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Tipo do documento: Dissertação
Título: Heidegger e o problema do conhecimento - Kant, metafísica, finitude (A Hermenêutica da Caverna)
Título(s) alternativo(s): Heidegger and the problem of knowledge - Kant, metaphysics, finitude (The Hermeneutics of the Cave)
Autor: Tavares, Mario Luiz de Souza 
Primeiro orientador: Casanova, Marco Antônio
Primeiro membro da banca: Bocayuva, Izabela Aquino
Segundo membro da banca: Fogel, Gilvan Luiz
Resumo: Com a presente Dissertação se buscou apresentar a maneira como Heidegger pensou o conhecimento, partindo de sua leitura de Kant e da tradição filosófica da qual este recebeu seu legado. A origem judaico-cristã de nossa tradição foi pensada por intermédio da leitura do primeiro livro bíblico - Gênese -, onde a decisão pelo conhecimento implicou a expulsão do homem do paraíso. A partir daí a leitura heideggeriana da tradição filosófica, tendo sempre por horizonte o marco que representa Kant, ganha a centralidade. Procurou-se, então, apresentar a desconstrução heideggeriana da filosofia crítica de Kant, onde o problema da possibilidade do conhecimento é central, em nome de uma ontologia fundamental que não pensa o homem antes de qualquer coisa como um sujeito do conhecimento, mas como um ser-aí; isto é: como um ente entregue à facticidade do existir em face de sua finitude. Disso resulta a hermenêutica da facticidade que já não concebe uma análise das estruturas prévias de uma razão pura, mas busca interpretar as condições irremediáveis da existência humana enquanto esta é pré-teórica e, portanto, não tem o conhecimento como a condição de sua essência, mas já é, desde sempre, o produto possível de uma existência que, entre outras coisas, pode conhecer.
Abstract: This work aims to present Heidegger’s thought about knowledge, starting with his interpretation of Kant and the philosophical tradition from which the latter received his legacy. The Judeo-Christian origin of our tradition was thought here through the reading of the first biblical book - Genesis -, where the decision for knowledge implied the expulsion of the man from the paradise. From that point on, the Heideggerian interpretation of the philosophical tradition has Kant as its leitmotiv. It was then sought to present the Heideggerian deconstruction of Kant's critical philosophy, where the problem of the possibility of knowledge is central in the name of a fundamental ontology. Here the human being is not thought as a subject of knowledge but as a being there; that is, as an entity given to the facticity of existence in the face of its finitude. The result of all of this is the hermeneutics of facticity, which no longer conceives an analysis of the prior structures of a pure reason, but seeks to interpret the irremediable conditions of human existence while it is pre-theoretical and therefore does not have knowledge as the condition of its essence, but already is always the possible product of an existence which, among other things, can be known.
Palavras-chave: Fundamental ontology
Hermeneutics of facticity
Critical Philosophy
Theory of knowledge
Ontologia fundamental
Hermenêutica da facticidade
Kant
Filosofia crítica
Teoria do conhecimento
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: TAVARES, Mario Luiz de Souza. Heidegger e o problema do conhecimento - Kant, metafísica, finitude (A Hermenêutica da Caverna). 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20776
Data de defesa: 5-Nov-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia

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