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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20604
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | “Foi nesse chão que me criei”: Letramentos baluartes da Galeria da Velha Guarda do G.R.E.S Unidos do Viradouro |
Título(s) alternativo(s): | Bastion Literacies: The Galeria da Velha Guarda of the G.R.E.S Unidos do Viradouro and the carnival knowledge that inhabits the cracks of reexistence in the samba schools of Rio de Janeiro |
Autor: | Martins, Danielle da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Marcia Lisboa Costa de |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Maria Betânia Almeida |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Talita de |
Resumo: | Esta pesquisa, realizada no campo da Linguística Aplicada, objetiva investigar os letramentos que são construídos no carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro, compreendidos como letramentos carnavalescos, e, especialmente, as práticas da Velha Guarda do G.R.E.S Unidos do Viradouro, entendidas como letramentos baluartes. Concebem-se os letramentos como sentidos socioculturalmente construídos e situados, com base em concepções de Kleiman (1995), Rojo (2013), Souza (2011), Street (2014), Kress (2010), entre outros. A hipótese da pesquisa é que as escolas de sambas configuram comunidades de prática (WENGER, 1999) que geram letramentos multimodais e também são geradas por eles, em uma relação de interação social-político-cotidiana. Desse modo, a pesquisa que também é multimodal procura enfocar a Velha Guarda, visando refletir sobre a memória, a ancestralidade, os cotidianos, bem como outros saberes e conhecimentos que habitam o carnaval das escolas de samba, que acontece o ano inteiro através dos eventos como feijoadas, visitas a outros espaços culturais, disputas de samba-enredo, festas, ensaios, entre outros. A pesquisa qualitativa, de perfil etnográfico, desenvolve-se por meio de conversas e observações diretas de gestos, como entrada no ônibus, sinalização durante os ensaios, uso do leque e bastão, além de práticas e interações, tais como o uso do pavilhão em cortejos fúnebres, festas, danças e ritos. Nesse movimento, abordam-se também textos escritos, visuais e orais, incluindo imagens, fotografias, vídeos, discursos, manuais e documentos. Procura-se apontar a reexistência (SOUZA, 2011) dos baluartes da escola de samba em questão através de perspectivas étnico- raciais e decoloniais, de acordo com Lopes e Simas (2019), Sodré (1998), Gomes (2017), Mignolo (2003), Simas; Rufino (2019). Os resultados da pesquisa indicam a importância do reconhecimento dos conhecimentos populares e da diáspora negra brasileira, principalmente, aqueles oriundos das escolas de samba do carnaval do Rio de Janeiro, visto que viver e pesquisar o carnaval das escolas é contribuir para o fim do apagamento das narrativas dos sambistas, sistematicamente silenciadas. |
Abstract: | This research, situated in the field of Applied Linguistics, aims to investigate the literacies that are built in the carnival of the samba schools of Rio de Janeiro, understood as carnival literacies, and, especially, the practices of the Velha Guarda of the G.R.E.S Unidos do Viradouro, understood as bastion literacies. Literacies are conceived as constructed and socioculturally situated meanings, based on conceptions of Kleiman (1995), Rojo (2013), Souza (2011), Street (2014), Kress (2010), among others. The research hypothesis is that samba schools configure (WENGER, 1999) that generate multimodal literacies and are also generated by them, in a relationship of social-political-everyday interaction. In this way, the investigation seeks to focus on the Velha Guarda, aiming to reflect on memory, ancestry, everyday life, as well as other knowledges that inhabit the carnival of samba schools, which jtakes place throughout the year, through events such as feijoadas, visits to other cultural spaces, samba-enredo competitions, parties, rehearsals, among others. The qualitative research, with an ethnographic profile, is developed through conversations and direct observations of gestures, such as getting on the bus, signaling during rehearsals, using the fan and stick, in addition to practices and interactions, such as the use of the pavilion in funeral processions, parties, dances and rites. In this movement, written, visual and oral texts are also addressed, including images, photographs, videos, speeches, manuals and documents. It seeks to point out the re-existence (SOUZA, 2011) of the bastions of the samba school in question through ethnic-racial and decolonial perspectives, according to Lopes and Simas (2019), Sodré (1998), Gomes (2017), Mignolo (2003), Simas; Rufino (2019). The partial results of the research indicate the importance of recognizing popular knowledge and the Brazilian black diaspora, especially those coming from the samba schools of the carnival of Rio de Janeiro, since living and researching the carnival of schools is to contribute to the end of the erasure. of the samba dancers' narratives, systematically silenced. |
Palavras-chave: | Carnival of the samba schools of Rio de Janeiro Unidos do Viradouro Velha Guarda Literacies of Reexistence Ethnic-Racial Communities of Practice Carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro Unidos do Viradouro Velha Guarda Letramentos de reexistência Étnico-raciais Comunidades de Prática |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | MARTINS, D. S. “Foi nesse chão que me criei”: Letramentos baluartes da Galeria da Velha Guarda do G.R.E.S Unidos do Viradouro. 2023. 185 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20604 |
Data de defesa: | 25-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras e Linguística |
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