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Tipo do documento: Dissertação
Título: Crianças e adolescentes do lixão de Jardim Gramacho: razões de um fracasso anunciado
Título(s) alternativo(s): Children and adolescents from the Jardim Gramacho dump : reasons for an announced failure
Autor: Corrêa, Matheus Cabral Ribeiro 
Primeiro orientador: Tavares, Maria Tereza Goudard
Primeiro membro da banca: Santos, Patrícia Elaine Pereira dos
Segundo membro da banca: Oliveira, Elaine Ferreira Rezende de
Terceiro membro da banca: Barbosa, Carlos Soares
Quarto membro da banca: Gomes, David Francisco Lopes
Resumo: A motivação dessa pesquisa procura investigar e compreender as razões do fracasso escolar de crianças e adolescentes de Jardim Gramacho, bairro do município de Duque de Caxias/RJ, que já abrigou o maior aterro sanitário da América Latina. Como educador social há seis anos no local, o fracasso escolar generalizado da população me motivou adentrar nesse trabalho em tela. O nosso objetivo consistiu em analisar como as crianças e adolescentes desenvolvem um habitus precário – que atua como frágeis disposições para a disciplina, autocontrole, visão prospectiva, capacidade de concentração e abstração – em seus contextos de sociabilização, sobretudo, de socialização familiar, e como esse habitus precário impacta os seus processos de escolarização. Para esse desiderato, nos fundamentamos, principalmente, na teoria de classes de Jessé Souza (2018b) e na teoria do sistema de ensino de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron (2014), partindo da premissa de que a desigualdade escolar reflete a estrutura das relações de classe desiguais, acentuadas em países de capitalismo periférico e exescravista, como o Brasil. Diante deste arcabouço teórico, realizamos uma pesquisa empírica baseada no dispositivo metodológico “Retratos Sociológicos” de Bernard Lahire (2004), em que investigamos duas crianças e três adolescentes do lixão de Jardim Gramacho, por meio de entrevistas sucessivas com as mães e observações/interações com os sujeitos da pesquisa na rotina escolar e nos encontros da Organização não Governamental (ONG) Colheita. Constatamos uma posição social extremamente desclassificada dos pesquisados, oriunda de sua origem de classe da “ralé estrutural” (SOUZA, 2018a), manifestada por uma vida familiar desorganizada e disruptiva, com experiências socializadoras de pouca rigorosidade disciplinar, prospecção e desenvolvimento do pensamento abstrato, que relega as crianças e os adolescentes a um fracasso anunciado na escola, onde há um pressuposto dissimulado de que os estudantes adentrem ao colégio com um habitus primário (SOUZA, 2018b). Assim, o sistema de ensino estabelece implicitamente um arbitrário cultural (BOURDIEU e PASSERON, 2014) e uma má-fé institucional (FREITAS, 2018) que atuam como uma exclusão branda, suave e astuciosa dos sujeitos oriundos da “ralé” (BOURDIEU e CHAMPAGNE, 2012; FREITAS, 2018). Averiguamos também que o quadro de fracasso escolar no Brasil se acentua, porque a Instituição escolar quando se depara com os estudantes da “ralé” torna-se cronicamente falível em uma postura do tipo: “não há o que fazer”, em especial com a precarização estrutural da escola e do trabalho docente no país. Com os “Retratos Sociológicos” conseguimos discutir esse fracasso anunciado na cotidianidade dos sujeitos da pesquisa, isto é, no interior de sua vida familiar e no dia a dia da sala de aula. Por fim, o material empírico desse trabalho, assim como, o seu embasamento teórico, nos levou a refletir preliminarmente acerca das possibilidades do improvável, ou seja, a prospectar uma possível mudança social para as crianças e adolescentes do lixão de Jardim Gramacho, oriundos da “ralé estrutural”.
Abstract: The motivation of this research seeks to investigate and understand the reasons for school failure among children and adolescents in Jardim Gramacho, a neighborhood in the municipality of Duque de Caxias/RJ, which once housed the largest landfill in Latin America. As a social educator there for six years, the widespread school failure of the population motivated me to get involved in this work. Our objective was to analyze how children and adolescents develop a precarious habitus - which acts as fragile dispositions for discipline, selfcontrol, prospective vision, concentration and abstraction - in their socialization contexts, especially family socialization, and how this precarious habitus impacts their schooling processes. For this desideratum, we base ourselves mainly on Jessé Souza's (2018b) class theory and Pierre Bourdieu and Jean-Claude Passeron's (2014) theory of the education system, starting from the premise that school inequality reflects the structure of unequal class relations, accentuated in countries with peripheral and former slave capitalism, such as Brazil. Given this theoretical framework, we conducted an empirical research based on the methodological device "Sociological Portraits" by Bernard Lahire (2004), in which we investigated two children and three adolescents from the garbage dump of Jardim Gramacho, through successive interviews with the mothers and observations/interactions with the research subjects in the school routine and in the meetings of the Non-Governmental Organization (NGO) Colheita. We found an extremely disqualified social position of those surveyed, arising from their class origin of the "structural rabble" (SOUZA, 2018a), manifested by a disorganized and disruptive family life, with socializing experiences of little disciplinary rigor, prospecting, and development of abstract thought, which relegates children and adolescents to an announced failure at school, where there is a hidden assumption that students enter school with a primary habitus (SOUZA, 2018b). Thus, the education system implicitly establishes a cultural arbitrariness (BOURDIEU and PASSERON, 2014) and an institutional bad faith (FREITAS, 2018) that act as a soft, smooth, and cunning exclusion of subjects coming from the "rabble" (BOURDIEU and CHAMPAGNE, 2012; FREITAS, 2018). We also verify that the picture of school failure in Brazil is accentuated, because the school institution when faced with students from the "rabble" becomes chronically fallible in a posture of the type: "there is nothing to do", especially with the structural precariousness of schools and teaching work in the country. With "Sociological Portraits" we were able to discuss this failure announced in the daily life of the research subjects, that is, within their family life and in the classroom. Finally, the empirical material of this work, as well as its theoretical basis, led us to reflect preliminarily about the possibilities of the improbable, that is, to prospect a possible social change for the children and adolescents of Jardim Gramacho's garbage dump, who come from the "structural rabble".
Palavras-chave: School failure
Families in the dump
Structural riots
Excluded from the interior
Sociological portraits
Fracasso escolar
Famílias no lixão
Ralé estrutural
Excluídos do interior
Retratos sociológicos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: CORRÊA, Matheus Cabral Ribeiro. Crianças e adolescentes do lixão de Jardim Gramacho : razões de um fracasso anunciado. 2023. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20747
Data de defesa: 28-Jul-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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