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Tipo do documento: Dissertação
Título: Analisando a percepção ambiental de alunas e alunos da educação básica sobre o Oceano em escolas de três municípios do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Analyzing the environmental perception of elementary school students about the Ocean in schools in three municipalities in Rio de Janeiro
Autor: Cocchiarelli, Rebeca dos Santos Barreto 
Primeiro orientador: Araujo, Fabio Vieira de
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Rayane Sorrentino
Segundo membro da banca: Santos, Marcelo Guerra
Terceiro membro da banca: Silva, Melanie Lopes da
Quarto membro da banca: Silva, Jean Carlos Miranda da
Resumo: A Cultura Oceânica é um movimento que busca a reconexão com o oceano, através da compreensão da influência dele em nós e a nossa influência nele, a partir de conteúdos abordados na educação escolar. O objetivo desta dissertação é investigar os modelos mentais a partir da associação livre de alunas e alunos da educação básica, a fim de identificar os significados atribuídos ao oceano, relacionando-os aos Sete Princípios Oceânicos, e comparar as associações no que se refere ao ano de escolaridade e à região da pesquisa. Foram selecionados colégios nas seguintes regiões no estado do Rio de Janeiro: Pau Grande, em Magé; Barreto, em Niterói; e São Gonçalo no entorno da Baía de Guanabara. Os dados foram colhidos utilizando a técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) entre os meses de fevereiro e março de 2022 e, para a realização da análise, foi utilizada a técnica de Bardin. A análise foi dividida em: representação em uma nuvem de palavras, categorização conforme os Sete Princípios Oceânicos e comparação conforme o ano e as regiões da pesquisa. Foram obtidas o total de 966 respostas, das quais 489 foram do Ensino Fundamental (EF) e 477 do Ensino Médio (EM). As palavras mais frequentes foram água, peixe, mar, azul, onda, praia, tubarão, animais, paz e poluição. O Princípio Oceânico mais frequente nas respostas foi o Princípio 1, enquanto o menos frequente foi o Princípio 3. Em relação ao ano, o Princípio 3 foi o menos utilizado em todos os anos, o Princípio 1 teve mais frequência no 8° e 9º anos do EF e na 2ª série do EM o Princípio 5 foi mais usado no 6° e no 7° anos do EF e o Princípio 6 foi o mais frequente na 1ª e 3ª séries do EM. Em relação às regiões, o Princípio 3 foi o menos citado em todas, o Princípio 5 foi o mais frequente na região de Magé e o Princípio 1 foi o mais utilizado nas regiões de Niterói e São Gonçalo. Espera-se, com os dados obtidos, traçar objetivos para desenvolver a Cultura Oceânica conforme o público-alvo, a partir dos conhecimentos prévios e da ausência ou insuficiências destes, utilizando os espaços formais de ensino.
Abstract: The Ocean Literacy is a movement that seeks to reconnect with the ocean, through understanding its influence on us and our influence on it, based on content covered in school education. The objective of this dissertation is to investigate the mental models based on free associations of primary school students and students, in order to identify the associations and meanings attributed to the ocean, relating them to the Seven essential Principles, and to compare the perceptions with regard to the year of schooling and the search region. Schools were selected in the following regions in the state of Rio de Janeiro: Pau Grande, in Magé; Barreto, in Niterói; and São Gonçalo around Guanabara Bay. Data were collected used the technique the Free Word Association Test (TALP) between February and March 2022 and for the analysis, was used technique the Bardin. The analysis was divided into: representation in a word cloud, categorization according to the Seven essencial Principles and comparison according to the year and regions of the research. A total of 966 responses were obtained, of which 489 were from Middle School and 477 from High School. The most frequent words were water, fish, sea, blue, wave, beach, shark, animals, peace and pollution. The most frequent Principle in the responses was Principle 1, while the least frequent was Principle 3. Regarding the year, Principle 3 was the least used in all years, Principle 1 was more frequent in the 8th and 9th grades of Middle School and in 11th grade of High School, Principle 5 was most used in 6th and 7th grades of Middle School and Principle 6 was most frequently used in 10th and 12th grades of High School. Regarding the regions, Principle 3 was the least mentioned in all, Principle 5 was the most frequent in the Magé region and Principle 1 was the most used in the Niterói and São Gonçalo regions. It is expected, with the data obtained, to outline objectives to develop Ocean Literacy according to the target audience, based on prior knowledge and their absence or insufficiencies, using formal teaching spaces.
Palavras-chave: Ocean Literacy
Free associations
Word cloud
Guanabara Bay
Cultura Oceânica
Associação livre
Nuvem de palavras
Baía de Guanabara
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: COCCHIARELLI, Rebeca dos Santos Barreto. Analisando a percepção ambiental de alunas e alunos da educação básica sobre o Oceano em escolas de três municípios do Rio de Janeiro. 2023. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20700
Data de defesa: 27-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

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