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Tipo do documento: Dissertação
Título: A história de um rio: Educação Ambiental Crítica no rio Botas para o aprendizado de biologia/meio ambiente no ensino médio utilizando o recurso diário virtual ou blog
Título(s) alternativo(s): Story of a river: Critical environmental education in the Botas River for biology / environment learning at the High School
Autor: Soares, Rosany dos Santos 
Primeiro orientador: Domingos, Patrícia
Primeiro membro da banca: Piccinini, Cláudia Lino
Segundo membro da banca: Mendes, Amanda Cruz
Resumo: O presente estudo analisa as possibilidades da Educação Ambiental Crítica no âmbito escolar como orientação teórico-metodológica para novas práticas sociais e desenvolvimento significativo de habilidades e competências propostas para a área de Biologia no ensino médio. Para promover um aprendizado ativo, é necessário ultrapassar a mera memorização de conteúdos. Buscou-se, portanto, contextualizar as problemáticas socioambientais envolvidas no processo de degradação do rio Botas, localizado no município de Nova Iguaçu, próximo à escola. O produto final do trabalho é um blog contendo todo o processo desenvolvido e tendo por base a cartografia socioambiental desse rio, além de um roteiro didático para professores, que têm o objetivo de fornecer orientação e subsídios para a reprodução da sequência didática adotada no desenvolvimento da percepção crítica na Educação Ambiental. A partir de então, apresenta-se brevemente a história do rio, por meio de descrição e análise crítica dos processos que geraram a degradação desse recurso hídrico. Dessa forma, estimula-se o discente a ser capaz de associar sua própria história e a da cidade que o cerca de maneira a reconhecer um quadro de injustiça ambiental e contribuir assim para reivindicar sua recuperação. As atividades permitiram aos alunos desenvolver diferentes percepções socioambientais, em que observou-se o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos participantes através das estratégias adotadas com as diferentes mídias e recursos, como fotografia, blog, HQ e aulas de campo. Nas atividades de campo, compara-se as características do rio em ambiente urbano, o rio Botas, degradado e assoreado, a um rio em ambiente natural, o rio Dona Eugênia, que corta o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. O produto final, o blog, intitulado Pegadas, e o roteiro didático têm o objetivo de oferecer uma estratégia de aprendizagem e mediação do conhecimento, de modo a estimular o envolvimento professor-aluno e o despertar do interesse do aluno para o conhecimento científico de forma coletiva e participativa através do estudo dos rios da Baixada Fluminense. A problematização da realidade local está presente em vários detalhes do roteiro didático e do blog elaborado. A estratégia de aproximação da realidade dos alunos a partir da discussão de sua localidade e do cenário de injustiça ambiental que vivenciam trouxe maior interesse ao trabalho e fomentou o protagonismo dos estudantes.
Abstract: The present study analyzes the possibilities of critical environmental education, at the school level, as a theoretical methodological guidance for new social practices and technical development of skills and abilities proposed for the area of Biology in high school. To promote active learning, it is necessary to go beyond mere memorization of content. Therefore, we sought to contextualize the socio-environmental issues involved in the degradation process of the Botas River, located in the municipality of Nova Iguaçu and close to the school. The final product of the work is a blog containing the entire process developed and based on the mapping of this river, in addition to a didactic script, for teachers, which aims to provide guidance and support for the reproduction of the didactic sequence adopted in the development of the critical perception in environmental education. From there, its history is briefly described, describing and critically analyzing the processes that generated the degradation of this water resource. In this way, students are encouraged to be able to associate their own history and that of the city that surrounds them, in order to recognize a picture of environmental injustice and thus contribute to claim their recovery. The activities allow students to develop different socio-environmental perceptions, where we observe the cognitive and socio-emotional development of the participants, through the strategies adopted with different media and resources from photography, blog, HQ and as field classes. In field activities, we compare the characteristics of the river in an urban environment, the Botas River, degraded and silted and a river in a natural environment, the Dona Eugênia River, which crosses the Nova Iguaçu Municipal Natural Park. The final product, the Blog, entitled Pegadas, and the didactic script, aim to offer a learning strategy and knowledge mediation, stimulating teacher-student involvement and awakening the student's interest for scientific knowledge in a collective and participatory way through the study of the Baixada Fluminense rivers. The problematization of the local reality is present in several details of the didactic script and the elaborated blog. The strategy of approaching the reality of the students based on the discussion of their locality and the scenario of environmental injustice they were experiencing brought greater interest to the work and fostered the protagonism of the students.
Palavras-chave: Environmental justice
Biology teaching
Rivers of the Baixada Fluminense
Youth. Mobilization
Justiça ambiental
Ensino de biologia
Rios da Baixada Fluminense
Juventude
Mobilização
Biologia
Estudo e ensino
Meio ambiente
Justiça
Blogs
Biologia
Métodos de ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: SOARES, Rosany dos Santos. A história de um rio: Educação Ambiental Crítica no rio Botas para o aprendizado de biologia/ meio ambiente no nível médio utilizando o recurso diário virtual ou blog. 2020. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20748
Data de defesa: 29-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

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