Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20601
Tipo do documento: Dissertação
Título: A canção popular e a intersemiose para o ensino de Língua Portuguesa
Título(s) alternativo(s): Popular song and intersemiosis for teaching Portuguese Language
Autor: Torres, Leonardo Silva 
Primeiro orientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Santos, Denise Salim
Segundo membro da banca: Guimarães, Silvia Adélia Henrique
Resumo: A pesquisa realizada, neste trabalho, propõe que o gênero canção popular seja, em seu caráter intersemiótico, abordado nas aulas de Língua Portuguesa como instrumento de motivação ao aprendizado da língua materna, já que a música está inserida no cotidiano das pessoas e pode transformar o ambiente em um local mais favorável ao processo de aprendizagem. O uso da música/ canção, constituída de letra, melodia e ritmo, como instrumento pedagógico, será proposto com intenção de trazer novos conhecimentos aos alunos. Usaremos o conceito dos gêneros discursivos de Bakhtin para permear a pesquisa, já que, seus conceitos têm sido muito valorosos/ valiosos na orientação para o ensino da língua, além de outros estudiosos, tais como Marcuschi, Tatit, Caretta, por exemplo
Abstract: The research done though this work presents the genre called song is in its intersemiotic feature, analysed during the Portuguese classes as a mean of motivation for the mother language learning process, considering that songs are inserted into people´s daily activities and can change environment into a more favorable place to help the learning process. The use of music/songs, constituted by lyrics, melody and rhythm as pedagogical instruments, will be proposed with the intention of bringing new knowledges to students. Bakhtin’s concepts about discursive genres will be used to permeate this study, since his concepts have been rich and valuable to guide language teaching, and also Marcuschi’s, Tatit’s, Caretta’s studies, for example
Palavras-chave: Education
Portuguese language
Popular songs
Intersemiosis
Brazilian Elementary School II
Ensino
Língua Portuguesa
Gênero canção popular
Intersemiose
Ensino Fundamental II
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Música popular - Brasil
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: TORRES, Leonardo Silva. A canção popular e a intersemiose para o ensino de Língua Portuguesa. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20601
Data de defesa: 26-Jan-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Leonardo Silva Torres - 2022 - Completo.pdf1,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.