Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20639
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Infâncias nas redes educativas de Iemanjá no Ilê Omiojuarô |
Título(s) alternativo(s): | Childhood lived at the Iemanja’s education networks in Ilê Omiojuarô |
Autor: | Costa, Adailton Moreira ![]() |
Primeiro orientador: | Caputo, Stela Guedes |
Primeiro membro da banca: | Santos, Rosemary dos |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Otair Fernandes de |
Resumo: | Esta dissertação origina-se na pesquisa de mestrado desenvolvida no Grupo de Pesquisa Kékeré, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). A pesquisa que apresentamos teve como desejo mais amplo (ou objetivo geral) observar como as crianças vivenciam as redes educativas de Iemanjá no Ilê Omiojuarô, um terreiro de candomblé, localizado em Miguel Couto, Nova Iguaçu (ou vivenciaram essas redes já que também entrevistamos e conversamos com jovens que experienciaram suas infâncias nessa casa). Como desejo mais particular buscamos compreender a importância dessas redes na formação dessas pessoas, desde a infância, incluindo a articulação entre educação e questão racial. A intuição que nos movia é que as redes educativas de Iemanjá se constituiram como redes fundamentais na formação dos sujeitos de nossa pesquisa. Nosso caminho de pesquisa se inscreve no que os Estudos com Crianças de Terreiros chamam de “Reparar miúdo, narrar Kékeré”, ou seja, buscamos sempre ouvir, observar e aprender com as crianças de terreiros e com jovens que narram suas infâncias. Ao final da pesquisa, encontramos consonância com a intuição (ou hipótese) que nos moveu. As redes educativas de Iemanjá revelaram-se fundamentais para os interlocutores de nossa pesquisa, inspirando modos de fazer, pensar, lutar, sentir, enfrentar e sonhar o mundo. |
Abstract: | This dissertation originates from the master's research developed at the Kékeré Research Group of the Post-Graduation Program in Education of the State University of Rio de Janeiro (PROPED / UERJ). The research we presented had as a broader desire (or general objective) to observe how the children experience the educational networks of Iemanjá in Ilê Omiojuarô, a candomblé terreiro, located in Miguel Couto, Nova Iguaçu (or experienced these networks since we also interviewed and we talked to young people who experienced their childhoods in this house). As a more particular desire we seek to understand the importance of these networks in the formation of these people, from childhood, including the articulation between education and racial issue. The intuition that moved us is that the educational networks of Iemanjá were constituted as fundamental networks in the formation of the subjects of our research. Our research path is part of what Terrestrial Children's Studies calls "Reparar kid, naré Kékeré", that is, we always seek to listen, observe and learn with the children of terreiros and with young people who narrate their childhoods. At the end of the research, we find consonance with the intuition (or hypothesis) that moved us. Iemanjá's educational networks have proved fundamental to the interlocutors of our research, inspiring ways of doing, thinking, fighting, feeling, facing and dreaming the world. |
Palavras-chave: | Childhood Mother Beata de Yemanja Studies with Terreiros Children Infância Candomblé Ilê Omiojuarô Mãe Beata de Yemanjá Estudos com Crianças de Terreiros |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | COSTA, Adailton Moreira. Infâncias nas redes educativas de Iemanjá no Ilê Omiojuarô. 2018. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20639 |
Data de defesa: | 11-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Adailton Moreira Costa - 2018 - Completa.pdf | 4,13 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.