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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20716
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | “Professora, e se eu fosse branco?” Usos do biográfico por uma educação antirracista |
Título(s) alternativo(s): | “Teacher, what if I were white? Uses of the biograhphical for an anti-racist edication |
Autor: | Silva, Manoela Bernardino da |
Primeiro orientador: | Alberti, Verena |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Amilcar Araujo |
Segundo membro da banca: | Gonçalves, Márcia de Almeida |
Resumo: | Neste estudo, refletimos sobre os usos do biográfico como uma ferramenta interessante para visibilizar a agência da população negra na história. As reflexões feitas aqui tiveram como mote a fala do meu aluno negro "J”, em que manifesta o desejo de experimentar ser branco. A partir das inquietações suscitadas por esse episódio, refletimos sobre a demanda do movimento negro por uma reavaliação do papel do negro na história e sobre qual abordagem das histórias de vida pode ser mais adequada para promover um ensino de história antirracista. Os sujeitos tematizados são Tia Ciata, importante tia baiana que contribuiu para a formação do samba carioca no início do século XX, e professor Hemetério dos Santos, intelectual negro que travou embates públicos contra o racismo científico. Suas vidas se inserem no contexto histórico do pós-abolição e da Primeira República. Ambos, sujeitos negros que agiram mediante as estruturas racistas do seu tempo, enfrentando-as cada um à sua maneira e inventando uma vida com dignidade para si e seus semelhantes. Faz parte ainda desse trabalho uma análise do caminho percorrido para a construção da proposição didática. Como resultado dessas reflexões, produzimos um conjunto de oficinas didáticas sobre esses personagens históricos para que sejam utilizadas por docentes do ensino básico. |
Abstract: | In this study, we reflect on the uses of the biographical as an interesting tool to make visible the agency of the black population in history. The reflections made here had as their motto the speech of my black student "J", in which he expresses the desire to experience being white. From the concerns raised by this episode, we reflect on the demand of the black movement for a re-evaluation of the role of black people in history and on which life stories approach may be more appropriate to promote an anti-racist history teaching. The subjects are Tia Ciata, an important Bahian who contributed to the formation of the samba in Rio de Janeiro in the early 20th century, and Professor Hemetério dos Santos, a black intellectual who fought public debates against scientific racism. Their lives are part of the historical context of the post-abolition period and the First Republic. Both were black subjects who acted against the racist structures of their times, facing them in their own way and inventing a life with dignity for themselves and their fellows. This work also includes an analysis of the path taken to build the didactic proposition. As a result of these reflections, we produced a set of didactic workshops on these historical figures to be used by elementary school teachers. |
Palavras-chave: | Uses of the biographical History teaching Post-abolition Tia Ciata Hemetério dos Santos Usos do biográfico Ensino de história Pós-abolição Tia Ciata Hemetério dos Santos |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | SILVA, Manoela Bernardino. “Professora, e se eu fosse branco?” Usos do biográfico por uma educação antirracista. 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20716 |
Data de defesa: | 14-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
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