Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20793
Tipo do documento: Tese
Título: Aprendizagem de línguas em um cenário de ubiquidade: elaboração de diretrizes visando à criação do protótipo de um aplicativo para prática e aperfeiçoamento de línguas de modo colaborativo e crítico-reflexivo
Título(s) alternativo(s): Language learning in a scenario of ubiquity: elaboration of guidelines aiming at the creation of a prototype of an application for the practice and improvement of languages in a collaborative and critical-reflective way
Autor: Corrêa, Cláudio Ricardo 
Primeiro orientador: Cardoso, Janaina da Silva
Primeiro membro da banca: Arantes, Poliana Coeli Costa
Segundo membro da banca: Bernardo, Sandra Pereira
Terceiro membro da banca: Rabello, Cíntia Regina Lacerda
Quarto membro da banca: Leão-Junqueira, Luciana Braga Carneiro
Resumo: A presente pesquisa desenvolveu-se a partir da aprendizagem de línguas em um cenário de ubiquidade, utilizando uma abordagem multirreferencial conforme proposto inicialmente por Ardoino (1966, 1988). A multirreferencialidade foi escolhida porque se considera que, para se compreender esse tipo aprendizagem — e tudo o que nela está envolvido —, é imprescindível que se reconheça sua inerente complexidade (MORIN, 1996, 2005). A opção por uma combinação de abordagens, com características de bricolagem, foi um modo de assegurar que múltiplos olhares, perspectivas plurais, complexas e heterogêneas possibilitassem uma fundamentação adequada, uma melhor análise e um direcionamento compatível com a construção do texto. A pesquisa foi concebida em um contexto de ubiquidade (ARAUJO, 2003; SANTAELLA, 2003, 2004, 2010, 2013, 2014), em tempos de cibercultura (LEMOS, 2004, 2015; LÉVY, 2010 [1997]; SANTOS, 2016; SILVA, 2008, 2014 [2000]), letramentos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020), hipertextos (MARCUSCHI; XAVIER, 2010), interculturalidade (CANDAU, 2003, 2008, 2009; CANDAU; KOFF, 2015), formação crítico-reflexiva (FREIRE, 2020a [1996], 2020b [1968]; CARDOSO, 2022; LIBERALI, 2015) e das inúmeras possibi¬li¬dades de criação, cocriação, compartilhamento de conhecimentos, aprendizagem colaborativa e melho¬ria de competências em qualquer hora e lugar. O objetivo deste estudo foi elaborar diretrizes, visando à construção do protótipo de um aplicativo para prática e aperfeiçoamento de línguas, de modo que promovesse uma educação colaborativa e crítico-reflexiva, na qual o reconhecimento e a inclusão do outro importassem. A proposta levou em conta o respeito pelas diferenças constitutivas da sociedade, promovendo relações dialogais entre grupos sociais e culturais diversificados. A partir das diretrizes elaboradas, com as características estabelecidas, foi possível fazer uma prototipagem de alta fidelidade, na qual se prenuncia o futuro protótipo
Abstract: The present research was developed from language learning in a scenario of ubiquity, using a multi-referential approach as initially proposed by Ardoino (1966, 1988). Multireferentiality was chosen because it is considered that, in order to understand this type of learning — and everything that is involved in it —, it is essential to recognize its inherent complexity (MORIN, 1996, 2005). The option for a combination of approaches, with characteristics of bricolage, was a way of ensuring that multiple views, plural, complex and heterogeneous perspectives would enable an adequate foundation, a better analysis and a direction compatible with the construction of the text. The research was conceived in a context of ubiquity (ARAUJO, 2003; SANTAELLA, 2003, 2004, 2010, 2013, 2014), in times of cyberculture (LEMOS, 2004, 2015; LÉVY, 2010 [1997]; SANTOS, 2016; SILVA, 2008, 2014 [2000]), literacies (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020), hypertexts (MARCUSCHI; XAVIER, 2010), interculturality (CANDAU, 2003, 2008, 2009; CANDAU; KOFF, 2015), critical-reflexive training (FREIRE, 2020a [1996], 2020b [1968]; CARDOSO, 2022; LIBERALI, 2015) and the countless possibilities of creation, co-creation, knowledge sharing, collaborative learning and improvement of skills at any time and place. The objective of this study was to develop guidelines, aiming to build the prototype of an application for practicing and improving languages, in a way that would promote a collaborative and critical-reflective education, in which the recognition and inclusion of others matter. The proposal took into account respect for the constituent differences of society, promoting dialogical relationships between diverse social and cultural groups. Based on the guidelines developed, with the established characteristics, it was possible to carry out high-fidelity prototyping, which foreshadows the future prototype
Palavras-chave: Ubiquity
Language learning
Critical-reflective education
Mobile devices
Interculturality
Multireferentiality
Ubiquidade
Aprendizagem de línguas
Educação crítico-reflexiva
Dispositivos móveis
Interculturalidade
Multirreferencialidade
Línguas – Estudo e ensino
Línguas – Estudo e ensino – inovações tecnológicas
Computadores e civilização
Letramento
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CORRÊA, Cláudio Ricardo. Aprendizagem de línguas em um cenário de ubiquidade: elaboração de diretrizes visando à criação do protótipo de um aplicativo para prática e aperfeiçoamento de línguas de modo colaborativo e crítico-reflexivo. 2023. 220 f. Tese (Doutorado em Letras) — Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20793
Data de defesa: 27-Out-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Claudio Ricardo Correa - 2023 - Completo.pdf5,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.