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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Já está trabalhando os quilombolas?”: Saberes, memórias e identidades da comunidade da Rasa na alfabetização de crianças em uma escola pública de Armação dos Búzios (RJ)
Título(s) alternativo(s): “Are you already working the quilombolas contents?”: Knowledge, memories and identities of the Rasa community in the literacy process of children in a public school in Armação dos Búzios
Autor: Jandir, Lilian Alves 
Primeiro orientador: Oliveira, Marcia Lisboa Costa de
Primeiro membro da banca: Abreu, Katia Nazareth Moura de
Segundo membro da banca: Ribeiro, Maria Angélica Souza
Resumo: Esta dissertação analisa a execução de um projeto desenvolvido por meio de sequências didáticas voltado para o conhecimento da história quilombola da comunidade da Rasa, relacionando-a à alfabetização infantil, de maneira a contribuir para seu enaltecimento dentro do ambiente escolar. Considera-se, para tanto, a necessidade de implementação da lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da cultura e da história afro-brasileiras nas instituições escolares, com o intuito de garantir um ensino que coloque em prática os apontamentos trazidos na legislação, estabelecendo, ao mesmo tempo, relações com a realidade e com o contexto social no qual os estudantes estão inseridos. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo é desenvolver uma pesquisa-ação que valorize a história e a experiência quilombola de moradores antigos da comunidade da Rasa, associando-as à aprendizagem da leitura e da escrita de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Armação dos Búzios (RJ). A metodologia utilizada pauta-se na combinação entre a pesquisa-ação, a etnografia e a análise de documentos. Apresenta-se, um olhar atento aos procedimentos de alfabetização à luz de Freire (1987 [2021a]) e de Soares (2003, 2020a e 2020b). Evidenciam-se, também, as perspectivas sobre os letramentos sociais discutidas por Street (2014), as teorias de Moita Lopes (2006) para a Linguística Aplicada contemporânea e os pensamentos de Nascimento (1980), que ressalta as contribuições da história e das memórias da população negra para a sociedade, bem como a relevância dos quilombos enquanto espaços de resistência. No final desse estudo, observa-se como a inserção de planejamentos voltados para a reflexão sobre o sistema de escrita alfabética, associados ao reconhecimento e à valorização dos elementos que marcam a identidade quilombola do bairro Rasa, podem contribuir para uma aprendizagem prazerosa, significativa e indispensável para as crianças dessa comunidade.
Abstract: This dissertation analyzes the implementation of a project developed through didactic sequences aimed at fostering awareness of the quilombola history of the Rasa community, linking it to childhood literacy in order to contribute to its elevation within the school environment. To achieve this goal, the need to implement Law 10.639/03 is considered, which mandates the teaching of Afro-Brazilian culture and history in educational institutions, with the aim of ensuring education that puts into practice the provisions outlined in the legislation while simultaneously establishing connections with the students' reality and social context. Thus, the general objective of this study is to develop action research that values the history and quilombola experience of long-time residents of the Rasa community, associating them with the literacy development of first-grade children in a public school in the city of Armação dos Búzios (RJ). The methodology employed combines action research, ethnography, and document analysis. It takes a close look at literacy procedures through the lens of Freire (1987 [2021a]) and Soares (2003, 2020a, and 2020b). The study also highlights perspectives on social literacies discussed by Street (2014), the theories of Moita Lopes (2006) for contemporary Applied Linguistics, and the thoughts of Nascimento (1980), emphasizing the contributions of the history and memories of the Black population to society, as well as the significance of quilombos as spaces of resistance.In conclusion, this study observes how the integration of plans focused on reflecting on the alphabetic writing system, coupled with the recognition and appreciation of elements that define the quilombola identity of the Rasa neighborhood, can contribute to enjoyable, meaningful, and essential learning for the children in this community.
Palavras-chave: Literacy
Literacies
Quilombola children
Meaningful learning
Alfabetização
Letramentos
Crianças quilombolas
Aprendizagem significativa
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: JANDIR, L. A. “Já está trabalhando os quilombolas?”: Saberes, memórias e identidades da comunidade da Rasa na alfabetização de crianças em uma escola pública de Armação dos Búzios (RJ). 2023. 228 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20715
Data de defesa: 29-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística

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