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Tipo do documento: Dissertação
Título: Rogéria: o corpo de Astolfo Barroso Pinto nas telenovelas brasileiras
Título(s) alternativo(s): Rogéria: the body of Astolfo Barroso Pinto in Brazilian telenovelas
Autor: Silva, Frederico Augusto Ribeiro da 
Primeiro orientador: Freitas, Ricardo Ferreira
Primeiro membro da banca: Lopes, Maria Immacolata Vassallo de
Segundo membro da banca: Siqueira, Denise da Costa Oliveira
Terceiro membro da banca: Miranda, Patricia Sobral de
Resumo: A presente pesquisa se se dedica ao estudo da artista Rogéria, por meio de uma abordagem exploratória, a fim de investigar os papéis desempenhados por seu corpo nas telenovelas veiculadas pela TV Globo. Compreende-se que, ao longo de uma trajetória que se aproxima do universo ficcional, Rogéria se tornou uma figura de vanguarda na complexa trama da diversidade de gênero no contexto brasileiro, sendo a televisão um veículo midiático fundamental para a disseminação de sua imagem e popularização de seu trabalho artístico. Assim, a dissertação reflete sobre a importância de um corpo travesti em telenovelas, averigua as várias dimensões da narratividade das personagens analisadas, bem como cria um entrelaçar entre os trajetos da ficção seriada televisiva no país e os caminhos trilhados por Rogéria/Astolfo. O arcabouço teórico adotado engloba, sobretudo, estudos relacionados aos corpos LGBTQIAP+, com contribuições de autores como Trevisan (2019), Soliva (2016) e Louro (2018), bem como pesquisas voltadas especificamente para o campo das telenovelas, como as de Lopes (2009), John (2014) e Rocha (2016). A análise empreendida revela que Rogéria foi frequentemente relegada a vista de uma única maneira, com características que se repetiam e se conectavam aos seus próprios traços identitários.
Abstract: This research aims to look at the Rogéria, through an exploratory analysis, investigating the roles occupied by her body in telenovelas transmitted by TV Globo. It is understood that, with a trajectory close to fiction, Rogéria became a vanguard character in the historical plot of gender diversity in Brazil, with television being a fundamental media vehicle for the popularization of her image. Thus, the dissertation reflects on the importance of a transvestite body in telenovelas, investigates the various dimensions of the narrativity of the analyzed characters, as well as creates an interweaving between the paths of the television fiction series in the country and the paths trodden by Astolfo/Rogéria. The theoretical framework mainly covers studies on LBGTQIAP+ bodies, by authors such as Trevisan (2019), Soliva (2016), Louro (2018) and research on telenovelas, with Lopes (2009), John (2014) and Rocha (2016). The analysis reveals that Rogéria seems condemned to be successively seen in a single way, with characteristics that are repeated and connected to her own identity traits.
Palavras-chave: Rogéria
Telenovelas
Body
Travesti
Rogéria
Telenovelas
Corpo
Travesti
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: SILVA, Frederico Augusto Ribeiro da. Rogéria: o corpo de Astolfo Barroso Pinto nas telenovelas brasileiras. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20622
Data de defesa: 9-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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