Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20722
Tipo do documento: Dissertação
Título: O PROFMAT na Faculdade de Formação de Professores da UERJ: a visibilização como instrumento de fortalecimento de política de formação continuada
Título(s) alternativo(s): PROFMAT at the Faculdade de Formação de Professores at UERJ: visibility as a tool for strengthening continuing education policy
Autor: Fonseca, Carlos André Botelho 
Primeiro orientador: Souza, Marcele Câmara de
Primeiro coorientador: Petito, Priscila Cardoso
Primeiro membro da banca: Lozano, Abel Rodolfo Garcia
Segundo membro da banca: Martins, Leonardo Tadeu Silvares
Resumo: Estruturar a formação continuada de professores como política de enfrentamento das dificuldades n o e nsino e a prendizagem n ão é u m d esafio si mples. Na Fa culdade de Formação de Professores da UERJ, esse foi um dos principais fatores que levaram à in-serção do Mestrado Profissional e m M atemática e m R ede N acional (PROFMAT) pelo Departamento de Matemática. Neste trabalho, contextualizamos historicamente o pro-cesso de implementação do programa, descrevendo e entendendo o papel e extensão de sua atuação como política pública localmente. A partir da organização e disponibilização dos dados do PROFMAT na instituição em um site público, propomos a socialização de informações como forma de interlocução com os professores e redes, além de instrumento de consolidação do referido programa naquele contexto que, com tão pouco tempo de atu-ação, já se mostra promissor em diversos aspectos. Construir essa ferramenta a partir da experiência de estudante do PROFMAT da UERJ e de professores da instituição traz o olhar por dentro do processo, permite a autorreflexão e a projeção de perspectivas futuras.
Abstract: Structuring the continuing education of teachers as a policy to address difficulties in teaching and learning is not a simple challenge. At the Faculdade de Formação de Professores at UERJ, this was one of the main factors that led to the implementation of the Professional Masters in Mathematics (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) by the Department of Mathematics. In this work, we provide historical context for the implementation process of the program, describing and unders-tanding the role and extent of its impact as a local public policy. By organizing and making PROFMAT data available on a public website within the institution, we propose the socialization of information as a means of dialogue with teachers and networks, as well as a tool for consolidating the program in that context, which, in its short time in operation, has already shown promise in various aspects. Building this tool from the experience of a PROFMAT student at UERJ and teachers from the institution provides an insiderŠs perspective on the process, allowing for self-reflection and the projection of future perspectives.
Palavras-chave: Faculty of Teacher Education
Professional Master’s in Mathematics
PROFMAT
UERJ
Faculdade de Formação de Professores
Mestrado Profissional em Matemática
PROFMAT
UERJ
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: FONSECA, Carlos André Botelho. O PROFMAT na Faculdade de Formação de Professores da UERJ: a visibilização como instrumento de fortalecimento de política de formação continuada. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20722
Data de defesa: 31-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Carlos André Botelho Fonseca.pdfDocumento principal7,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.