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Tipo do documento: Tese
Título: Percepções de estudantes de pedagogia sobre Educação em Direitos Humanos
Título(s) alternativo(s): Perceptions of pedagogy students on Human Rights Education
Autor: Pereira, Guilherme do Nascimento 
Primeiro orientador: Ortigão, Maria Isabel Ramalho
Primeiro membro da banca: Frangella, Rita de Cássia Prazeres
Segundo membro da banca: Borges, Verônica
Terceiro membro da banca: Julião, Elionaldo Fernandes
Quarto membro da banca: Candau, Vera Maria Ferrão
Resumo: O campo da Educação em Direitos Humanos é permeado por muitas possibilidades de trabalho, tanto metodológicas quanto temáticas. Esta tese tem por objetivo refletir sobre sentidos acerca deste campo, a partir das percepções apresentadas por estudantes do curso de Pedagogia da UERJ/Cederj, matriculados na disciplina eletiva “Escola, violência e direitos humanos”. Para tanto, seguindo as orientações metodológicas de Earl Babbie sobre a construção de surveys, foi elaborado um quadro teórico-conceitual a partir da literatura pertinente à área dos direitos humanos e da educação em direitos humanos; das quais emergiram as categorias democracia, diferença e dignidade humana. Além disso, a sensibilização insurge como uma estratégia metodológica frequente em diversos tratados sobre educação em direitos humanos, de modo que reflexões acerca dela mostrou-se potente para as análises. Foi percebido que a sensibilização tende a ser utilizada como uma etapa pontual nas diferentes propostas para a educação em direitos humanos. Nesta tese, sugere-se que a sensibilização possa ser vista como um processo de subjetivação pautado nas vivências individuais e coletivas, considerando-as mais fortemente nas estratégias didáticas de educação em direitos humanos. Dessa forma, o instrumento de pesquisa construído – questionário online autoadministrado – foi produzido de forma a fomentar respostas sobre a temática geral da pesquisa através das categorias elencadas, sobre concepções atuais e experiências de vida dos participantes. Observa-se que há certa referência à termos recorrentes, como respeito, liberdade e igualdade, por exemplo. As respostas indicaram que os estudantes valorizam os conceitos de democracia, diferença e dignidade humana, e percebem que existem violações dos direitos referentes a estes no cotidiano e em suas experiências pretéritas. Considerou-se que esta é uma seara de trabalho potente, pois aponta a sensibilização dos mesmos para as questões e o reconhecimento das problemáticas em situações práticas.
Abstract: The field of Human Rights Education is permeated by many possibilities of work, both methodological and thematic. This thesis aims to reflect on the senses about this field, based on the perceptions presented by students of the UERJ / Cederj Pedagogy course, enrolled in the elective course "School, violence and human rights". To do so, following the methodological guidelines of Earl Babbie on the construction of surveys, a theoretical-conceptual framework was elaborated from the relevant literature in the area of human rights and human rights education; from which emerged the categories of democracy, difference and human dignity. In addition, raising sensitization is a frequent methodological strategy in several treaties on human rights education, so reflections on it have proved to be powerful for analysis. It was perceived that awareness tends to be used as a one-off stage in the different proposals for human rights education. In this thesis, it is suggested that the sensitization can be seen as a process of subjectivation based on individual and collective experiences, considering them more strongly in the didactic strategies of human rights education. Thus, the research tool built – self-administered online questionnaire – was produced in order to foster responses on the general theme of the research through the categories listed, on current conceptions and life experiences of the participants. It is noted that there is some reference to recurrent terms, such as respect, freedom and equality, for example. The answers indicated that students value the concepts of democracy, difference and human dignity, and perceive that there are violations of the rights related to them in daily life and in their past experiences. It was considered that this is a potent field of work, since it points out the awareness of the same to the issues and the recognition of the problems in practical situations.
Palavras-chave: Human Rights Education
Democracy
Human dignity
Educação em Direitos Humanos
Democracia
Dignidade humana
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PEREIRA, Guilherme do Nascimento. Percepções de estudantes de pedagogia sobre Educação em Direitos Humanos. 2019. 123 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20672
Data de defesa: 14-Fev-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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