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Tipo do documento: Dissertação
Título: Justiça ambiental e direito à cidade: o acesso a formações naturais da cidade como recurso para aprendizagem de biologia/meio ambiente através de um roteiro de visita de campo na perspectiva da Educação Ambiental Crítica
Título(s) alternativo(s): Environmental Justice and the Right to the City: access to the city's natural formations as a resource for learning biology / environment through a visit itinerary from the perspective of Critical Environmental Education
Autor: Vieira, Levi de Freitas 
Primeiro orientador: Domingos, Patrícia
Primeiro membro da banca: Morelli, Karina Alessandra
Segundo membro da banca: Pereira, Celso Sanchez
Resumo: Ao pensarmos em trabalhar com educação ambiental crítica em uma escola, principalmente em uma escola pública, é fundamental identificar os diferentes conflitos socioambientais que afetam direto ou indiretamente os estudantes no entorno da escola e de suas moradias. Nessa perspectiva, a questão do não acesso e do direito à cidade desses jovens a diversos locais, são importantes fatores a serem considerados, pois a privação do acesso tem consequências negativas para o desenvolvimento desses indivíduos, limitando suas perspectivas futuras e reduzindo as oportunidades para sua formação pessoal, intelectual, cultural e profissional. Dentro desse contexto, o presente trabalho discutirá o potencial educativo de visitas a locais de formações naturais na cidade Rio de Janeiro para o ensino de biologia/meio ambiente, gerando um roteiro de saída de campo que contemplará 3 ambientes diferentes (uma floresta, uma lagoa e uma restinga), áreas não acessadas por esses estudantes, como produto dessa dissertação. O trabalho foi realizado em uma escola pública estadual de nível médio, localizada no bairro de São Cristóvão, periferia urbana da cidade do Rio de Janeiro, com estudantes na faixa etária de 14 a 21 anos, moradores das comunidades do Caju, Tuiuti, Barreira do Vasco e Mangueira. Trata-se de pesquisa participante, desenvolvida e estruturada a partir do referencial teórico de Educação Ambiental Crítica, CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e justiça ambiental a partir de conteúdos curriculares de biologia/ambiente.
Abstract: When thinking about working with critical environmental education in a school, especially in a public school, it is essential to identify the different socioenvironmental conflicts that directly or indirectly affect students around the school and their homes. In this perspective, the issue of non-access and the right to the city of these young people to different locations are important factors to be considered, since deprivation of access has negative consequences for the development of these individuals, limiting their future prospects and reducing opportunities for their personal, intellectual, cultural and professional training. Within this context, the present work will discuss the educational potential of visits to places of natural formations in the city of Rio de Janeiro for the teaching of biology / environment, generating a field trip script that will contemplate 3 different environments (a forest, a pond and a sandbank), areas not accessed by these students, as a product of this dissertation. The work was carried out in a state public high school, located in the neighborhood of São Cristóvão, urban outskirts of the city of Rio de Janeiro, with students aged 14 to 21 years, living in the communities of Caju, Tuiuti, Barreira do Vasco and Mangueira. It is a participatory research, developed and structured based on the theoretical framework of Critical Environmental Education, STS (Science, Technology and Society) and environmental justice based on curricular contents of biology / environment.
Palavras-chave: Critical Environmental Education
Environmental Justice
Accessibility.
Right to the City
Teaching Biology / Environment
Field Outline
Educação Ambiental Crítica
Justiça Ambiental
Acessibilidade
Direito à Cidade
Ensino de Biologia/Meio Ambiente
Roteiro de Saída de Campo (Lagoa Costeira, Floresta Atlântica e Dunas)
Educação ambiental
Meio ambiente
Justiça
Direito ambiental
Biologia
Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: VIEIRA, Levi de Freitas. Justiça ambiental e direito à cidade: o acesso a formações naturais da cidade como recurso para aprendizagem de biologia/meio ambiente através de um roteiro de visita na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. 2020. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20759
Data de defesa: 28-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

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