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Tipo do documento: Dissertação
Título: As últimas testemunhas de Svetlana Aleksiévitch: a Segunda Grande Guerra e a mobilização de narrativas biográficas no ensino-aprendizagem de História na Educação Básica, no contexto da pandemia de COVID-19
Título(s) alternativo(s): The last witnesses of Svetlana Aleksiévitch: the Second Worl War and the mobilization of biographical narratives in the teaching-learning of History in Basic Education, in the context of the COVID-19 pandemic
Autor: Diniz, Nelsides Leonardo de Sousa 
Primeiro orientador: Gonçalves, Márcia de Almeida
Primeiro membro da banca: Silva, Daniel Pinha
Segundo membro da banca: Sousa, Francisco Gouvea de
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Henrique Estrada
Resumo: Esta dissertação apresenta uma proposta metodológica de Ensino de História refletindo sobre as possibilidades da utilização de narrativas estudantis como forma de potencializar os conhecimentos históricos criando um contexto de possibilidades de autoconscientização de seus papeis como agentes e produtores de experiências históricas. A descrição de eventos vividos por sobreviventes da Segunda Guerra Mundial presentes no livro As últimas testemunhas, da escritora bielorrussa Svetlana Aleksiévitch, são entendidas como mônadas, como reivindicadas por Walter Benjamin. A partir deles esperamos que os estudantes possam compor suas próprias narrativas, tendo como pano de fundo, e como comparação, o recente momento de rotinização da morte vivido durante a pandemia do coronavírus. A proposta é que o sujeito narrador, no momento em que concebe o ato de se auto narrar, se transforma em um sujeito que percebe e contempla o outro e a si mesmo, podendo assim, a partir das tensões entre o individual e o coletivo, construir um cenário em que presente e passado se tornam significantes e permitem apontar para um outro mundo possível. Por meio do enlace entre história e literatura, discutiu-se acerca de questões relacionadas à memória, experiência, narrativas e currículo. Ao fim é apresentado um plano de sequência didática, com base nas discussões feitas ao longo do trabalho, e uma seleção das mônadas coletadas por Aleksiévithch é oferecida como apêndice.
Abstract: This dissertation presents a methodological proposal for history teaching, reflecting on the possibilities of using student narratives as a way of potentializing historical knowledge, creating a context of possibilities for self-awareness of their roles as agents and producers of historical experiences. The description of events experienced by survivors of World War II present in the book The Last Witnesses, by the Belarusian writer Svetlana Aleksiévitch, are understood as monads, as claimed by Walter Benjamin. From them, we hope that students can compose their own narratives, against the backdrop of, and as a comparison, the recent moment of routinization of death experienced during the coronavirus pandemic. The proposal is that the narrator subject, at the moment he conceives the act of self-narrating, becomes a subject who perceives and contemplates the other and himself, thus being able, from the tensions between the individual and the collective, to build a scenario in which present and past become significant and allow us to point to another possible world. Through this connection between history and literature, issues related to memory, experience, narratives and curriculum were discussed. At the end, a didactic sequence plan is presented based on the discussions made throughout the work and a selection of the monads collected by Aleksiévithch are offered, as an appendix.
Palavras-chave: ensino de história
cultura visual
mídias e linguagens
produção e difusão de narrativas históricas
mônadas
memória
experiência
history teaching
visual culture
media and languages
production and dissemination of historical narratives
monads
memory
experience
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: DINIZ, Nelsides Leonardo de Sousa. As últimas testemunhas de Svetlana Aleksiévitch: a Segunda Grande Guerra e a mobilização de narrativas biográficas no ensino-aprendizagem de História na Educação Básica, no contexto da pandemia de COVID-19 2023. 166f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20772
Data de defesa: 9-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

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