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Tipo do documento: Tese
Título: “Tão singular como os olhos é o olhar”: mulheres viajantes no Rio de Janeiro oitocentista, suas visões de civilidade e de educação
Título(s) alternativo(s): "As singular as the eyes is the look": women travelers in 19th century Rio de Janeiro, their views of civility and education
Autor: Silva, Maria Beatriz Leal da 
Primeiro orientador: Vasconcelos, Maria Celi Chaves
Primeiro membro da banca: Domínguez, Pablo Álvarez
Segundo membro da banca: Cunha, Maria Teresa Santos
Terceiro membro da banca: Kury, Lorelai Brilhante
Quarto membro da banca: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Resumo: As mulheres sempre viajaram, no entanto, o século XIX foi o período em que, de coadjuvantes muitas viajantes se tornaram protagonistas da história e da sua própria história ao adentrarem em um campo majoritariamente masculino, se lançando por terras distantes e desconhecidas, desafiando os perigos e os padrões preestabelecidos para o gênero feminino de sua época e registrando suas vivências em cartas e diários. Seja acompanhando seus maridos, com o intuito de pesquisar, em busca de aventuras ou de melhor condição de vida, a maioria das viajantes não deixou de lado a missão de trazer a “civilidade” e o progresso a um país rodeado por uma natureza bela e pródiga, porém, “atrasado” culturalmente aos olhos do europeu. Diante do exposto, o problema dessa pesquisa consiste em, a partir desses relatos, interrogar as narrativas sobre o contexto observado no Rio de Janeiro oitocentista, principalmente, os aspectos educacional e de civilidade descritos por elas em suas impressões registradas. Nesse sentido, esta tese defende que tais escritas (das mulheres viajantes estrangeiras) contribuíram para configurar as suas ações/impressões e movimentações nos planos da civilidade, caracterizada como uma experiência educativa. Para responder à questão problema, o objetivo geral deste estudo é buscar nos relatos de viajantes estrangeiras elementos que possibilitem uma interpretação histórica sobre impressões e experiências deixadas por estas mulheres acerca dos aspectos educacional e de civilidade durante o Período Monárquico no Rio de Janeiro (1808-1889). Em um plano específico, os objetivos são analisar o processo que envolvia as viagens pelo oceano no século XIX; evidenciar a chegada no Rio de Janeiro a partir das primeiras impressões e experiências das viajantes; descrever as primeiras impressões sobre a cidade; localizar as viajantes que estiveram no Rio de Janeiro durante o período de estudo; verificar aproximações e distanciamentos entre as visões de cada uma das pesquisadas acerca do contexto educativo e possíveis colaborações com o projeto civilizador do Brasil no oitocentos. A pesquisa qualitativa e histórico-documental tem como fonte os diários e cartas, além de outros documentos de viagem. O referencial utilizado como aporte teórico dialoga com a obra de Roger Chartier (2004) e Jacques Revel (2009), fundamentais para a análise do binômio civilidade e educação; dialoga com a obra de Michelle Perrot (2005; 2019) sobre a história das mulheres, suas lutas e conquistas; com a obra de Peter Burke (2017) para refletir sobre o uso de imagens; Cunha (2019) e Mignot, Bastos e Cunha (2000) por serem diários, arquivos pessoais, e se encaixarem na perspectiva de egodocumentos, além do diálogo com produções acadêmicas sobre a temática, após uma minuciosa revisão de literatura, dentre elas, as obras de Miriam Lifchitz Moreira Leite (1984; 1997), referência no estudo de mulheres viajantes. A contribuição da pesquisa está no fato de ao analisar os diários íntimos de viajantes estrangeiras e demais documentos por elas produzidos, evidencia-se elementos que possibilitam uma interpretação histórica sobre impressões e experiências registradas acerca dos aspectos de educação e civilidade em terras brasileiras, mais especificamente no Rio de Janeiro.
Abstract: Women have always traveled, but the 19th century was the period in which many travelers went from being supporting players to becoming protagonists of history and their own history by entering a mostly male field, setting out for distant and unknown lands, challenging the dangers and pre-established standards for the female gender of their time and recording their experiences in letters and diaries. Whether accompanying their husbands, in search of research, adventure or a better standard of living, the majority of female travelers did not neglect their mission to bring "civility" and progress to a country surrounded by beautiful and lavish nature, but culturally "backward" in the eyes of Europeans. In view of the above, the problem of this research is to use these accounts to interrogate the narratives about the context observed in nineteenth-century Rio de Janeiro, especially the educational and civility aspects described by them in their recorded impressions. In this sense, this thesis argues that these writings (by foreign women travelers) contributed to shaping their actions/impressions and movements in terms of civility, characterized as an educational experience. In order to answer this question, the general aim of this study is to search for elements in the accounts of foreign travelers that will enable a historical interpretation of the impressions and experiences left by these women about educational aspects and civility during the Monarchical Period in Rio de Janeiro (1808-1889). On a specific level, the objectives are to analyse the process that involved ocean travel in the 19th century; to highlight the arrival in Rio de Janeiro based on the travellers' first impressions and experiences; to describe their first impressions of the city; to locate the travellers who were in Rio de Janeiro during the study period; to verify approximations and distances between the visions of each of the researchers about the educational context and possible collaborations with the civilizing project of Brazil in the 19th century. The qualitative and historical-documentary research is based on diaries and letters, as well as other travel documents. The framework used as theoretical support dialogues with the work of Roger Chartier (2004) and Jacques Revel (2009), which are fundamental for analyzing the binomial of civility and education; it dialogues with the work of Michelle Perrot (2005; 2019) on the history of women, their struggles and achievements; with the work of Peter Burke (2017) to reflect on the use of images; Cunha (2019) and Mignot, Bastos and Cunha (2000) because diaries are personal archives and fit into the perspective of egodocuments, in addition to the dialogue with academic productions on the subject, after a thorough literature review, among them, the works of Miriam Lifchitz Moreira Leite (1984; 1997), a reference in the study of women travelers. The contribution of the research lies in the fact that by analyzing the intimate diaries of foreign travelers and other documents produced by them, we can see elements that enable a historical interpretation of the impressions and experiences recorded about aspects of education and civility in Brazilian lands, more specifically in Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Women travelers
19th centur
Rio de Janeiro
Education and civility
Mulheres viajantes
Século XIX
Rio de Janeiro
Educação e civilidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Maria Beatriz Leal da. "Tão singular como os olhos é o olhar": mulheres viajantes no Rio de Janeiro oitocentista, suas visões de civilidade e de educação. 2023. 294 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20787
Data de defesa: 31-Out-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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