Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20757
Tipo do documento: Tese
Título: Reviravoltas circenses: os múltiplos sentidos dos truques circenses sob o prisma dos gestos dançados entre percursos geracionais na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha
Título(s) alternativo(s): Circus turnarounds: the multiples senses of the circus tricks from a “expressive gesture” point of view between generational paths in Luiz Olimecha National Circus School (Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha)
Autor: Mamari, Julia Coelho Franca de 
Primeiro orientador: Valle, Líllian de Aragão Bastos do
Primeiro membro da banca: César, Marisa Flórido
Segundo membro da banca: Silva, Daniel Marques da
Terceiro membro da banca: Tourinho, Lígia Losada
Quarto membro da banca: Fagundes, Igor Teixeira Silva
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo perceber, refletir e reconhecer os saberes que envolvem as práticas circenses sob o prisma geracional, trilhado no percurso de diversas gerações formadas pela Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha – ENCLO. Para tal, escolheu-se questionar sobre quais expressividades os corpos circenses tratam que são mais do que os “truques” que executam, de modo a tentar tocar nos valores simbólicos contidos nos processos de aprendizado, realização e compartilhamento desses truques circenses que podem dar contorno para os substratos que residem em suas corporeidades e que se transformam ao longo do tempo. Admitindo uma pesquisa que parte da prática, foram tomadas como principais referências o Sistema Laban/Bartenieff, assim como trabalhos desenvolvidos por José Gil, Hubert Godard, e Christine Roquet e outros autores com forte trajetória na dança como campo de conhecimento, no intuito de traçar uma transversalidade entre o que a dança vem tratando como gesto dançado para sentir-agir sobre o que poderiam ser os gestos circenses e seus sentidos. Propõe-se, assim, sob inspiração de Christine Roquet, perguntar como perceber-ler os gestos dançados pelos circenses pode vir a abrir as possibilidades dos olhares lançados sobre as artes circenses? Para o estudo e análise de campo, pretendeu-se, desse modo, partir das intercessões entre a dança e o circo, para indagar sobre os modos como cinco gerações de circenses, com formação ou profissão na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha, vêm produzindo, reproduzindo, criando e pensando junto às artes circenses desde a fundação da instituição. Que sentidos as corporeidades e os gestos circenses produzem e compartilham que extravasam o aporte técnico comumentemente percebido, e como esse “a mais” foi propagado ao longo das últimas décadas? Numa prática interminável de revirar-se junto ao universo que o rodeia, entre inúmeros objetos, aparelhos e apetrechos específicos, pretende-se questionar em quais medidas os gestos circenses possuem um dizer em si. Desse modo, averiguar-se-á se existe uma subversão própria que acompanha as transformações dos saberes circenses, e como estas últimas se constituem nos seus corpos em movimento de modo a compor uma forma de conhecimento própria
Abstract: The current research aims to perceive, recognize, and reflect on the knowledges circus arts engages under a generational perspective, walked across many generations trained by Luiz Olimecha National School of Circus (Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha). Thus, was chosen to enquire about which expressivities circus bodies handle that are more than the “tricks” they perform, in order to touch in the symbolic values held in the learning processes, realization and sharing of these circus tricks that can give shape for the substrates hidden in the circus corporalities through there transformations over time. Assuming a research that goes from and with movement practice, the Laban/Bartenieff Movement System, as well as works developed by José Gil, Hubert Godard, Christine Roquet and some other writers with a strong path with dance, was taken as the main point of reference in an attempt to chart a transversality between what dance has been addressing as “expressive gesture”, in order to feel-act on what could be the circus expressive gestures and their senses. It is thus proposed, under Christine Roquet inspiration, to ask how perceive-read the expressive gestures danced by circus artists might open the glances launched to circus arts? For the field study and analysis, the aim was to depart from the intercessions between dance and circus, in order to inquire about five generations of circus artists that have been formed or have worked in Luiz Olimecha National School of Circus (Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha), and its ways of produced and re-produced, create and think circus arts since its foundation. Which meanings the circus corporalities and gestures can produce and share that overflow the technical input, usually noticed, and how this “plus” could be propagated over the last decades? In an endless experience of turning around itself and together with the universe that surround the self, between countless objects, apparatus, and specific tools, it is intended to ask in which measures the expressive circus gestures has a meaning in itself. Therefore, it will be examined if there is a proper subversion that can follow the transformations of the circus expertise, and how the last are constituted in its bodies in movement, to compose a proper form of knowledge
Palavras-chave: Dance
Movement analysis
Laban/Bartenieff System
Generations
Artes circenses
Dança
Análise de movimento
Sistema Laban/Bartenieff
Geração
Circos
Movimento (Filosofia)
Gestos
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES:ARTES:DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades:Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: MAMARI, Julia Coelho Franca de. Reviravoltas circenses: os múltiplos sentidos dos truques circenses sob o prisma dos gestos dançados entre percursos geracionais na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha. 2023. 501 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20757
Data de defesa: 31-Out-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Julia Coelho Franca de Mamari - 2023 - Completo.pdf7,73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.