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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20698
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O Peru no feminino: o papel das mulheres na sociedade antiga e colonial nos Andes (séculos XVI e XVII) |
Título(s) alternativo(s): | Perú en el femenino: el papel de la mujer en la sociedad antigua y colonial de los Andes (siglos XVI y XVII) |
Autor: | Araújo, Lorena Gouvêa de |
Primeiro orientador: | Vainfas, Ronaldo |
Primeiro coorientador: | Garcia, Elisa Fruhauf |
Primeiro membro da banca: | Pompa, Maria Cristina |
Segundo membro da banca: | Lima, Lana Lage da Gama |
Terceiro membro da banca: | Wanderley, Marcelo da Rocha |
Quarto membro da banca: | Calainho, Daniela Buono |
Resumo: | A presente tese tem como objetivo a análise do feminino na dinâmica da sociedade do Vice-Reino do Peru, nos séculos XVI e XVII. Para tal, recorri aos achados arqueológicos, às histórias míticas fundadoras, às crônicas andinas e aos processos da justiça eclesiástica do século XVII, a fim de elucidar a complexidade que se inaugurou a partir do encontro de visões de mundo distintas, provenientes da lógica colonial. Ancorada nas premissas do patriarcado e da demonologia europeia, esta sociedade judicializou a religiosidade ancestral, enquadrando-a nas prerrogativas inteligíveis à mentalidade conquistadora. A partir dos processos disponíveis no Archivo Arzobispal de Lima, procuro compreender como as mulheres nativas – protagonistas na manutenção da cosmovisão pré-colonial – se tornaram rés dos processos de visitas de Extirpação de Idolatrias dos séculos XVI e XVII e passaram a ser consideradas bruxas, feiticeiras e idólatras. Ainda assim, faz parte da análise desta tese, perceber como tais processos podem revelar a existência, ainda que mitigada, das práticas religiosas andinas no seio da sociedade colonial do século XVII. |
Abstract: | Esta tesis tiene como objetivo analizar lo femenino en la dinámica de la sociedad en el Virreinato del Perú, en los siglos XVI y XVII. Para ello, recurrí a hallazgos arqueológicos, relatos fundacionales míticos, crónicas andinas y los procesos de justicia eclesiástica del siglo XVII, con el fin de dilucidar la complejidad que se inauguró a partir del encuentro de diferentes visiones del mundo, derivadas desde la lógica colonial. Anclada en las premisas del patriarcado y la demonología europea, esta sociedad judicializó la religiosidad ancestral, enmarcándola dentro de las prerrogativas inteligibles a la mentalidad conquistadora. A partir de los procesos disponibles en el Archivo Arzobispal de Lima, trato de comprender cómo las mujeres nativas --protagonistas en el mantenimiento de la cosmovisión precolonial-- se convirtieron en acusadas en los procesos de Extirpación de la idolatría de las visitas de los siglos XVI y XVII y llegaron a ser consideradas brujas, brujas e idólatras. Aun así, parte del análisis de esta tesis es comprender cómo tales procesos pueden revelar la existencia, aunque mitigada, de prácticas religiosas andinas dentro de la sociedad colonial del siglo XVII. |
Palavras-chave: | Femenino Andes Hispanoamérica Feminino Andes América Hispânica |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História Social |
Citação: | ARAÚJO, Lorena Gouvêa. O Peru no feminino: o papel das mulheres na sociedade antiga e colonial nos Andes (séculos XVI e XVII). 2021. 301 f. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20698 |
Data de defesa: | 15-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em História Social |
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