Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20605
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Decifra-me ou te devoro: os enigmas da sexualidade, a criança e o saber |
Título(s) alternativo(s): | Déchiffre-moi ou je vous dévore: les énigmes de la sexualité, de l'enfant et du savoir Decipher me or I'll devour you: the enigmas of sexuality, child and knowledge |
Autor: | Oliveira, Débora Ramos de |
Primeiro orientador: | Marques, Luciana Ribeiro |
Primeiro membro da banca: | Jorge, Marco Antonio Coutinho |
Segundo membro da banca: | Melo, Rosane Braga de |
Resumo: | O presente estudo visa refletir sobre a constituição do saber na criança, considerando a relação entre saber e sexualidade. Para isso, perpassamos pelos discursos sobre a infância ao longo da história, indicando os diferentes momentos em que campos como a medicina, a psi-cologia e a pedagogia vieram fundar uma concepção de infância calcada no ideal de fragilida-de, rumo a um suposto desenvolvimento final, harmônico e adaptativo. Segundo tal pressupos-to, a criança é aquela que não sabe e que não deseja saber – sobre a existência, a sexualidade e a morte. Em uma direção contrária, Freud, desde o início de sua obra, lança luz sobre a ques-tão da infância, atribuindo à criança uma posição frente ao saber e, com isso, subvertendo o cientificismo e o senso-comum. A partir da criação de dois conceitos fundamentais da psicaná-lise, como pulsão [Trieb] e inconsciente [Unbewusste], Freud subverte a noção de infância, bem como de saber e sexualidade. Diante dos enigmas que emergem da relação com o Outro, a criança questiona e constrói teorias, posição que Freud elevou ao estatuto de um “pequeno lógico”. |
Abstract: | Cette étude vise à réflechir sur la constitution du savoir chez l’enfant, em considérant la rélation entre le savoir et la sexualité. Pour ce faire, nous parcourons le discours sur l’enfance à travers l’histoire, em indiquant les différents moments où les domaines tels que la médecine, la psychologie et la pédagogie em sont venus à fonder une conception de l’enfance basée sur l’idéal de la fragilité, vers un supposé développement finale, harmonieux et adapta-tif. Selon ce présupposé, l’enfant est celui qui ne sait pas et ne veut pas savoir – sur l’existence, la sexualité et la mort. À l’inverse, Freud, dès le début de son œuvre, éclair la question de l’enfance, en attribuant à l’enfant une position par rapport au savoir et, subvertissant ainsi le scientisme et le sens commun. Em créant deux concepts fondamentaux de la psychanalyse, tels que la pulsion [Trieb] et l’inconscient [Unbewusste], Freud subvertit la notion d’enfance ainsi que de savoir et de sexualité. Face aux énigmes qui émergent de la rélation à l’Autre, l’enfant s’interroge et construit des théories, position que Freud élève au rang de “petit logici-en”. The present study aims to reflect about the constitution of the knowledge in the child, considering the relationship between knowledge and sexuality. In this regard, we go through the discourses on childhood throughout history, indicatign the diferente moments in which fields such as medicine, psychology and pedagogy came to found a conception of childhood based on the ideal of fragility, towards a supposed final development, harmonious and adap-tive. According to this assumption, the child is the one who does not know e does not wish to know – about existence, sexuality and death. In teh opposite sense, Freud, since the beginning of his work, sheds light on the issue of childhood, assigning the child a position in relation to knowledge and, thus, subverting scientism and common sense. From the creation of two fun-damental concepts of psychoanalysis, such as drive [Trieb] and unconscious [Unbewusste], Freud subverts the notion of childhood, as well as knowledge and sexuality. Faced with the enigmas that emerge from the relationship with the Other, the child questions and weaves the-ories, a position which Freud elevated to the status of a “little logician”. |
Palavras-chave: | Sexuality Knowledge Child Enfant Savoir Sexualité Criança Sexualidade Freud, Sigmund, 1856-1939 Lacan, Jacques, 1901-1981 Conhecimento |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicanálise |
Citação: | OLIVEIRA, Débora Ramos de. Decifra-me ou te devoro: os enigmas da sexualidade, a criança e o saber. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Psicanálise) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20605 |
Data de defesa: | 1-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicanálise |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Débora Ramos de Oliveira - 2023 - Completa.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.