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Tipo do documento: Tese
Título: Queijo Cabacinha do Araguaia: comensalidade, mediação e imaginários na fronteira entre Mato Grosso e Goiás
Título(s) alternativo(s): Cabacinha do Araguaia Cheese: commensality, mediation, and imaginaries on the border between Mato Grosso and Goiás
Autor: Marques, Rafael Rodrigues Lourenço 
Primeiro orientador: Ferreira, Francisco Romão
Primeiro coorientador: Prado, Shirley Donizete
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Fernando do Nascimento
Segundo membro da banca: Kraemer, Fabiana Bom
Terceiro membro da banca: Gushiken, Yuji
Quarto membro da banca: Oliveira, Ronaldo Gonçalves de
Resumo: A presente pesquisa de doutoramento surgiu das possibilidades de se pensar articulações interdisciplinares entre os Campos da Alimentação e da Comunicação, por meio de um fio condutor que possibilite interfaces dialógicas entre estes, e que possa fomentar e atuar como elemento catalizador de novas reflexões: aqui, o conceito de comensalidade, e consequentemente as subjacentes relações sociais imanentes ao comer, ao estar a mesa, pelo viés das ciências sociais, pelo olhar cultural. O objetivo principal deste trabalho é investigar o Queijo Cabacinha do Araguaia como ator mediador comunicacional e fomentador de imaginários conforme as histórias de vida de atores sociais que vivem na região de fronteira entre Alto Araguaia-MT e Santa Rita do Araguaia-GO, compondo um mosaico que possa contemplar uma ampla paisagem sobre o tema. Entende-se aqui a comensalidade dentro da lógica do campo da comunicação como um processo de mediação e a comida, como um ator-mediador. Assim, pressupõe-se que os sujeitos desta pesquisa, através da sua história de vida, possam revelar marcas da sua relação de transição entre espaço, tempo, identidade e consumo, mediando através da comensalidade, tendo o Queijo Cabacinha do Araguaia como um ator central no processo. Os principais referenciais teóricos são: identidade Hall (1997), Roberto DaMatta (1976); consumo: Canclini (1999), Douglas e Isherwood (2006) e Bauman (2008); espaço: Milton Santos (2006), Tuan (1983), Arbaret-Schulz et al. (2017) e Foucher (1991); temporalidades e fenomenologia da percepção: Merleu-Ponty (1999); comensalidade: Flandrin e Montanari (2018), Fischler (2011), Câmara Cascudo (1967, 2014) e Doria (2009). Para os laços comunicacionais Martin-Barbero (2009) e Latour (2005). É uma pesquisa qualitativa e empírica, sobre o método etnográfico (GEERTZ, 2008; DAMATTA, 1978) e que utilizou a metodologia da história de vida (BERTAUX, 1997; BECKER, 1994; BRIOSCHI, TRIGO, 1987), instrumentalizando entrevistas abertas com os sujeitos da pesquisa – atores do ciclo comensal do Queijo Cabacinha do Araguaia -, fotografias, documentos e observação. (BAUER; GASKELL, 2010). A investigação percebeu que o Queijo Cabacinha do Araguaia, como um ator-mediador é central na vivência e memórias das personagens que contribuíram com suas histórias de vida. Ele faz parte da paisagem do imaginário local e de fato é indissociável da ideia da fronteira do Araguaia como um lugar imaginado. Mais do que isso ele é um elemento que favorece a transição entre pontes literais e simbólicas. Ainda que existam outros queijos similares pelo país e pelo mundo, o Queijo Cabacinha do Araguaia é único, na medida em que, para além do seu terroir, como ele é um elemento cultural que habita o tempo fenomenológico dos comensais do seu ciclo.
Abstract: This doctoral research emerged from the possibilities of thinking about interdisciplinary articulations between the fields of Food and Communication, through a guiding thread that enables dialogical interfaces between them, fostering and acting as a catalyst for new reflections: here, the concept of commensality, and consequently the underlying social relations inherent in eating, being at the table, from the perspective of social sciences, through a cultural lens. The main objective of this work is to investigate the "Queijo Cabacinha do Araguaia" (Araguaia Cabacinha Cheese) as a communicational mediator and promoter of imaginaries based on the life stories of social actors living in the border region between Alto Araguaia-MT and Santa Rita do Araguaia-GO, composing a mosaic that can encompass a broad landscape on the subject. Commensality is understood within the logic of the communication field as a mediation process, and food as a mediating actor. Thus, it is assumed that the subjects of this research, through their life stories, can reveal marks of their transitional relationship between space, time, identity, and consumption, mediating through commensality, with the "Queijo Cabacinha do Araguaia" as a central actor in the process. The main theoretical references are: identity by Hall (1997), Roberto DaMatta (1976); consumption: Canclini (1999), Douglas and Isherwood (2006), and Bauman (2008); space: Milton Santos (2006), Tuan (1983), Arbaret-Schulz et al. (2017), and Foucher (1991); temporalities and phenomenology of perception: Merleau-Ponty (1999); commensality: Flandrin and Montanari (2018), Fischler (2011), Câmara Cascudo (1967, 2014), and Doria (2009). For communicational bonds, Martin-Barbero (2009) and Latour (2005). It is a qualitative and empirical research, based on ethnographic method (GEERTZ, 2008; DAMATTA, 1978) and used the methodology of life history (BERTAUX, 1997; BECKER, 1994; BRIOSCHI, TRIGO, 1987), employing open interviews with research subjects - actors in the commensal cycle of the "Queijo Cabacinha do Araguaia" -, photographs, documents, and observation (BAUER; GASKELL, 2010). The investigation realized that the "Queijo Cabacinha do Araguaia," as a mediating actor, is central to the experiences and memories of the characters who contributed with their life stories. It is part of the landscape of the local imaginary and is indeed inseparable from the idea of the Araguaia border as an imagined place. Moreover, it is an element that favors the transition between literal and symbolic bridges. Although there are other similar cheeses in the country and the world, the "Queijo Cabacinha do Araguaia" is unique, to the extent that, beyond its terroir, it is a cultural element that inhabits the phenomenological time of the commensals of its cycle.
Palavras-chave: Communication theories
Food
Commensality
Mediations
Identity
Teorias da comunicação
Alimentação
Comensalidade
Mediações
Identidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: MARQUES, Rafael Rodrigues Lourenço. Queijo Cabacinha do Araguaia: comensalidade, mediação e imaginários na fronteira entre Mato Grosso e Goiás. 2023. 248 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20551
Data de defesa: 14-Set-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

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