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Tipo do documento: Dissertação
Título: Inclusão social e ballet clássico: um estudo de caso sobre a percepção dos atores sociais de um clube escolar no município do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Social inclusion and classical ballet: a case study on the perception of social actors of a school club in the city of Rio de Janeiro
Autor: Cunha, Marluce Fabíola Coelho 
Primeiro orientador: Vianna, José Antonio
Primeiro membro da banca: Arcuri, Christiane de Faria Pereira
Segundo membro da banca: Santos, José Henrique dos
Terceiro membro da banca: Jaqueira, Ana Rosa Fachardo
Resumo: O presente estudo de caso teve como objetivo verificar na percepção dos atores sociais de um Clube Escolar no município do Rio de Janeiro, que se utiliza do esporte e da arte como meio de inclusão social, os motivos para ingresso, permanência e evasão dos alunos da Oficina de Ballet Clássico. Para proceder a investigação foi utilizado a triangulação dos dados encontrados na revisão bibliográfica, com os dados colhidos em campo através da análise documental e dos questionários semiestruturados aplicados em 84 entrevistados (80 mulheres e 4 homens), que participaram da oficina no período entre 2017 até 2022. Os sujeitos foram organizados em 4 grupos: grupo de alunos (A = 36 meninas e 2 meninos), com média de idade de 12,5 anos; grupo de professores (P = 2 mulheres) com média de idade de 40 anos; grupo de alunos evadidos (E = 19 meninas) com média de 13,5 idade e; grupo de egressos (EG = 23 mulheres e 2 homens) com média de idade de 21,7 anos. Os dados quantitativos foram analisados a partir de estatística descritiva e os dados qualitativos na perspectiva de Certeau (1988) - valorizando a voz do entrevistado na íntegra, para posterior descrição, decomposição e síntese. Os resultados encontrados entre os grupos indicam que os sujeitos buscam aprender a modalidade com sentido utilitário e profissional e, permanecem no espaço por sentirem-se parcialmente atendidos nas suas aspirações. Os dados apontam para a importância do incentivo familiar tanto para o ingresso, como para a permanência dos sujeitos. Na percepção dos sujeitos dos grupos A, P e EG os motivos para evasão estão ligados a aspectos pessoais, como mudança de rede de ensino ou horário escolar, enquanto que para o grupo E os motivos são pedagógicos, estruturais, sociais e pessoais. É possível concluir que o ensino do ballet clássico nos Projetos de Inclusão Social pode ser uma intervenção positiva na democratização dos saberes e um meio de transformação social, desde que sejam construídos acordos entre as propostas institucionais e as expectativas dos atores, que favoreçam a aderência dos participantes. Como pontos negativos, podem ser considerados a falta de investimentos, somada a pouca autonomia dos professores e diretores para interferir na organização do programa, que pode afetar a qualidade da ação pedagógica, causando problemas que resultam em evasão.
Abstract: This case study aimed to verify the perception of social actors of a School Club in the city of Rio de Janeiro which uses sport and art as a means of social inclusion, the reasons for admission, permanence and evasion, of students from the Classical Ballet Workshop. To carry out the investigation, the triangulation of the data found in the bibliographic review was used, with data collected in the field through document analysis and semi-structured questionnaires applied to 84 respondents (80 women and 4 men), who participated in the workshop in the period between 2017 and 2022. The subjects were divided into 4 groups: group of studentes (A = 36 girls and 2 boys), with a mean age of 12.5 years, group of teachers (P = 2 women), with a mean age of 40 years, group of dropped out students (E = 19 girls), with a mean age of 12.5 years and group of graduates (EG = 23 women and 2 men), with mean age of 21.7 years. The quantitative data were analyzed from descriptive statistics and the qualitative data from the perspectiva of Certeau (1988) valuing the voice of the interviewee in full, for later description, decomposition and synthesis. The results found between the groups indicate that the subjects seek to learn the modality with a utilitarian and professional sense and remain in the space because they feel partially attended to in their aspirations. The data point to the importance of Family incentives both for the admission and for the permanence of the subjects. In the perception of the subjects in groups A, P and EG, the reasons for dropout are linked tp personal aspects such as changing the teaching network or school schedule, while for group E the reasons are pedagogical, structural, social and personal reasons. It is possible to conclude that the teaching of classical ballet in Social Inclusion Projects can be a positive intervention in the democratization of knowledge and a means of social transformation, provided that agréments are built between the institutional proposals and the expectations of the actors, wich favor the adherence of the participants. As negative points, the lack of investments can be considered, added to the litthe autonomy of teachers and directors, to interfere in the organization of the program, which can affect the quality of the pedagocical action, causing problems that result in evasion.
Palavras-chave: Classical ballet
Inclusion projects
Diversity
Balé clássico
Projetos de inclusão social
Diversidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: CUNHA, Marluce Fabíola Coelho. Inclusão social e Ballet clássico: um estudo de caso sobre a percepção dos atores sociais de um Clube Escolar no município do Rio de Janeiro.2023. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20615
Data de defesa: 31-Mai-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

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