Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20628
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação e autoformação docente na educação básica: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Resende/RJ
Título(s) alternativo(s): Teacher educacion and self-education in basic education: a study with teachers from the municipal education network of Resende/RJ.
Autor: Paiva, Quéteri Figueiredo 
Primeiro orientador: Oliveira, Esequiel Rodrigues
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Andrea da Silva Marques
Segundo membro da banca: Lima, Alvaro José Rodrigues de
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar a formação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental do município de Resende, de modo a identificar aspectos que influenciam a evolução desses profissionais no tocante à continuidade da formação, bem como as atualizações permanentes que impactem em transformações nas suas práticas pedagógicas. O estudo baseia-se na hipótese de que: a defasagem na formação continuada docente dos profissionais da rede municipal de ensino de Resende, no tocante às metas 15 e 16 PNE 2014/2024 pode estar relacionada à falta de oportunidade, falta de informação, falta de incentivos ou outros fatores que dificultam o acesso dos profissionais à sua formação. Metodologicamente caracteriza-se como pesquisa de desenvolvimento de produto (RIZZATTI et. al, 2020), que visa à construção de uma plataforma digital de formação colaborativa para docentes, a partir de pesquisa de campo realizada por meio de formulário google, tanto na fase de criação quanto na etapa de validação do produto. Esta investigação fundamenta-se teoricamente nos conceitos de formação docente (TARDIF, 2014; SAVIANI, 2011; LIBANÊO, 2001; MIZUKAMI, 2002); autoformação (NEGRÃO E RAMOS, 2020; ROMAOWSKI, 2010; NÓVOA, 1992) e espaços colaborativos em ambiente virtuais (IMBERNÓN, 2010; LÉVY, 1999; PRADO E SILVA, 2009; NEVES E OLIVEIRA, 2018).
Abstract: This research aims to investigate the Elementary school teachers education in Resende, in order to identify aspects that influence the evolution of these professionals regarding the teacher education, as well as permanent updates that impact on changes in their teaching practice. The study is based on the hypothesis that: the gap in the contining teacher educationof professionals from the public schools of Resende, with regard to goals 15 and 16 PNE 2014/2024, may be related to lack of opportunity, lack of information, lack of incentives or other factors that make it difficult for professionals to access their continuing teacher education. Methodologically, it is characterized as product development research (RIZZATTI et. al, 2020), which aims to build a collaborative formation digital platform for teachers, based on field research using the google form in the design phase creation and in the product validation stage. This investigation is theoretically based on the concepts of teacher education (TARDIF, 2014; SAVIANI, 2011; LIBANÊO, 2001; MIZUKAMI, 2002); self-training (NEGRÃO E RAMOS, 2020; ROMAOWSKI, 2010; NÓVOA, 1992) and collaborative spaces in virtual environments (IMBERNÓN, 2010; LÉVY, 1999; PRADO E SILVA, 2009; NEVES E OLIVEIRA, 2018).
Palavras-chave: Teacher education
Collaborative spaces
Virtual environments
Formação docente
Espaços colaborativos
Ambiente virtuais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: PAIVA, Quéteri Figueiredo. Formação e autoformação docente na educação básica: um estudo com professores da rede municipal de ensino de Resende/RJ. Brasil. 2023. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20628
Data de defesa: 29-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Quéteri Figueiredo Paiva - 2023 - Completa.pdf4,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.