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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendendo a transgredir: experiências de mulheres negras no acesso a pós-graduação stricto sensu no estado do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Learning to transgress: experiences of Black Women in accessing graduate studies in the state of Rio de Janeiro
Autor: Viana, Natalia Conceição 
Primeiro orientador: Santos, Sônia Beatriz dos
Primeiro membro da banca: Esteve, Pâmela Suéllen da Motta
Segundo membro da banca: Heringer, Rosana Rodrigues
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar o percurso educacional de mulheres negras e os fatores que podem limitar as suas oportunidades de acesso à programas de pós-graduação stricto sensu, a nível de mestrado, em universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Com essa finalidade, buscamos caracterizar e analisar o percurso educacional de quatro mulheres negras egressas de dois programas de pós-graduação stricto sensu em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a partir de suas percepções. O nosso corpus de análise foi o material das entrevistas semiestruturadas realizadas com as mulheres negras egressas do mestrado acadêmico na UERJ entre 2016 e 2020. De modo geral, os dados indicam que apesar dos avanços, a pós-graduação persiste sendo um espaço de acesso restrito, com predominância de homens e mulheres brancas. Entre as conclusões do estudo, observamos que as desvantagens sistemáticas que se aliam a persistência de problemáticas com raízes mais profundas e estruturais do país são refletidas sob mulheres negras na produção de não-acessos no sistema de ensino. Portanto, as barreiras que limitam o acesso de mulheres negras a programas de pós-graduação stricto sensu não estão restritas à esfera do processo de seleção voltados para a admissão de novos discentes aos quadros universitários. Os resultados demonstram, no entanto, que os fatores que limitam as oportunidades educacionais, entre não acessos, acessos precarizados e possíveis não acessos, em diferentes níveis, foram permanentemente atravessados no percurso educacional das interlocutoras por estratégias, mobilizadas desde a educação básica até o ensino superior, por elas e suas redes de apoio.
Abstract: This study aims to investigate the educational path of Black Women and the factors that may limit their opportunities to access graduate programs, at master's level, in public universities in the State of Rio de Janeiro. For this purpose, we look for to characterize and analyze the educational path of four Black Women graduating from two postgraduate programs in Education at the Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), based on their perceptions. Our corpus of analysis was the material of semi-structured interviews carried out with Black Women graduating from the academic master's degree at UERJ between 2016 and 2020. In general, the data indicate that despite advances, postgraduate studies persist as a space of restricted access, with a predominance of white men and women. Among the conclusions of the study, we observed that the systematic disadvantages that are combined with the persistence of problems with deeper and more structural roots in the country are reflected under black women in the production of non-access in the education system. Therefore, the barriers that limit the access of Black Women to graduate programs are not restricted to the sphere of the selection process aimed at admitting new students to university staff. The results demonstrate, however, that the factors that limit educational opportunities, including non-access, precarious access and potential non-access, at different levels, were permanently crossed in the educational path of the interlocutors by strategies, mobilized from basic education to higher education, for them and their support networks.
Palavras-chave: Postgraduate studies
Black Women
Educational path
Educational opportunity
Pós-Graduação
Mulheres negras
Percurso educacional
Oportunidade educacional
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: VIANA, Natalia Conceição. Aprendendo a transgredir: experiências de mulheres negras no acesso a pós-graduação stricto sensu no estado do Rio de Janeiro. 2022. 181f . Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20552
Data de defesa: 27-Abr-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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