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Tipo do documento: Tese
Título: Políticas de formação docente continuada na EJA da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: o que nos dizem sujeitos da EJA?
Título(s) alternativo(s): Continuing teacher training policies in the YAL of the Municipal Education Secretariat of Rio de Janeiro: what do YAL subjects tell us?
Autor: Oliveira, Daniel Pereira de 
Primeiro orientador: Araújo, Mairce da Silva
Primeiro membro da banca: Soares, Leôncio José Gomes
Segundo membro da banca: Reis, Graça Regina Franco da Silva
Terceiro membro da banca: Carvalho, Rosa Malena de Araújo
Quarto membro da banca: Fernandes, Andrea da Paixão
Resumo: A presente pesquisa parte da indagação “O que dizem gestoras, parceiros e parceiras formadores e professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME) sobre as políticas municipais de formação docente continuada para a EJA?”. Com essa pergunta, seu objetivo principal é compreender como se organizou e vem se desenvolvendo a formação docente continuada para a EJA no âmbito da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, no período de 2001 a 2023. A questão da pesquisa nasceu a partir de uma observação de que a EJA da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro se destaca nos cenários estadual e nacional pela sua continuidade que foi consolidando-a como uma política pública com quase 40 anos de existência (desde 1985). No cenário nacional, diferente do que ocorre nessa rede municipal, majoritariamente pode ser observada a descontinuidade de sucessivos programas de governo de EJA. Na Rede do Rio a política de EJA inclui uma política de formação docente continuada em EJA. Essa observação produziu a hipótese de que a formação em EJA é um fator preponderante no fortalecimento e perpetuação dessa modalidade nessa rede de ensino e de seus princípios fundamentais. A pesquisa foi desenvolvida com base nos referenciais metodológicos da pesquisaformação narrativas (auto)biográficas, aliada à pesquisa documental realizada no Centro de Memória e Pesquisa do CREJA. Assim, desafiei-me a escrever em primeira pessoa, me assumindo também como sujeito da pesquisa e narrando minhas experiências de vidaformação na EJA. Nessa mesma perspectiva trouxe a narrativa de ex-gestoras da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (GEJA) e de professores(as) da universidade que atuam/atuaram como parceiros nessas práticas e políticas de formação docente continuada. Justifico a relevância dessa pesquisa principalmente com o seguinte argumento: investigar políticas de formação continuada docente específicas para a EJA é uma das formas de fortalecer o campo da EJA e consolidá-lo, trazendo-o à visibilidade nas pesquisas, nos espaços de discussão acadêmica e nos espaços de formação docente. Como conclusões provisórias, dado o inacabamento que caracteriza o processo de produção do conhecimento, a pesquisa permitiume chegar aos seguintes pontos: conhecer parte do processo histórico das práticas e políticas de formações docente continuada para a EJA no âmbito da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro; entender que a continuidade da política de formação continuada em EJA foi favorecida pela relação das gestões da pasta da EJA com a própria modalidade, como professoras, onde foram também formadas; o momento histórico, anterior ao FUNDEB, com investimentos descentralizados obtidos por meio do FNDE para as formações e a importância da participação docente que atuou reivindicando e participando do direito à formação em EJA; a constatação da ausência de políticas de valorização profissional que incorporem, para além das pós-graduações, outras formações continuadas ao Plano de Cargos e Salários ou constituam benefícios aos(às) docentes; e a compreensão de que a busca pela formação docente é parte do movimento do magistério, sem a qual a formação poderia não ter tomado a força atual que colabora para impulsioná-la como uma política que foi continuada até os dias de hoje.
Abstract: This research is based on the question “What do managers, training partners and teachers of Youth and Adult Education (YAL) at the Municipal Education Department of Rio de Janeiro (SME) say about municipal policies of continuing teacher training for YAL?”. With this question, its main objective is to understand how continuing teacher training for YAL was organized and developed within the scope of the Municipal Education Secretariat of Rio de Janeiro, from 2001 to 2023. The research question was born from an observation that the YAL of the Public System of the Municipal Education System of Rio de Janeiro stands out in the state and national scenarios for its continuity that has been consolidating it as a public policy with almost 40 years of existence (since 1985). On the national scene, unlike what happens in this municipal system, the discontinuity of successive YAL government programs can mostly be observed. In Rede do Rio, the YAL policy includes a policy of continued teacher training in YAL. This observation produced the hypothesis that training in YAL is a preponderant factor in strengthening and perpetuating this modality in this teaching system and its fundamental principles. The research was developed based on the methodological references of (auto)biographical narrative research, combined with documentary research carried out at the Center for Memory and Research at CREJA. Thus, I challenged myself to write in the first person, also assuming myself as a research subject and narrating my experiences of life and training in YAL. In this same perspective, I brought the narrative of former managers of the Youth and Adult Education Management (GEJA) and university professors who act/acted as partners in these practices and policies of continuing teacher education. I justify the relevance of this research mainly with the following argument: investigating policies for continuing teacher education specific to YAL is one of the ways to strengthen the field of YAL and consolidate it, bringing it to visibility in research, in spaces for academic discussion and in teacher training spaces. As provisional conclusions, given the incompleteness that characterizes the knowledge production process, the research allowed me to reach the following points: to know part of the historical process of practices and policies of continuing teacher training for YAL within the scope of the Municipal Secretary of Education of Rio de Janeiro; to understand that the continuity of the continuing education policy in YAL was favored by the relationship of the management of the YAL portfolio with the modality, itself as teachers, where they were also trained; the historical moment, prior to FUNDEB, with decentralized investments obtained through the FNDE for training and the importance participation teacher who acted both claiming and participating in the right to training in YAL; the observation of the absence of professional development policies that incorporate, in addition to postgraduate courses, benefits Job and Wages Plan for the training; and the understanding that the search for teacher training is part of the teaching movement, without such search, it might not have taken the current strength that collaborates to boost it as a policy that has been continued until today.
Palavras-chave: Youth and adult education
Continuing teacher training
Research training
Educação de jovens e adultos
Formação docente continuada
Pesquisaformação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: OLIVEIRA, Daniel Pereira de. Políticas de formação docente continuada na EJA da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: o que nos dizem sujeitos da EJA? 2023. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20697
Data de defesa: 28-Ago-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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