Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20770
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A expressividade poética da linguagem em Cora Coralina |
Título(s) alternativo(s): | The poetic expressiveness in Cora Coralina´s language |
Autor: | Fernandes, Daiane Cordeiro Brites ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Santos, Denise Salim |
Segundo membro da banca: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Terceiro membro da banca: | Fonseca, Aytel Marcelo Teixeira da |
Quarto membro da banca: | Coelho, Fábio André Cardoso |
Resumo: | A presente pesquisa está voltada para a abordagem estilística de poemas de Cora Coralina e para o uso deles em sala de aula. Primeiramente, são apreciados onze poemas da autora e a expressividade de cada um é comentada. Posteriormente, se expõe uma sequência didática adaptada realizada em sala de aula e cinco textos elaborados pelos alunos são analisados. Justifica-se este estudo uma vez que ainda são relativamente poucos os trabalhos e projetos que divulgam a obra de Cora Coralina. Assim, o objetivo geral desta Tese é aprofundar as pesquisas a respeito dos textos da autora e divulgá-los; e os objetivos específicos, enfatizar os aspectos estilísticos presentes na obra, identificar os fatores linguístico-expressivos que expõem uma linguagem original, apresentar uma língua literária acessível à população comum e utilizar a obra da autora em sala de aula. Esta pesquisa utilizou a metodologia da pesquisa qualitativa (Moreira e Caleffe, 2008) com o objetivo de discorrer sobre elementos relevantes do texto da autora; e a metodologia da pesquisa-ação (Thiollent, 2009) já que os alunos foram sujeitos ativos do estudo quando os textos de Cora Coralina foram trabalhados em sala de aula. Diversos autores foram importantes para a fundamentação teórica do estudo, dentre eles: Mattoso Câmara Jr. (1978 e 2004), Nilce Sant´Anna Martins (2012), Evanildo Bechara (2019), Marcel Cressot (1947) e Goiandira Ortiz de Camargo (2006). Diante do exposto, enfatiza-se que a pesquisa busca divulgar a obra de Cora Coralina que, além dos aspectos estilísticos abordados, trata de temas muito importantes para a atualidade, por exemplo: infância respeitosa, independência feminina e valorização do seu lugar, nas suas memórias |
Abstract: | The present research is focused on the stylistic approach of Cora Coralina´s poems, and their use in classroom. At first, eleven poems of the author are selected and the expressiveness of each of them is commented. Then, a adapted didactic sequence used in classroom is presented and five texts produced by students are analyzed. The study is justified by the lack of essays and projects that disclose Cora Coralina´s work. Therefore, the general goal of the present Thesis is to deepen the research towards the author´s work and disclose it; the specific goals are: to emphasize the stylistic aspects present in the author´s writings, to identify the linguistic-expressive factors that expose an original language, to present a literary language that is accessible to common people and to use the author´s work in classroom. This research has used the qualitative research methodology (Moreira and Caleffe, 2008) with the aim to discuss the relevant elements of the author´s text, and the methodology of research-action (Thiollent, 2009) since the students were active individuals while Cora Coralina´s texts were presented in classroom. Many authors were important for the theoretical foundation of this study, such as Mattoso Câmara Jr. (1978 and 2004), Nilce Sant`Anna Martins (2012), Evanildo Bechara (2019), Marcel Cressot (1947) and Goiandira Ortiz de Camargo (2006). In the light of the foregoing, it is relevant to emphasize that the research seeks to disseminate the work of Cora Coralina, which in addition to the stylistic aspects approached, deals with very importante themes of the present, like respectful childhood, female independence and the appreciation of her place, in her memories |
Palavras-chave: | Language Expressiveness Teaching Cora Coralina Linguagem escrita Expressividade Ensino Coralina, Cora, 1889-1985 - Crítica e interpretação Poesia brasileira – História e crítica Língua portuguesa – Estudo e ensino |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | FERNANDES, Daiane Cordeiro Brites. A expressividade poética da linguagem em Cora Coralina. 2023. 138 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20770 |
Data de defesa: | 25-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Daiane Cordeiro Brites Fernandes - 2023 - Completa.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.