Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20557
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Revolução Farroupilha e suas representações no cinema da Retomada |
Título(s) alternativo(s): | Farroupilha Revolution and its representations in Retomada cinema |
Autor: | Santos, Wanderson Oliveira dos |
Primeiro orientador: | Lemos, Maria Teresa Toribio Brittes |
Primeiro coorientador: | Dantas, Alexis Toríbio |
Primeiro membro da banca: | Padoin, Maria Medianeira |
Segundo membro da banca: | Pinto, Carlos Eduardo Pinto de |
Terceiro membro da banca: | Belmonte, Alexandre |
Quarto membro da banca: | Moraes, Nilson Alves de |
Resumo: | A tese, inserida na Linha de Pesquisa do PPGH política e cultura, entende os filmes Anahy de las Misiones, Netto perde sua alma e Netto e o domador de cavalos como construtores da memória coletiva e da identidade gaúcha, tendo como ponto aglutinador a Revolução Farroupilha, além de elementos naturais e lendas da região, muitas vezes personagens das obras, reforçando esse fato histórico como mito fundador da identidade do Rio Grande do Sul. Durante nosso trabalho, são analisados textos, imagens, diálogos e outros elementos audiovisuais constituidores dessas obras fílmicas. Para além da análise técnica do material em questão, utilizamos teóricos nos auxiliando na compreensão da importância do uso de filmes como produtores de conhecimento histórico com potencial de atingir um público não especializado. |
Abstract: | The thesis, inserted in the PPGH Research Line on politics and culture, understands the films Anahy de las Misiones, Netto loses his soul and Netto and the horse tamer as builders of collective memory and gaucho identity, having as a unifying point the Farroupilha Revolution, in addition to natural elements and legends of the region, often characters in the works, reinforcing this historical fact as a founding myth of the identity of Rio Grande do Sul. In addition to the technical analysis of the material in question, we use theorists helping us to understand the importance of using films as producers of historical knowledge with the potential to reach a non-specialized audience. |
Palavras-chave: | Cine Farroupilha Cinema Retomada |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL IMPERIO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citação: | SANTOS, Wanderson Oliveira dos. Revolução Farroupilha e suas representações no cinema da Retomada. 2022. 168 f. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20557 |
Data de defesa: | 3-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Wanderson Oliveira dos Santos - 2022 - Completa.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.