Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20756
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Elaboração de um roteiro de dinâmicas de grupo baseadas nos temas estruturadores como um instrumento didático para o ensino de biologia |
Título(s) alternativo(s): | Elaboration of a group dynamics script based on the structuring themes as a didactic tool for teaching biology |
Autor: | Barreto, Ana Paula de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Pires, Barbara Balzana Mendes |
Primeiro coorientador: | Vasconcellos, Anderson Vilasboa de |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Maria de Fátima Alves de |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Márcia Taborda Correa |
Resumo: | O emprego de atividades diferenciadas é reconhecido como um instrumento para desenvolver nos indivíduos a capacidade de dialogar, questionar e compartilhar conhecimentos, promovendo reflexão e mudanças frente às dificuldades que os educadores e educandos são submetidos cotidianamente no processo ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o presente trabalho propôs a construção de um Roteiro de Dinâmicas de Grupo como um instrumento de apoio didático voltado para professores de Biologia visando a possibilidade de enriquecimento das aulas através do uso de atividades diferenciadas que motivem e despertem a curiosidade dos estudantes. Ao utilizar as dinâmicas de grupo como estratégia para melhorar o processo ensino-aprendizagem, buscou-se uma interação mais significativa com os alunos, contribuindo para a formação de agentes mais participativos, comprometidos e críticos. Os Temas Estruturadores nortearam os procedimentos metodológicos propostos nesta pesquisa, pois são tópicos a serem enfatizados no ensino de Biologia, visando à promoção de competências e habilidades sugeridas para os estudantes do Ensino Médio. Cada um dos temas estruturadores (Interação entre os seres vivos, qualidade de vida das populações humanas, identidade dos seres vivos, diversidade da vida, transmissão da vida, ética e manipulação gênica e origem e evolução da vida) serviu de parâmetro para o desenvolvimento das dinâmicas de grupo. O roteiro desenvolvido é composto por seis propostas de dinâmicas de grupo e foi avaliado, tanto por professores de Biologia quanto por alunos do 3º ano do Ensino Médio, como um instrumento muito adequado e efetivo. O roteiro de dinâmicas elaborado nesse trabalho permite que os educandos experienciem situações que possibilitam o desenvolvimento de habilidades criativas, de soluções de problemas, de argumentação e persuasão. As dinâmicas foram planejadas de modo que os estudantes participem ativamente, oportunizando o desenvolvimento de atividades teórico-práticas contextualizadas que podem conduzir os sujeitos ao alcance de novas estruturas cognitivas a partir de seus conhecimentos prévios. O roteiro, portanto, se mostra como uma proposta possível no objetivo maior dos processos educacionais, buscando uma aprendizagem significativa que destaca a participação efetiva dos estudantes, permitindo que o docente atue como mediador do processo, valorizando as concepções prévias e a bagagem cultural dos discentes. |
Abstract: | The use of differentiated activities is recognized as an instrument to develop in individuals the ability to dialogue, question and share knowledge, promoting reflection and changes in the face of the difficulties that teachers and students are subjected in the teaching-learning process. In this context, the present work proposed the construction of a group dynamics script as a didactic tool to support Biology teachers aiming at the possibility of enriching classes through the use of alternative activities that motivate and arouse students' curiosity. When using group dynamics as a strategy to improve the teaching-learning process, a more meaningful interaction with students was sought, contributing to the formation of more participatory, committed and critical agents. The Structuring Themes, i. e. the topics to be emphasized in the teaching of Biology, guided the methodological procedures proposed in this research, aiming at the promotion of competences and skills suggested for high school students. Each of the structuring themes (Interactions between living beings, quality of life of human populations, identity of living beings, diversity of life, transmission of life, ethics and genetic manipulation and origin and evolution of life) served as a parameter for the development of group dynamics. The script developed here is composed of six proposals for group dynamics and was evaluated, both by Biology teachers and by 3rd year high school students, as a very adequate and effective instrument. The script developed in this work allows students to experience situations that allow the development of creative skills, problem solving, argumentation and persuasion. The dynamics were planned in order to allow the students to participate actively, providing opportunities for the development of contextualized theoretical-practical activities that can lead the subjects to reach new cognitive structures from their previous knowledge. The script, therefore, shows itself as a possible proposal in the major objective of educational processes, seeking meaningful learning that highlights the effective participation of students, allowing the teacher to act as a mediator of the process, valuing the previous conceptions and the cultural background of the students. |
Palavras-chave: | Research teaching Meaningful learning Didactic sequences Ensino por investigação Aprendizagem significativa Sequências didáticas Prática de ensino Biologia (Ensino médio) Estudo e ensino Biologia Métodos de ensino |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | BARRETO, Ana Paula de Oliveira. Elaboração de um roteiro de dinâmicas de grupo baseadas nos temas estruturadores como um instrumento didático para o ensino de biologia. 2020. 215 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20756 |
Data de defesa: | 26-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Ana Paula de Oliveira Barreto - 2020 - Completa.pdf | 4,32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.