Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20570
Tipo do documento: Dissertação
Título: O jogo de xadrez como ferramenta de ensino e aprendizagem: desenvolvendo estratégias com oficinas e cartões autoinstrutivos
Título(s) alternativo(s): Chess as a teaching and learning tool: developing strategies with workshops and self-instructional cards
Autor: Toscano, Giuseppe Luigi
Primeiro orientador: Souza, Marcele Câmara de
Primeiro membro da banca: Petito, Priscila Cardoso
Segundo membro da banca: Souza, Fábio Silva de
Terceiro membro da banca: Trales, Paulo Roberto
Resumo: Este trabalho é fruto da inquietação docente diante do cenário pós-pandemia de COVID-19 no que diz respeito ao espaço/saber escolar, que expôs as lacunas no processo de aprendizagem da Matemática, além de muitas outras dificuldades. A proposta apresentada tem como objetivo criar ambientes propícios para o desenvolvimento da concentração, paciência e perseverança. O jogo de xadrez é usado como ferramenta para oferecer aos estudantes a oportunidade de aprimorar o pensamento crítico, a tomada de decisão, o planejamento estratégico e a resolução de problemas, através de ações no formato de oficina com puzzles e de cards autoexplicativos. Essa mudança de paradigma com a introdução do xadrez na dinâmica do processo de ensino possibilita que os alunos se tornem participantes ativos, desenvolvendo não apenas habilidades matemáticas, mas também habilidades cognitivas e socioemocionais fundamentais. Ao aprender as regras do xadrez e se familiarizar com os termos específicos do jogo, os alunos começam a desenvolver habilidades de comunicação e compreensão de uma linguagem única, fortalecendo sua capacidade de entender e interpretar informações. As atividades sugeridas foram vivenciadas em projetos piloto em uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro e em ação desenvolvida da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, onde as respostas foram promissoras no que se refere ao envolvimento e realização dos desafios.
Abstract: This work is the result of teachers’ concern in the post-COVID-19 pandemic scenario regarding the school space/knowledge, which exposed gaps in the learning process of Mathematics, among many other difficulties. The proposed approach aims to create conducive environments for the development of concentration, patience, and perseverance. Chess is used as a tool to offer students the opportunity to enhance critical thinking, decision-making, strategic planning, and problem-solving skills through workshop activities involving puzzles and self-explanatory cards. This paradigm shift with the introduction of chess in the dynamics of the teaching process allows students to become active participants, developing not only mathematical skills but also fundamental cognitive and socio-emotional skills. By learning the rules of chess and becoming familiar with the specific terminology of the game, students begin to develop communication skills and an understanding of a unique language, strengthening their ability to comprehend and interpret information. The suggested activities were experienced in pilot projects at a public school in Rio de Janeiro state and in an initiative developed by the Faculty of Teacher Education at UERJ, where the responses were promising in terms of engagement and successful completion of the challenges.
Palavras-chave: Chess activities
Mathematics education
Primary education
Atividades com xadrez
Educação básica
Ensino de matemática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: TOSCANO, G. L. T. O jogo de xadrez como ferramenta de ensino e aprendizagem: desenvolvendo estratégias com oficinas e cartões autoinstrutivos. 2023. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20570
Data de defesa: 14-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Giuseppe Luigi Toscano - 2023 - Completa.pdfDocumento principal29,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.