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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo de reparos para embarcações navais à base de compósitos de poliéster e resina epóxi sobrepostas em chapas de aço ASTM A-131
Título(s) alternativo(s): Study of repairs for naval vessels based on polyester composites and epoxy resin on steel sheets ASTM A-131
Autor: Dias, Enio da Cunha 
Primeiro orientador: Sirqueira, Alex da Silva
Primeiro coorientador: Pinto, Patrícia Reis
Primeiro membro da banca: Pinto, Wilma Clemente de Lima
Segundo membro da banca: Vianna, Erik Lorenzato Ferreira
Resumo: Após a construção de uma embarcação, utilizando material por aço ou por plásticos reforçados com fibras, existe a necessidade de executar manutenções periódicas ao longo da sua vida útil. Entre as mais diversas áreas de manutenções de uma embarcação, tais como, propulsão, motores diesel e elétricos, um dos mais importantes: é o reparo na estrutura do casco. Nos navios em aço este reparo é feito substituindo chapas degradadas por novas com a mesma especificação de material, em embarcações de fibras, também, é feito o reparo com novas peças do mesmo material ou é utilizado a técnica de relaminação utilizando camadas de resinas e fibras. O objetivo deste estudo é englobar esses dois universos, materiais metálicos e resinas reforçadas, e realizar experimentos (reparos), utilizando base de resinas reforçadas com fibras sobre chapas de aço estrutural naval do tipo ASTM A-131. Testes mecânicos de tração, impacto de Charpy, dureza e testes hidrostáticos foram feitos e foi verificado tanto a capacidade de aderência como a resistência do compósito. Testes de microscopia foram realizados para verificar a morfologia das amostras do compósito, retirados após o ensaio destrutivo hidrostático, para realizar análise de falha. Os ensaios se mostraram bastante satisfatórios com boa aderência da resina sobre o substrato, suportando uma pressão hidrostática de mais de 35 bar, qualificando o estudo e aprovando a técnica como uma alternativa de reparo para embarcação naval em aço ASTM A-131.
Abstract: After the construction of a vessel, using steel material or fiber reinforced plastics, there is a need to carry out maintenance throughout its useful life. Among the most diverse areas of maintenance of a vessel, such as propulsion, diesel and electric engines, one of the most important is the repair of the hull structure. In steel ships, this repair is done replacing degraded plates with new ones with the same material specification, in fiber vessels, the repair is also done with new parts of the same material or the relamination technique is used using layers of resins and fibers. The objective of this study is to join these two universes, metallic materials and reinforced resins, and to carry out experiments (repairs), using a base of resins reinforced with fibers on naval structural steel sheets of the ASTM A-131 type. Mechanical tensile tests, Charpy impact, hardness and hydrostatic tests were carried out and both the adhesion capacity and the resistance of the composite were verified. Microscopy tests were carried out to verify the morphology of the composite samples, taken after the hydrostatic destructive test, to perform failure analysis. The tests proved to be quite satisfactory, with good adherence of the resin to the substrate, enduring a hydrostatic pressure of more than 35 bar, qualifying the study and approving the technique as an alternative for repairing a naval vessel in ASTM A-131 steel.
Palavras-chave: Vessel maintenance
Mechanical tests on composites
Composite adhesion
Materials Science and Technology
Manutenção de embarcação
Ensaios mecânicos em compósitos
Adesão de compósitos
Ciência e Tecnologia de Materiais
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Ciências Exatas e Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais (FCEE)
Citação: DIAS, Enio da Cunha. Estudo de reparos para embarcações navais à base de compósitos de poliéster e resina epóxi sobrepostas em chapas de aço ASTM A-131. 2022. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Materiais) - Faculdade de Ciências Exatas e Engenharias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20661
Data de defesa: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Materiais (FCEE)

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