Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20642
Tipo do documento: Tese
Título: “É o que a gente veio aqui pra fazer”: participação da juventude na política escolar
Título(s) alternativo(s): Participación de la juventud em la política escolar: el caso del Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Youth participation in school politics: the case of Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Autor: Ribeiro, Zenaide Mariano 
Primeiro orientador: Leite, Miriam Soares
Primeiro membro da banca: Le Ravallec, Carmen Teresa Gabriel
Segundo membro da banca: Brito, Leandro Teófilo de
Terceiro membro da banca: Gomes, Lisandra Ogg
Quarto membro da banca: Brenner, Ana Karina
Resumo: Apesar do frequentemente renovado interesse dos estudos da juventude na participação política da juventude, as investigações pouco se dedicam à inação ou aos momentos de menor visibilidade dos movimentos. O presente estudo busca contribuir para reduzir essa lacuna, investigando a participação política dos jovens no Cefet/RJ ao longo de dez anos, de 2012 a 2021, a partir de registros de reuniões de conselhos institucionais e entidades estudantis e de entrevistas de jovens estudantes e docentes da instituição. Para pensar a juventude, partimos da noção de identificação performativa da juventude, desenvolvida por Miriam Leite em diálogo com a noção de gênero performativo de Judith Butler e de iterabilidade e performatividade da linguagem, conforme propostas por Jacques Derrida. Pensamos a participação política como requisito da democracia com Butler, Chantal Mouffe e Jacques Rancière, referenciais que também organizam o pensamento sobre democracia na educação escolar. Este trabalho aborda, ainda, em diálogo com a argumentação de Martín Retamozo, a demanda dos estudantes, produzida coletivamente em movimento de identificação entre eles. O tratamento dos documentos que compõem o corpus da pesquisa se deu em articulação com a abordagem de Jacques Le Goff, em que o documento carrega a projeção de um sentido, considerando as condições que foi produzido, e as entrevistas foram planejadas e realizadas com base na teorização de Leonor Arfuch, ou seja, considerando a narrativa como esforço para atribuir sentido aos enunciados, de maneira dialógica; tal concepção de narrativa orienta também o trabalho com os documentos. Por fim, três contextos de iteração – proposição desenvolvida por Leite, em diálogo com Arfuch e Derrida – organizaram a discussão do material: enunciações acerca da juventude participante, representação política juvenil e demandas dos jovens estudantes. As narrativas presentes no corpus empírico apontam para a construção de uma variedade de demandas, construídas de formas também variadas e em articulação entre os próprios estudantes ou com organizações internas ou externas ao corpo estudantil. Destaca-se a demanda mais recorrente, por educação escolar, vinculada à forte identificação dos jovens como estudantes, bem como a demanda por escuta, no que se aproximam dos recentes movimentos juvenis de ocupação de espaços públicos.
Abstract: Despite the often renewed interest of the youth sudies in the political participation of youth, investigations are little dedicated to inaction or momentos of lesser visibility of movements. The present study seeks to reduce this gap by investigating the political participation of young people in Cefet/RJ over ten years, from 2012 to 2021, based on records of meetings of student councils and organizations and interviews with young students and teachers at the institution. To think about youth, we take the notion of performative identification of youth, developed by Miriam Leite in dialogue with Judith Butler's notion of performative gender and the performative iterability of language, as proposed by Jacques Derrida. We think of political participation as a requisite for democracy with Butler, Chantal Mouffe and Jacques Rancière, references that also organize the thoughts about democracy in school education. This work also considers, in dialogue with Martín Retamozo's argument, the students' demand, collectively produced in a movement of identification between them. The treating of the documents that make up the research corpus took place in conjunction with Jacques Le Goff's approach, in which the document carries the projection of an image/meaning, considering the conditions in which it was produced. The interviews were planned and carried out based on Leonor Arfuch's theorization, that is, considering the narrative as an effort to attribute meaning to the enunciations, in a dialogical way; this conception of narrative also guides the work with the documents. Three iteration contexts organized the discussion of the material: enunciations about participating youth, youth political representation and demands of young students. The narratives present in the empirical corpus point to the construction of a variety of demands, constructed in different ways and in articulation between the students themselves or with organizations, internal or external to the student body. The most recurrent demand for education, linked to the strong identification of young people as students, stands out.
A pesar del interés a menudo renovado de los estudios de juventud en la participación política de los jóvenes, las investigaciones se dedican poco a la inacción o a los momentos de menor visibilidad de los movimentos. El presente estudio busca reducir esa brecha investigando la participación política de los jóvenes del Cefet/RJ durante diez años, de 2012 a 2021, a partir de registros de reuniones de consejos y organizaciones estudiantiles y entrevistas con jóvenes estudiantes y profesores de la institución. Para pensar la juventud, partimos de la noción de identificación performativa de la juventud, desarrollada por Miriam Leite en diálogo con la noción de género performativo de Judith Butler y la iterabilidad performativa del lenguaje, propuesta por Jacques Derrida. Pensamos en la participación política como un requisito para la democracia con Butler, Chantal Mouffe y Jacques Rancière, referentes que organizan también el pensamiento sobre la democracia en la educación escolar. Este trabajo considera también, en diálogo con el argumento de Martín Retamozo, la demanda de los estudiantes, producida colectivamente en un movimiento de identificación entre ellos. El tratamiento de los documentos que componen el corpus de investigación se dio en conjunto con el enfoque de Jacques Le Goff, en el que el documento lleva la proyección de una imagen/sentido, considerando las condiciones en que fue producido. Las entrevistas fueron planificadas y realizadas a partir de la teorización de Leonor Arfuch, es decir, considerando la narración como un esfuerzo por atribuir sentido a los enunciados, de forma dialógica; esta concepción de la narrativa también orienta el trabajo con los documentos. Tres contextos de iteración organizaron la discusión del material: enunciados sobre los jóvenes participantes, la representación política juvenil y las demandas de los jóvenes estudiantes. Las narrativas presentes en el corpus empírico apuntan a la construcción de una variedad de demandas, construidas de diferentes formas y en articulación entre los propios estudiantes o con organizaciones internas o externas al estudiantado. Se destaca la demanda más recurrente por educación, ligada a la fuerte identificación de los jóvenes como estudiantes.
Palavras-chave: Juventud
Participación política
Educación escolar
Performatividad
Youth
Political participation
Schooling
Performativity
Democracy
Juventude
Participação política
Educação escolar
Performatividade
Democracia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: RIBEIRO, Zenaide Mariano. “É o que a gente veio aqui pra fazer”: participação da juventude na política escolar. 2023. 204 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20642
Data de defesa: 30-Mai-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.