilidades para minimizar os efeitos psicológicos negativos dos pacientes que se encontram em um hospital.
Abstract: La Enfermedad Renal Crónica (ERC) consiste en la pérdida progresiva e irreversible de la función renal y, cuando no se trata y diagnostica a tiempo, puede conducir a la muerte. Entre los tratamientos disponibles se encuentran el tratamiento conservador, la hemodiálisis, la diálisis peritoneal y el trasplante. Por ser considerada una patología que trae muchas limitaciones a los pacientes, cuando la enfermedad se presenta en niños se observa una disminución en la calidad de vida y convivencia familiar. Al acompañar a los niños derivados para el trasplante renal, me di cuenta de la necesidad de crear una herramienta de trabajo lúdica para ser utilizada en la preparación de estos pacientes para el trasplante. En el presente estudio se desarrollaron 5 capítulos. El primer capítulo delimitó el concepto de ERC y los principales tipos de tratamiento. El segundo abordó la descripción del servicio de trasplante renal pediátrico en una unidad hospitalaria de Río de Janeiro en el pretrasplante, trasplante y postrasplante. En el tercer capítulo se realizó una investigación sistemática sobre los impactos físicos y psicológicos que provoca la enfermedad, desde el diagnóstico hasta el postrasplante. El cuarto capítulo abordó la importancia del juego para los niños y la necesidad de jugar en el hospital. El quinto y último capítulo trajo la descripción de la construcción de un libro infantil para ser utilizado como material lúdico y herramienta de trabajo. Finalmente, se concluyó que este trabajo describió la experiencia de los pacientes diagnosticados de ERC antes del trasplante y planteó nuevas posibilidades para minimizar los efectos psicológicos negativos de los pacientes que se encuentran en un hospital.
Palavras-chave: Enfermedad renal crónica
Trasplante renal pediátrico
Juegos - Hospital
Crianza hospitalizada
Doença renal crônica
Transplante renal pediátrico
Criança hospitalizada
Brincadeiras - Hospital
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA::INTERVENCAO TERAPEUTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicanálise e Políticas Públicas
Citação: RAMOS, Nathalia Teixeira de Freitas. Um rim especial: o processo de transplante na criança com doença renal crônica. 2023. 76 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicanálise e Políticas Públicas) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20549
Data de defesa: 30-Mai-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Psicanálise e Políticas Públicas

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