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Tipo do documento: Dissertação
Título: Representações sociais de inclusão digital nas práticas educativas não escolares em uma instituição não governamental no município de Niterói-RJ
Título(s) alternativo(s): Social representations of digital inclusion in non-school educational practices in a non-governmental institution in Niteroy city
Autor: Oliveira, Adam Alfred de 
Primeiro orientador: Ferreira, Arthur Vianna
Primeiro membro da banca: Araújo, Margareth Martins de
Segundo membro da banca: Santos, Karine dos
Terceiro membro da banca: Carvalho, Rosa Malena de Araújo
Quarto membro da banca: Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de
Resumo: Esta pesquisa, apresentada em formato de dissertação, busca desvelar as representações sociais de inclusão digital por parte dos educadores que atuam em duas unidades de um projeto socioeducativo localizado no município de Niterói-RJ. Essas unidades oferecem, além de diversos serviços, oficinas educativas em tecnologia para jovens, crianças e adolescentes das comunidades próximas. Os principais objetivos desta pesquisa são identificar as representações sociais de inclusão digital compartilhadas pelos educadores sociais dessa instituição e compreender como essas representações influenciam as práticas socioeducativas oferecidas. O estudo adota uma abordagem qualitativa e utiliza entrevistas semiestruturadas realizadas com os profissionais da instituição, bem como diários de campo que registram o cotidiano, as práticas e as interações dos educadores. Esses diários são construídos com base em observações de campo, inspiradas na fenomenologia transcendental proposta por Edmund Husserl, e servem como instrumento de coleta de dados. A partir do material coletado, é realizada uma análise retórico-filosófica, fundamentada nas ideias de Aristóteles e Olivier Reboul, visando revelar o núcleo figurativo que está sendo reificado entre os profissionais participantes da pesquisa. Além disso, como principais referências teóricas, são utilizadas obras de Pierre Levy e Manuel Castells para compreender o contexto cibercultural, bem como de Mark Warschauer para compreender como a educação em tecnologia se direciona às camadas menos privilegiadas. No campo da Pedagogia Social, são consideradas as contribuições de Paulo Freire e Geraldo Caliman, e no campo da Teoria das Representações Sociais, são consideradas as teorias de Willem Doise e Serge Moscovici. Os resultados da pesquisa revelaram a presença de representações sociais de inclusão digital que retratam uma percepção de "necessidade de acesso", em que se configura uma noção rasa, que restringe inclusão digital à obtenção de dispositivos digitais e à conexão às redes temáticas. Conclui-se que essas representações sociais de inclusão digital compartilhadas pelo grupo investigado não contribuem efetivamente para a formação dos alunos. Outrossim, observa-se que os educadores tendem a priorizar seus próprios anseios e aspirações, o que influencia a organização e a constituição das ações educativas em tecnologia desenvolvidas na instituição.
Abstract: This research, presented in the form of a dissertation, seeks to reveal the social representations of digital inclusion on the part of educators who work in two units of a socio-educational project located in Niterói-RJ city. These units offer, in addition to various services, educational technology workshops for young people, children and adolescents from nearby communities. The main objectives of this research are to identify the social representations of digital inclusion shared by the social educators of this institution and to understand how these representations influence the offered socio-educational practices. The study adopts a qualitative approach and uses semi-structured interviews with the institution's professionals, as well as field diaries that record the educators' daily life, practices and interactions. These diaries are built based on field observations, inspired by the transcendental phenomenology proposed by Edmund Husserl, and serve as a data collection instrument. From the collected material, a rhetorical-philosophical analysis is carried out, based on the ideas of Aristotle and Olivier Reboul, aiming to reveal the figurative nucleus that is being reified among the professionals participating in the research. In addition, as main theoretical references, the works of Pierre Levy and Manuel Castells are used to understand the cybercultural context, as well as Mark Warschauer to understand how education in technology is directed to the less privileged layers. In the field of Social Pedagogy, the contributions of Paulo Freire and Geraldo Caliman are considered, and in the field of Theory of Social Representations, the theories of Willem Doise and Serge Moscovici are considered. The research results revealed the presence of social representations of digital inclusion that portray a perception of "need for access", where a shallow notion of obtaining digital devices and connecting to thematic networks are constituents of digital inclusion. It is concluded that these social representations of digital inclusion shared by the investigated group do not effectively contribute to the formation of students. Furthermore, it is observed that educators tend to prioritize their own anxieties and aspirations, which influences the organization and constitution of educational actions in technology developed in this institution.
Palavras-chave: Social education
Digital inclusion
Social representations
Cyberculture
Student-poor
Educação social
Inclusão digital
Representações sociais
Cibercultura
Aluno-pobre
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: OLIVEIRA, Adam Alfred de. Representações sociais de inclusão digital nas práticas educativas não escolares em uma instituição não governamental no município de Niterói-RJ. 2023. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20755
Data de defesa: 29-Mar-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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