Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20716
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Professora, e se eu fosse branco?” Usos do biográfico por uma educação antirracista
Título(s) alternativo(s): “Teacher, what if I were white? Uses of the biograhphical for an anti-racist edication
Autor: Silva, Manoela Bernardino da 
Primeiro orientador: Alberti, Verena
Primeiro membro da banca: Pereira, Amilcar Araujo
Segundo membro da banca: Gonçalves, Márcia de Almeida
Resumo: Neste estudo, refletimos sobre os usos do biográfico como uma ferramenta interessante para visibilizar a agência da população negra na história. As reflexões feitas aqui tiveram como mote a fala do meu aluno negro "J”, em que manifesta o desejo de experimentar ser branco. A partir das inquietações suscitadas por esse episódio, refletimos sobre a demanda do movimento negro por uma reavaliação do papel do negro na história e sobre qual abordagem das histórias de vida pode ser mais adequada para promover um ensino de história antirracista. Os sujeitos tematizados são Tia Ciata, importante tia baiana que contribuiu para a formação do samba carioca no início do século XX, e professor Hemetério dos Santos, intelectual negro que travou embates públicos contra o racismo científico. Suas vidas se inserem no contexto histórico do pós-abolição e da Primeira República. Ambos, sujeitos negros que agiram mediante as estruturas racistas do seu tempo, enfrentando-as cada um à sua maneira e inventando uma vida com dignidade para si e seus semelhantes. Faz parte ainda desse trabalho uma análise do caminho percorrido para a construção da proposição didática. Como resultado dessas reflexões, produzimos um conjunto de oficinas didáticas sobre esses personagens históricos para que sejam utilizadas por docentes do ensino básico.
Abstract: In this study, we reflect on the uses of the biographical as an interesting tool to make visible the agency of the black population in history. The reflections made here had as their motto the speech of my black student "J", in which he expresses the desire to experience being white. From the concerns raised by this episode, we reflect on the demand of the black movement for a re-evaluation of the role of black people in history and on which life stories approach may be more appropriate to promote an anti-racist history teaching. The subjects are Tia Ciata, an important Bahian who contributed to the formation of the samba in Rio de Janeiro in the early 20th century, and Professor Hemetério dos Santos, a black intellectual who fought public debates against scientific racism. Their lives are part of the historical context of the post-abolition period and the First Republic. Both were black subjects who acted against the racist structures of their times, facing them in their own way and inventing a life with dignity for themselves and their fellows. This work also includes an analysis of the path taken to build the didactic proposition. As a result of these reflections, we produced a set of didactic workshops on these historical figures to be used by elementary school teachers.
Palavras-chave: Uses of the biographical
History teaching
Post-abolition
Tia Ciata
Hemetério dos Santos
Usos do biográfico
Ensino de história
Pós-abolição
Tia Ciata
Hemetério dos Santos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: SILVA, Manoela Bernardino. “Professora, e se eu fosse branco?” Usos do biográfico por uma educação antirracista. 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20716
Data de defesa: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Manoela Bernardino da Silva - 2022 - Completa.pdfDocumento principal2,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.