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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20760
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Por entre rios e florestas, negociações e significações no currículo de formação de professores: o Parfor em Nova Olinda do Norte/AM |
Título(s) alternativo(s): | Between rivers and forests, negotiations, and meanings in the teacher training curriculum: the Parfor in Nova Olinda do Norte/AM, Brazil |
Autor: | Moura, Maria Edeluza Ferreira Pinto de ![]() |
Primeiro orientador: | Frangella, Rita de Cássia Prazeres |
Primeiro membro da banca: | Macedo, Elizabeth Fernandes de |
Segundo membro da banca: | Borges, Verônica |
Terceiro membro da banca: | Almeida, Lucinalva Andrade Ataíde de |
Quarto membro da banca: | Guedes, Neide Cavalcante |
Resumo: | A presente tese de doutorado em educação apresenta estudo realizado com/na formação de professores cujo objetivo principal é problematizar o Programa de Formação de Professores para a Educação Básica (Parfor) e o Curso de Peda-gogia, ofertado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), observando a construção discursiva produzida nas enunciações culturais dessa formação em serviço em que diferentes contextos se encontram e se hibridizam na produção cur-ricular dando sentidos outros para além dos esperados na proposta de formação. A questão movente que norteia a pesquisa tenta problematizar como se dão as articu-lações discursivas nas tensões entre demandas locais da política de formação de professores e a perspectiva de formação pactuada no currículo de formação de pro-fessores Parfor/UEA. Defende-se a tese de que o currículo é um processo de enun-ciação cultural que se constrói em uma tensão ambivalente de significações sempre contingentes, entre-lugar de processos híbridos não sendo possível fixar uma iden-tidade docente para/na formação de professores. O estudo foi realizado em um dos municípios do estado do Amazonas onde ocorre o curso de Pedagogia e busca nas experiências vividas no estágio supervisionado em diferentes contextos de investi-gação, compreender o processo de produção curricular incitado no e pelo Parfor. A pesquisa se assenta em uma perspectiva pós-estrutural e pós-colonial, observando a perspectiva de cultura e diferença discutida por Homi Bhabha e outros autores, bem como a de currículo como enunciação cultural discutida por Macedo, Lopes, Frangella e outros. Trata-se de pesquisa qualitativa que relacionada à pesquisa au-tobiográfica em chave pós-estrutural, argumenta acerca da produção curricular co-mo processo alteritário de visibilidade do outro em um movimento cultural que se constrói nos espaços intersticiais da formação. Entende-se que problematizar o Par-for, enquanto política curricular de formação através do curso de Pedagogia, implica operar na tradução, sempre contingente, do fluxo dessa política como possibilidade de diálogo com e na diferença, na defesa de não haver norma absoluta que não seja perturbada e interrompida assim como a impossibilidade da formação de pro-fessores como prescrição de uma identidade docente fixada. |
Abstract: | This PhD dissertation in Education presents a study on the training of tea-chers in Northern Brazil. The research addresses the National Plan for the Training of Basic Education Teachers (Parfor) and the Pedagogy major at the University of the State of Amazonas (UEA). The study observes the discourse produced in the cultural enunciations of this in-service training, where different contexto meet and hybridize in the curricular production, creating meanings other than those expected in the training proposal. The research questions how discursive articulations occur in tensions between the local demands of the teacher training policy and the trai-ning perspective agreed upon in the Parfor/UEA teacher training curriculum. This research contends that the curriculum is a process of cultural enunciation built within an ambivalent tension of ever-contingent meanings, in-between hybrid pro-cesses. Therefore, a teaching identity for/in teacher training cannot be established. The study was conducted in the Brazilian state of Amazonas, in a city that hosts the Pedagogy major, seeking to understand the curricular production process encoura-ged in and by Parfor, in supervised internship experiences in different research con-texts. The research operates under a post-structural, post-colonial framework, incor-porating the perspective of culture and difference discussed by Homi Bhabha and other scholars, as well as the view of the curriculum as a cultural enunciation dis-cussed by Macedo, Lopes, Frangella, and others. This qualitative, autobiographical, post-structural research addresses curricular production as a process of alterity rela-ted to the visibility of the other in a cultural movement built upon the interstitial spa-ces of training. The study understands that problematizing Parfor, as a curricular training policy through the Pedagogy major, implies operating in the ever-contingent translation of the flow of this policy as a possibility of dialogue with and in differen-ce, in the absence of an absolute norm that is never disturbed or interrupted, as well as the impossibility of teacher training as a prescription for a fixed teaching identity. |
Palavras-chave: | Culture Difference Teacher training Amazon Cultura Diferença Formação de professores Amazônia |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MOURA, Maria Edeluza Ferreira Pinto de. Por entre rios e florestas, negociações e significações no currículo de formação de professores: o Parfor em Nova Olinda do Norte/AM. 2022. 175 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20760 |
Data de defesa: | 28-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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