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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os contos africanos e os podcasts como produções que reverberam entre crianças e professora: investigando caminhos para uma prática antirracista na escola
Título(s) alternativo(s): African tales and podcasts as productions that reverberate between children and teacher: investigating ways for an anti-racist practice at school
Autor: Silva, Priscila Marques Mateus da 
Primeiro orientador: Araújo, Mairce da Silva
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Maria das Graças
Segundo membro da banca: Santos, Patrícia Elaine Pereira dos
Terceiro membro da banca: Ribetto, Anelice Astrid
Quarto membro da banca: Silva, Aline Gomes da
Resumo: A presente pesquisa buscou compreender as reverberações e sentidos, relacionados ao autoreconhecimento étnico-racial, provocados pela leitura de contos africanos e pela produção de podcasts com crianças de uma turma de quinto ano da rede municipal do Rio de Janeiro, no cotidiano escolar. Teve como objetivo central investigar caminhos para a prática antirracista em sala de aula, a partir da leitura e reflexão sobre os contos africanos e a produção de podcasts, reconhecendo a escola como espaço de produção de saberes outros. Sua natureza é qualitativa e se inscreve no campo da pesquisa (auto)biográfica, dialogando com os estudos do/no/com o cotidiano escolar. Assume uma opção metodológica de perspectiva narrativa em três dimensões, no que diz respeito à produção de dados, ao registro do percurso, e ao modo de produzir conhecimento (PRADO; SOLIGO; SIMAS, 2014). Assim sendo, a leitura de contos africanos em sala de aula e a produção dos podcasts se configuraram como elementos disparadores de reflexões e problematizações de questões que abordavam temas da vida cotidiana, como também levantaram temáticas relacionadas aos valores civilizatórios africanos (TRINDADE, 2005) tais como: ancestralidade, oralidade, ética, coletividade, religiosidade, cooperação e memória. Os movimentos da pesquisa em diálogo com autores, que deram sustentação teóricoepistemológica ao trabalho, tais como Hampâtè Bâ (1994; 1999; 2005, 2010), Ramose (2002; 2010), Noguera (2002), Kpholo (2022), dentre outros/as, me possibilitaram perceber que para além das reverberações de caráter ético, de autorreconhecimento étnico-racial, de reflexões sobre a sociedade e a vida humana, provocadas pelas leituras dos contos e pela produção dos podcasts, nas crianças, nas famílias e também na pesquisadora, os contos foram se revelando como potentes ferramentas de enredamento de saberes.
Abstract: This research sought to understand the reverberations and meanings about ethnic-racial self-recognition that were caused by the reading of African tales and the production of podcasts by children from a fifth grade class in the municipal network of Rio de Janeiro, in their school lives. Its central objective was to investigate ways for anti-racist practice in the classroom, based on reading and reflection on African tales and the production of podcasts, recognizing the school as a space for the production of expanded knowledge. Its nature is qualitative, within the field of (auto)biographical research, dialoguing with studies of/in/with the school dynamic. It assumes a methodological option of a narrative perspective in three dimensions, that regards the production of data, the recording of the path and the way of producing knowledge (PRADO; SOLIGO; SIMAS, 2014). Therefore, the reading of African tales in the classroom and the production of podcasts were configured as elements that trigger reflections and problematization of issues that addressed themes of everyday life, as well as raised themes related to African civilizing values (TRINDADE, 2005) such as: ancestry, orality, ethics, collectivity, religiosity, cooperation and memory. The research findings, in dialogue with authors who gave theoretical and epistemological support to the work, such as Hampâtè Bâ (1994; 1999; 2005, 2010), Ramose (2002; 2010), Noguera (2002), Kpholo (2022), among others/ as, allowed me to realize that in addition to the reverberations of an ethical nature, of ethnic-racial self-recognition, of reflections on society and human life, provoked by the reading of the stories and the production of the podcasts, in the children, in the families and also in the researcher, the tales were revealing themselves as powerful tools for entangling knowledge.
Palavras-chave: African tales
Podcasts
Anti-racist practices
Teacher training
Contos africanos
Podcasts
Práticas antirracistas
Formação docente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: SILVA, Priscila Marques M. Os contos africanos e os podcasts como produções que reverberam entre crianças e professora: investigando caminhos para uma prática antirracista na escola. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20774
Data de defesa: 26-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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