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Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas inclusivas: uma perspectiva no processo de ensino-aprendizagem de língua através da tecnologia assistiva para alunos com síndrome de Down
Título(s) alternativo(s): Inclusive practices: a perspective on the teaching-learning process of language through assistive technology for students with Down syndrome
Autor: Vasconcellos, Juliette Rodrigues 
Primeiro orientador: Cardoso, Janaina da Silva
Primeiro membro da banca: Neves, Rogério da Costa
Segundo membro da banca: Bernardo, Sandra Pereira
Resumo: Esta dissertação discute as práticas de ensino de língua sob uma perspectiva inclusiva através de tecnologias assistivas. O objetivo desse trabalho é proporcionar ao leitor uma reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem de língua com jovens que possuem deficiência intelectual, em especial com a síndrome de Down, contextualizando a partir de minha prática em sala de aula. Ao pensarmos em uma aula inclusiva, somos levados a (re)pensar a elaboração do plano de aula, do método de ensino, e das práticas de maneira que sejamos capazes de atender às necessidades especiais de aprendizagem. Por se tratar de um perfil de alunado diferenciado, levei em conta diferentes fatores, como: o emotivo, o comportamental, o cognitivo e o contexto familiar. Considerando a atual conjuntura do ensino de língua, direciono-me para o seguinte questionamento: como ensinar língua, utilizando tecnologias assistivas, para alunos com síndrome de Down? Para responder a esta inquietação, traço um panorama para ser analisado desde a formação docente à vivência em sala de aula. Essa pesquisa se fundamenta em uma perspectiva dialógica proposta por Bakhtin, e ainda em uma abordagem comunicativa, focando nas vertentes “visão de língua x visão de aprendizagem”. Apresento uma análise da construção das narrativas construídas pelos alunos, entrevista com uma psicóloga e um questionário online realizado com professores de línguas. Neste universo variável de observações, onde prática e teoria se encontram, reflito também sobre documentos oficiais e políticas públicas para a educação inclusiva. Pensar sobre a prática docente é, acima de tudo, cooperar para o desenvolvimento da sociedade
Abstract: This dissertation discusses English teaching practices for an inclusive perspective through assistive technologies. The present process of English is a way of approaching the teaching-learning problem of the English language, with special attention to the context language. The thinking of the classroom in the classroom, are taken from the rehabilitation, and the practices of the way of the deficiency. On the one hand, it is a differentiated student profile, in relation to variable factors, such as: emotional, behavioral, cognitive and also the family context. You are invited to become involved in language teaching, to address the following question: how to withdraw the language, make use of ancillary technologies for students with Down syndrome? To answer this question, I draw a panorama to be analyzed from the teacher training to the experience in the classroom. This research is based on a dialogical perspective proposed by Bakhtin, and still in a communicative approach, focusing on the slopes "language vision vs. learning vision". I presented an analysis of the narratives constructed by the students, an interview with a psychologist and an online questionnaire with language teachers. In this variable universe of observations, where practice and theory meet, I also reflect on official documents and public policies for inclusive education. Thinking about teaching practices, above all, cooperate for the development of society
Palavras-chave: Learning
Inclusion
Language
Down syndrome
Assistive technology
Aprendizagem
Inclusão
Língua
Síndrome de Down
Tecnologia assistiva
Educação inclusiva
Down, Síndrome de
Tecnologia educacional
Ensino
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: VASCONCELLOS, Juliette Rodrigues. Práticas inclusivas: uma perspectiva no processo de ensino-aprendizagem de língua através da tecnologia assistiva para alunos com a síndrome de Down. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20631
Data de defesa: 19-Set-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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