Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20790
Tipo do documento: Dissertação
Título: A potencialidade de aulas-passeio de História: os professores e suas práticas
Título(s) alternativo(s): The potential of History tour classes: teachers and their practices
Autor: Oliveira, Margareth Dias de 
Primeiro orientador: Rocha, Helenice Aparecida Bastos
Primeiro membro da banca: Cabral, Maria Aparecida da Silva
Segundo membro da banca: Azevedo, Patricia Bastos de
Resumo: A capacidade de leitura e escrita dos estudantes é frequentemente colocada em questão quando o assunto é o baixo desempenho escolar. Dentro deste contexto, o termo letramento é constantemente citado como fator de grande relevância a ser desenvolvido no trabalho escolar, no que diz respeito às condições necessárias ao trabalho pedagógico que visa melhorar o panorama da aprendizagem discente. Esta pesquisa analisa, baseada nas proposições do pedagogo Célestin Freinet, as aulas- passeio como práticas de letramento no ensino de História. Defendemos que, ao realizar aulas fora da escola, os professores de História contribuem para a ampliação das experiências culturais dos estudantes, o que favorece o desenvolvimento do letramento histórico desses alunos e, consequentemente, a evolução do conjunto de aprendizagens históricas. Acreditando que a experiência docente é de extrema relevância às nossas reflexões, apresentaremos as entrevistas realizadas com professores de História da Educação Básica pública que trabalham com a dinâmica das aulas-passeio, assim como a análise de atividades elaboradas por estes, no intuito de refletir sobre a importância destas para o letramento dos estudantes no campo específico da História. Por fim, exibiremos uma coletânea com alguns locais históricos visitados pelos professores entrevistados com suas turmas, com as principais características destes lugares e dicas de visitação.
Abstract: Students' ability to read and write is often questioned when it comes to low school performance. Within this context, the term literacy is constantly cited as a factor of great relevance to be developed in school work, with regard to the necessary conditions for pedagogical work that aims to improve the panorama of student learning. This research analyses, based on the propositions of the pedagogue Célestin Freinet, the tour-classes as literacy practices in the teaching of History. We argue that, by taking classes outside school, History teachers contribute to the expansion of students' cultural experiences, which favors the development of these students' historical literacy and, consequently, the evolution of the set of historical learning. Believing that the teaching experience is extremely relevant to our reflections, we will present the interviews carried out with teachers of the History of Basic Education public who work with the dynamics of the tour classes, as well as the analysis of activities developed by them, in order to reflect on the importance of these for the literacy of students in the specific field of History. Finally, we will display a collection with some historical places visited by the teachers interviewed with their classes, with the main characteristics of these places and visiting tips.
Palavras-chave: Ensino de História
Aprendizado histórico
Letramento histórico
Aulas-passeio
Educação patrimonial
Teaching History
Historical learning
Historical literacy
Tour lessons
Heritage education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: OLIVEIRA, Margareth Dias de. A potencialidade de aulas-passeio de História: os professores e suas práticas. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20790
Data de defesa: 26-Set-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Margareth Dias de Oliveira - 2022 - Completa.pdfDocumento principal3,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.