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Tipo do documento: Dissertação
Título: Autonomia, letramentos sociais e participação: os caminhos percorridos com os estudantes do oitavo ano de uma escola pública estadual no Gradim
Título(s) alternativo(s): Autonomy, social literacy and participation: the paths taken by eighth-year students at a state school in Gradim
Autor: Siqueira, Eliane Almeida Balonecker 
Primeiro orientador: Oliveira, Marcia Lisbôa Costa de
Primeiro membro da banca: Abreu, Kátia Nazareth de Moura
Segundo membro da banca: Muniz, Valéria Campos
Resumo: As ações da presente pesquisa têm como embasamento teórico os estudos dialógicos e interacionistas da linguagem, idealizados por Mikhail Bakhtin e seu Círculo, com considerações acerca da teoria enunciativa defendida por Cecília Goulart, segundo a qual “enunciar é argumentar”, bem como os conceitos de experiência/sentido de Jorge Larrosa Bondía, passando pelas ideias de educação como ato político e da formação emancipadora do discente, através da pedagogia crítica de Paulo Freire e das reflexões de Edgar Morin acerca da complexidade do indivíduo. A proposta de trabalho ora partilhada utilizou a metodologia da pesquisa-ação socialmente crítica (TRIPP), e propôs a elaboração didática participativa (OLIVEIRA, 2019), que sugere atividades educacionais de cunho qualitativo com viés político e ideológico, recorrendo ainda aos estudos dos letramentos sociais (STREET, 2014). O estudo apresentado visa apresentar minha prática docente junto aos estudantes de uma turma de oitavo ano do ensino fundamental, no Colégio Estadual Coronel Francisco Lima (CECFL), unidade escolar situada no bairro Gradim, município de São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro e procura incentivar o poder pertinente aos jovens de refletir, repensar, criar e compartilhar suas experiências; assim como Paulo Freire sugere do “dizer a sua palavra”; buscou ainda, apresentar uma proposta pedagógica didática colaborativa, na qual se fez necessário uma relação de parceria entre estudantes e professora, que se enxergam como colaboradores, com uma visão de mundo mais altruísta e ações voltadas aos valores sociais. As atividades que desenvolvemos foram prospectadas acreditando no potencial dialógico que a sala de aula proporciona e na valorização da criatividade e da autonomia discentes e foram produzidas em parceria interinstitucional entre o CECFL, o CIEP 250 Rozendo Rica Marcos e a UERJ/FFP. Desenvolvemos com uma turma uma pesquisa de opinião, em que os estudantes elegeram como tema o bairro em que moram/estudam, realizando ações práticas pelo bairro, que suscitou o desenvolvimento de oficinas para os alunos do referido CIEP, integrando-se ao projeto que a equipe vinha desenvolvendo, com base nas orientações de Leonardo Boff de cuidar de si, do outro e do planeta. A presente pesquisa mostrou que é possível aprender além dos muros da escola, com práticas significativas vividas pelos estudantes e pela professora-pesquisadora, transformando uma experiência pedagógica, em uma experiência humana.
Abstract: The actions of the present research are based on the theoretical dialogical and interactionist studies of language, idealized by Mikhail Bakhtin and his Circle, with considerations about the enunciative theory defended by Cecília Goulart, according to which “to enunciate is to argue”, as well as the concepts of experience / sense of Jorge Larrosa Bondía, passing through the ideas of education as a political act and the emancipating formation of the student, through Paulo Freire's critical pedagogy and Edgar Morin's reflections on the individual's complexity. The work proposal now shared used the methodology of socially critical action-research (TRIPP), and proposed the participatory didactic elaboration (OLIVEIRA, 2019), which suggests qualitative educational activities with a political and ideological bias, also resorting to studies of literacies (STREET, 2014). The study presented aims to observe my teaching practice with students of a class of eighth grade of elementary school, at Colonel Francisco Lima State College (CECFL), a school unit located in the district of Gradim, municipality of São Gonçalo, state of Rio de Janeiro and sought encourage the pertinent power of young people to reflect, rethink, create and share their experiences; as Paulo Freire suggests from “saying your word”. The activities we developed were explored believing in the dialogical potential that a classroom provides and in valuing students' creativity and autonomy and were produced in an interinstitutional partnership between CECFL, CIEP 250 Rozendo Rica Marcos and UERJ / FFP. We developed an opinion poll with a group of eighth grade students, in which students chose the neighborhood in which they live / study as their theme, carrying out practical actions in the neighborhood, which led to the development of workshops for the students of that CIEP, integrating to the project that the team had been developing, based on Leonardo Boff's guidelines for taking care of yourself, the other and the planet. The present research showed that it is possible to learn beyond the walls of the school, with significant practices lived by the students and the teacher-researcher, transforming a pedagogical experience, into a human experience.
Palavras-chave: Student autonomy
Social literacies
Participation
Autonomia estudantil
Letramentos sociais
Participação
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: SIQUEIRA, Eliane Almeida Balonecker. Autonomia, letramentos sociais e participação: os caminhos percorridos com os estudantes do oitavo ano de uma escola pública estadual no Gradim. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20681
Data de defesa: 10-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)

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