Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20773
Tipo do documento: Tese
Título: Niilismo ou uma hermenêutica de desmitificação: uma abordagem dialógica do niilismo a partir de Schopenhauer, Nietzsche e Cioran
Título(s) alternativo(s): Nihilism or a hermeneutics of demytification: a dialogical approach to nihilism from Schopenhauer, Nietzsche and Cioran
Autor: Rodrigues, Bruno de Andrade 
Primeiro orientador: Schöpke, Regina Helena Sarpa
Primeiro membro da banca: Craia, Eladio Constantino Pablo
Segundo membro da banca: Paschoal, Antonio Edmilson
Terceiro membro da banca: Anachoreta, Maria Inês Senra
Quarto membro da banca: Bocayuva, Izabela Aquino
Resumo: O niilismo é um fenômeno histórico-antropológico bastante complexo; por isso deve-se evitar pensá-lo, limitando-o a seus aspectos negativos. A partir de uma abordagem dialógica das filosofias de Nietzsche, Schopenhauer e Cioran, mostramos, neste estudo, que o niilismo pode ser compreendido como um campo de desmistificação da existência humana, como um campo hermenêutico que descerra novas possibilidades de interpretação, de produção de sentidos e de valores para o mundo. Assumimos que o niilismo se expressa como um movimento polimórfico e multívoco que possibilita a libertação do homem de seus hábitos inveterados de autoegano.
Abstract: Nihilism is a very complex historical-anthropological phenomenon; so one should avoid thinking about it by limiting it to its negative aspects. From a dialogical approach to the philosophies of Nietzsche, Schopenhauer and Cioran, we show, in this study, that nihilism can be understood as a field of demystification of human existence, as a hermeneutical field that unveils new possibilities of interpretation, of production of meaning and values for the world. Nihilism expresses itself as a polymorphic and multivocal movement of liberation of man from his inveterate habits of self-deceptcion.
Palavras-chave: Nihilism
Lucidity
Demytification field
Hermeneutical field
Imaginary-symbolic
Niilismo
Lucidez
Nietzsche
Schopenhauer
Cioran
Campo de desmitificação
Campo hermenêutico
Imaginário-simbólico
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::METAFISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: RODRIGUES, Bruno de Andrade. Niilismo ou uma hermenêutica de desmitificação: uma abordagem dialógica do niilismo a partir de Schopenhauer, Nietzsche e Cioran. 2023. 740 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20773
Data de defesa: 31-Mar-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Bruno de Andrade Rodrigues - 2023 - Completa.pdf4,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.