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Tipo do documento: Dissertação
Título: “E o professor...o que é, o que é, meu irmão?”: sentidos de docência na base nacional comum para a formação inicial de professores da educação básica.
Título(s) alternativo(s): "And the teacher... what is it, what is it, my brother?": meanings of teaching in the common national basis for the initial training of basic education teachers.
Autor: Medeiros, Cintia Aparecida Oliveira de 
Primeiro orientador: Figueiredo, Marize Peixoto da Silva
Primeiro membro da banca: Pereira, Talita Vidal
Segundo membro da banca: Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da
Resumo: Esta dissertação refere-se a uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ), na linha de pesquisa Educação, Movimentos Sociais e Diferenças. Traz como temática os sentidos de docência na Base Nacional Comum para a Formação inicial de professores da Educação Básica (BNC-Formação), tendo assumido como eixo central a questão: como a BNC-Formação tem subjetivado o que é ser professor e como deve ser sua docência. O objetivo geral da pesquisa é identificar e des-sedimentar sentidos hegemônicos nas políticas curriculares para formação de professores, que tentam fechar um sentido necessário, universal e definitivo de docência a ser formada, como via de alcance à qualidade da educação. Para tal, três objetivos específicos organizaram essa investigação: (i) desenvolver o contexto discursivo da BNC-Formação acerca da relação antagonística que tem se articulado na política; (ii) identificar e problematizar as demandas discursivamente articuladas na BNC-Formação; (iii) des-sedimentar os discursos de docência que constituem a hegemonia dessa política. Essa discussão é desenvolvida a partir dos aportes teórico-metodológicos das abordagens pós estrutural e pós-fundacional da Teoria Política do Discurso, de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e da perspectiva discursiva de Currículo, por Lopes e Macedo, que apostam no currículo como discurso, como prática de significação, sendo os processos de significação provisórios, contingentes, precários, constituídos em processos de negociação. No campo da formação de professores, apoiou-se em pesquisas desenvolvidas por Figueiredo, Dias e Frangella. Teve como empiria documentos curriculares sobre a formação de professores assinados pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE) e documentos internacionais da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico que trazem discursos sobre a docência contingencialmente constituídos. A investigação indicou que os sentidos de docência privilegiados na política, evoca um professor predisposto a novos aprendizados ancorados em discursos objetivistas de educação, sustentados em inovações pedagógicas significadas nos referenciais docentes e baseados num alinhamento de ‘boas práticas’ e ‘base robusta de conhecimento’, como resposta à ‘desqualificação docente’. Além disso, destacam-se padrões de comportamentos desejados a serem desenvolvidos na docência como tentativas de regular e controlar as várias possibilidades de ser dos professores, sedimentando certas identificações. Nesses discursos, são identificados sentidos de docência que ressignifiquem paradigmas relacionados à formação de professores, ancorados em tentativas de um consenso universal incorporado sobretudo nos discursos da modernidade, na busca de um sujeito centrado, emancipado e capaz de realizar a transformação social. Assim, buscou-se possibilitar a des-sedimentação dos discursos ao interpretar-se as contingências que são “apagadas” na tentativa de fechamentos impossíveis como significado último para a docência, apostando-se na reativação de discursos que expressam a ausência de fundamentos fixos, pré-determinados, alicerçados numa concepção teleológica da política. Defendi que não há completude possível nos processos de significação, pois há sempre negociação de sentidos, visto que as significações se dão no por vir.
Abstract: This dissertation refers to research developed in the Academic Master's Program in Education, Culture and Communication in Urban Peripheries (PPGECC/UERJ), in the line of research Education, Social Movements and Differences. Its theme is the meanings of teaching in the Common National Base for the Initial Training of Basic Education Teachers (BNC Formação), with the central question being: how the BNC-Formação has subjectivized what it is to be a teacher and what teaching should be like. The general objective of the research is to identify and de-sediment hegemonic meanings in curricular policies for teacher training, which try to establish a necessary, universal and definitive sense of teaching to be trained, as a way of achieving quality education. To this end, three specific objectives organized this investigation: (i) to develop the discursive context of the BNC-Training about the antagonistic relationship that has been articulated in the policy; (ii) to identify and problematize the demands discursively articulated in the BNC-Training; (iii) to de-sediment the discourses of teaching that constitute the hegemony of this policy. This discussion is based on the theoretical-methodological contributions of the post-structural and post-foundational approaches of the Political Theory of Discourse, by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe, and the discursive perspective of Curriculum, by Lopes and Macedo, who believe in curriculum as discourse, as a practice of signification, with the processes of signification being provisional, contingent, precarious, constituted in processes of negotiation. In the field of teacher training, it was based on research carried out by Figueiredo, Dias and Frangella. Its empirical basis was curricular documents on teacher training signed by the Ministry of Education (MEC), the National Education Council (CNE) and international documents from the Organization for Economic Cooperation and Development, which contain contingently constituted discourses on teaching. The research indicated that the meanings of teaching privileged in the policy evoke a teacher predisposed to new learning anchored in objectivist discourses of education, sustained by pedagogical innovations signified in teacher references and based on an alignment of 'good practices' and a 'robust knowledge base', as a response to 'teacher disqualification'. In addition, standards of desired behavior to be developed in teaching are highlighted as attempts to regulate and control the various possibilities of teachers' being, sedimenting certain identifications. In these discourses, meanings of teaching are identified that re-signify paradigms related to teacher training, anchored in attempts at a universal consensus incorporated above all in the discourses of modernity, in the search for a centered, emancipated subject capable of carrying out social transformation. In this way, we sought to make it possible to de-sediment discourses by interpreting the contingencies that are "erased" in an attempt to achieve impossible closures as the ultimate meaning of teaching, betting on the reactivation of discourses that express the absence of fixed, pre-determined foundations, based on a teleological conception of politics. I have argued that there is no possible completeness in the processes of signification, as there is always negotiation of meanings, given that significations occur in the future.
Palavras-chave: Curriculum policy
BNC-Training
Demands
Political Discourse Theory
Teaching
Política curricular
BNC-Formação
Docência
Demandas
Teoria Política do Discurso
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: MEDEIROS, Cintia Aparecida Oliveira de. “E o professor...o que é, o que é, meu irmão?”: sentidos de docência na base nacional comum para a formação inicial de professores da educação básica.. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2023 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20595
Data de defesa: 28-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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