Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20601
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A canção popular e a intersemiose para o ensino de Língua Portuguesa |
Título(s) alternativo(s): | Popular song and intersemiosis for teaching Portuguese Language |
Autor: | Torres, Leonardo Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Primeiro membro da banca: | Santos, Denise Salim |
Segundo membro da banca: | Guimarães, Silvia Adélia Henrique |
Resumo: | A pesquisa realizada, neste trabalho, propõe que o gênero canção popular seja, em seu caráter intersemiótico, abordado nas aulas de Língua Portuguesa como instrumento de motivação ao aprendizado da língua materna, já que a música está inserida no cotidiano das pessoas e pode transformar o ambiente em um local mais favorável ao processo de aprendizagem. O uso da música/ canção, constituída de letra, melodia e ritmo, como instrumento pedagógico, será proposto com intenção de trazer novos conhecimentos aos alunos. Usaremos o conceito dos gêneros discursivos de Bakhtin para permear a pesquisa, já que, seus conceitos têm sido muito valorosos/ valiosos na orientação para o ensino da língua, além de outros estudiosos, tais como Marcuschi, Tatit, Caretta, por exemplo |
Abstract: | The research done though this work presents the genre called song is in its intersemiotic feature, analysed during the Portuguese classes as a mean of motivation for the mother language learning process, considering that songs are inserted into people´s daily activities and can change environment into a more favorable place to help the learning process. The use of music/songs, constituted by lyrics, melody and rhythm as pedagogical instruments, will be proposed with the intention of bringing new knowledges to students. Bakhtin’s concepts about discursive genres will be used to permeate this study, since his concepts have been rich and valuable to guide language teaching, and also Marcuschi’s, Tatit’s, Caretta’s studies, for example |
Palavras-chave: | Education Portuguese language Popular songs Intersemiosis Brazilian Elementary School II Ensino Língua Portuguesa Gênero canção popular Intersemiose Ensino Fundamental II Língua portuguesa – Estudo e ensino Música popular - Brasil Ensino fundamental |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | TORRES, Leonardo Silva. A canção popular e a intersemiose para o ensino de Língua Portuguesa. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20601 |
Data de defesa: | 26-Jan-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao - Leonardo Silva Torres - 2022 - Completo.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.