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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20710
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Por uma ética coletiva negra: os cursos preparatórios para Pós-Graduação e tensionamento do dispositivo meritocrático na Universidade |
Título(s) alternativo(s): | For a black collective ethic: postgraduate courses and the tension between merit |
Autor: | Silva, Renata Nascimento da ![]() |
Primeiro orientador: | Gonçalves, Fernando do Nascimento |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Fátima Cristina Régis Martins de |
Segundo membro da banca: | Sovik, Liv Rebecca |
Terceiro membro da banca: | Deus, Zélia Amador de |
Quarto membro da banca: | Santos, Márcia Guena dos |
Resumo: | A tese investiga a lógica do sistema meritocrático que se apoia em valores universais como igualdade, justiça social e excelência intelectual. Sua atuação na educação e demais bases organizacionais da sociedade, remonta às origens do próprio pensamento ocidental moderno e seus ideais civilizatórios. Ciente do viés eurocêntrico e, portanto, colonial da Modernidade e de seus dispositivos, esta pesquisa se debruça sobre a entrada de sujeitos negros e negras na universidade, mais especificamente, em programas de Pós-Graduação (PPG). A lógica meritocrática potencialmente excludente presente nesses processos seletivos provocou a criação de cursos preparatórios para sanar a ausência histórica de corpos negros neste seguimento, mesmo após a implementação de ações afirmativas na graduação. Dessa maneira, o objetivo desta pesquisa é entender em que medida os cursos são capazes de demonstrar que a racialidade é um elemento constituinte do sistema meritocrático que dificulta o acesso de estudantes negros, indígenas e trans no mestrado e no doutorado. Nesse sentido, a pesquisa se propôs a analisar as dinâmicas entre voluntários e participantes dos preparatórios e as estratégias que surgem nos cursos como forma de ingressar em PPGs, no Sudeste. Os procedimentos metodológicos consistiram em: observação participante; questionários e entrevista em profundidade com participantes dos cursos preparatórios; levantamento quantitativo de cursos no país, por meio de Redes Sociais; e análise documental. Com base nas análises, conclui-se que os cursos constituem comunidades de aprendizado e de afeto capazes de traduzir às normas da Pós-Graduação, atuando como mediadores entre os candidatos e a universidade pública, produzindo coletivamente, por meio de uma tecnologia quilombola, resistência à lógica do mérito que opera na Pós-Graduação. |
Abstract: | This dissertation investigates the logic of the meritocratic system that relies on universal values such as equality, social justice, and intellectual excellence. Its action in education, and other organizational bases of society, goes back to the origins of modern Western thought and its civilizing ideals. Aware of the Eurocentric and, therefore, colonial bias of Modernity and its mechanisms, this research focuses on the entry of black men and women into universities, more specifically, into graduate programs (PPG). The potentially exclusionary meritocratic logic present in these selection processes provoked the creation of preparatory courses to remedy the historical absence of black bodies in this segment, even after the implementation of affirmative action in undergraduate programs. Thus, the main objective of the research is to understand if the courses are able to demonstrate that raciality is a constituent element of the meritocratic system that hinders the access of black, indigenous and trans students to master's and doctoral programs in the area of communication. In this sense, we propose to analyze the dynamics between subjects and the strategies that emerge in the courses as a way to enter the PPGs in the Southeast. It is assumed that the cooperation between candidates and volunteers produced in these spaces resists the action of the merit device. The methodological procedures consisted of participant observation, in-depth interview, questionnaires, quantitative survey of courses through Social Networks and document analysis. Based on the analyses, we conclude that the courses constitute teaching and affection communities capable of translating the norms of Graduate Studies, acting as mediators between the candidates and the public university, collectively producing, through a quilombola technology, resistance to the merit logic that operates in Graduate Studies. |
Palavras-chave: | Meritocracy Raciality Cooperation Affirmative action Graduate preparation courses Meritocracia Racialidade Cooperação Cursos preparatórios Pós-graduação |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | SILVA, Renata Nascimento da. Por uma ética coletiva negra: os cursos para Pós-Graduação e o tensionamento do dispositivo de mérito. 2023. 264 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-graduação em Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20710 |
Data de defesa: | 28-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Comunicação |
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