Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20737
Tipo do documento: Dissertação
Título: A sociologia no ensino médio: editais do PNLD 2018 e 2021
Título(s) alternativo(s): Sociology in high school: 2018 and 2021 PNLD notices
Autor: Moura, Carlos Henrique Alves 
Primeiro orientador: Garchet, Helena Maria Bomeny
Primeiro coorientador: Maçaira, Julia Polessa
Primeiro membro da banca: Emerique, Raquel Balmant
Segundo membro da banca: Moraes, Amaury Cesar
Resumo: O Novo Ensino Médio, proposto pelo Governo Federal no ano de 2017, trouxe mudanças significativas na organização deste segmento da educação básica. Para sua total implementação, o ensino médio e todas as políticas públicas relativas que o cercam precisarão estar de acordo com as diretrizes propostas pela lei 13.415/2017, e também com a Base Nacional Comum Curricular. Em vista dessas mudanças, se fez necessário que os livros didáticos adquiridos através do edital do PNLD também sofressem mudanças. Diante desta situação, nos propusemos a analisar o edital do PNLD do ano de 2018, anterior à reforma do ensino médio, e o edital do PNLD 2021, posterior à reforma. Buscando compreender a materialização do “Novo Ensino Médio” no novo edital, e nas novas obras didáticas adquiridas através dele, além de tentar observar as principais mudanças de uma edição do edital para a outra. Para melhor embasar nossa análise também nos propusemos a investigar como essas modificações aconteceram na prática, para isso, analisamos a categoria “Trabalho” e a apropriação do “Pensamento Social Brasileiro” nos livros didáticos Sociologia em Movimento, anterior à reforma, e Moderna Plus: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, posterior à reforma. A partir dessa pesquisa, foi possível compreender o edital do PNLD 2021 e o "Suplemento ao Professor” do livro da editora Moderna como dois “mini-manuais” de implementação da reforma do ensino médio. Quanto ao livro Moderna Plus: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, observamos que ele ainda não estabeleceu uma ruptura com a forma de produção anterior, Sociologia em Movimento, apresentando-se mais como uma acomodação deste. Sendo assim, ainda não podemos considerar, ao menos a partir dessa análise, os livros oriundos do Edital do PNLD 2021 como a quarta geração de livros didáticos no Brasil.
Abstract: The New High School, proposed by the Federal Government in 2017, brought significant changes in the organization of this segment of basic education. For its full implementation, high school and all the relative public policies that surround it will need to be in accordance with the guidelines proposed by law 13.415/2017, and also with the National Common Curriculum Base. In view of these changes, it was necessary that the textbooks acquired through the PNLD notice also underwent changes. In view of this situation, we set out to analyze the PNLD notice of the year 2018, prior to the reform of high school, and the PNLD 2021 notice, after the reform. Seeking to understand the materialization of the "New High School" in the new notice, and in the new didactic works acquired through it, besides trying to observe the main changes from one edition of the notice to the other. To better support our analysis we also set out to investigate how these modifications happened in practice, for this, we analyzed the category "Work" and the appropriation of "Brazilian social thought" in the textbooks Sociology in Motion, prior to the reform, and Moderna Plus: Applied Human and Social Sciences , after the reform. From this research, it was possible to understand the PNLD 2021 notice and the "Teacher Supplement" of the book of the modern publishing house as two "mini-manuals" of implementation of high school reform. As for the book Moderna Plus: Applied Human and Social Sciences, we observe that it has not yet established a break with the previous form of production, Sociology in Motion, presenting itself more as an accommodation of this. Thus, we still cannot consider, at least from this analysis, the books from the PNLD 2021 Notice as the fourth generation of textbooks in Brazil.
Palavras-chave: New High School
PNLD 2018
PNLD 2021
Textbooks
Novo Ensino Médio
PNLD 2018
PNLD 2021
Livro didático
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Ciências Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: MOURA, Carlos Henrique Alves. A sociologia no ensino médio: editais do PNLD 2018 e 2021. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20737
Data de defesa: 21-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Carlos Henrique Alves Moura - 2022 - Completa.pdf1,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.