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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20758
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A educação física na educação de jovens e adultos: por uma educação antirracista |
Título(s) alternativo(s): | Physical education in youth and adult education: for an anti-racist education |
Autor: | Serrano, Lara Holmes de Rezende |
Primeiro orientador: | Carvalho, Rosa Malena de Araújo |
Primeiro membro da banca: | Jesus, Marcelo Siqueira de |
Segundo membro da banca: | Santos, Sônia Beatriz dos |
Terceiro membro da banca: | Araújo, Mairce da Silva |
Resumo: | A questão sobre racialidade no Brasil nos impacta de diferentes formas. Vivemos em um país que contém, em suas histórias, marcas que são ainda presentes e nos implicam diretamente. A pesquisa teve como objetivo principal analisar as consequências da racialidade e sua presença na Educação Física escolar e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, pensar em direitos e garantias é pensar em como a educação sofre pelos danos que o racismo causa – por isso a necessidade de refletir sobre as características dos sujeitos que ainda precisam abandonar seus estudos. Considerar todos esses pontos, é carregar como bagagem a trajetória do povo brasileiro. Para tal propósito, torna-se considerável analisar o fator racial, ponto destaque deste trabalho. A metodologia dessa pesquisa inclui relatos de experiências do campo formativo e, os resultados destacam a necessidade de que o trabalho docente considere o corpo e as práticas corporais como pontos relevantes para compreender toda essa discussão. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é capaz de trazer o debate racial, por ser caracterizada como uma modalidade da educação básica que expressa as lutas pelo direito à educação; assim como por conter estudantes marcados pelo recorte racial. Desejamos contribuir com propostas de educação antirracista que incluam as práticas corporais nos processos de reconhecimento e mudança na produção da opressão e das desigualdades sociais, através da submissão dos corpos negros e, ao mesmo tempo, a não visibilização da produção da branquitude. |
Abstract: | The issue of raciality in Brazil impacts us in different ways. We live in a country that contains, in its histories, marks that are still present and directly involve us. The main objective of the research was to analyze the consequences of raciality and its presence in school Physical Education and Youth and Adult Education. For this, thinking about rights and guarantees is thinking about how education suffers for the damage that racism causes – hence the needto reflect on the characteristics of subjects who still need to abandon their studies. Considering all these points is like carrying the trajectory of the Brazilian people with you. For this purpose, it is important to analyze the racial factor, a highlight of this work. The methodology of this research includes reports of experiences in the formative field. The results of this research highlight the need for teaching work to consider the body and bodily practices as relevant points to understand this whole discussion. Youth and Adult Education is capable of bringing about the racial debate, as it is characterized as a modality of basic education that expresses struggles for the right to education; as well as for containing students marked by racial bias. We wish to contribute with anti-racist education proposals that include bodily practices in the processes of recognition and change in the production of oppression and social inequalities, through the submission of black bodies and, at the same time, the non-visibility of the production of whiteness. |
Palavras-chave: | Corporeities Youth and adult education Ethnicracial relations School physical education Anti-racist education Corporeidades Educação de jovens e adultos Relações etnicorraciais Educação física escolar Educação antirracista |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | SERRANO, Lara Holmes de Rezende. A educação física na educação de jovens e adultos: por uma educação antirracista. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20758 |
Data de defesa: | 27-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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Dissertação - Lara Holmes de Rezende Serrano.pdf | Documento principal | 2,61 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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